Todos sabemos que tirinhas de carne são deliciosas e rápidas, mas você sabe fazer tirinhas de carne na airfryer?
Receita para quem quer praticidade nas refeições, o preparo guarda certos truques, como por exemplo, para evitar a carne ressecar. Além disso, o grande segredo está nos temperos utilizados e na qualidade da carne escolhida.
Quer descobrir tudo sobre esse preparo costumeiro, mas de um jeito diferente que vai fazer você repetir? Então, não espere mais, vem logo dar uma olhada nas dicas!
Descubra o caminho da felicidade com as tirinhas de carne na airfryer
As receitas de carne em tiras são as melhores coisas já inventadas na culinária. Dá para servir no almoço como uma mistura saborosa, no jantar como preparo rápido e até mesmo como tira gosto.
Quem aqui nunca comeu aquele petisco de carne tomando uma cerveja ou com um refrigerante bem gelado, não é mesmo? E o que já era bom, ficou ainda melhor, pois na fritadeira elétrica esse prato se tornou ainda mais especial.
No entanto, muita gente tem a airfryer, mas infelizmente não consegue imaginar bons preparos de carne na airfryer. Por isso, agora você aprenderá em detalhes tudo sobre essa mistura magnífica, de uma maneira simples e tentadora!
Ingredientes
- 500g de carne vermelha em tiras médias (a carne fica a seu critério)
- ½ cebola cortada em tiras finas (pode usar cebola roxa também)
- 4 dentes de alho em pasta
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Toque de açafrão, páprica defumada e chimichurri ou ervas finas a gosto
- Azeite suficiente para dar untuosidade à carne
Modo de preparo básico
- Primeiro de tudo, tempere a carne com os temperos naturais, alho, sal e bastante azeite.
- Um segredo é misturar bem os ingredientes à carne, de modo a pegar em tudo.
- Reserve as tiras por alguns minutos para apurar o sabor.
- Em seguida, acomode a carne no cesto, evitando empilhar as tiras.
- Feito isso, feche e programe 160° por 5 minutos.
- É melhor abrir antes e não estar pronto, do que deixar mais tempo e passar o ponto da carne.
- Passados os 5 primeiros minutos, abra, dê uma leve mexida e volte por mais 5 minutos.
- Quando o tempo estiver acabando, abra e coloque a cebola, misture e feche.
- Por fim, volte a 160° entre 4 e 6 minutos.
Não sei você, mas pessoalmente é uma das melhores receitas de picadinho de carne acebolado que você já comeu. E falo isso não apenas pelo sabor, mas também pela descomplicação, rapidez e um resultado muito satisfatório.
Dá para fazer em bife e cortar depois?
“Então, eu tenho aqui um belo bife, mas ele está tão bonito que dá dó de cortar, tem como fazer?”. Sim, quando falamos em tirinhas, instintivamente associamos à carne já cortada, né? Porém, é interessante fritar o bife inteiro e cortar depois.
Há quem diga que assim não é tirinhas de carne na airfryer, mas o que conta é o resultado. Vale ressaltar que o tempo muda um pouco, especialmente se a carne estiver mais alta. Nesse sentido, deixe entre 7 e 8 minutos de um lado a 180°.
Para finalizar, vire e deixe mais 6 a 7 minutos até dourar bem o exterior do bife. Agora é só cortar e se deliciar com tirinhas realmente suculentas e saborosas.
DICA EXCLUSIVA: segredo das tirinhas suculentas revelado para você!
Diferentemente do frango na airfryer, que não precisa de tantos cuidados, a carne vermelha é “cheia de meia hora” [risos]. Digo isso porque ela resseca e endurece com bastante facilidade, então, posso dizer que há alguns segredos.
Você pode pegar “trocentas” receitas na internet, mas poucas ou quase nenhuma pessoa toca nesse assunto. Entretanto, assim como eu gosto de comida boa, acho que todos deveriam provar também, em especial com esses pequenos detalhes.
Por esse motivo, me sinto na obrigação de compartilhar dois pontos imprescindíveis para uma tirinha macia e suculenta. O primeiro diz respeito às dimensões das tiras. Com isso, você deve saber como cortar carne para não ficar dura.
O pulo do gato é deixar as tiras com pelo menos meio dedo de espessura, nem que sejam mais curtas. Toco nesse assunto porque já vi as pessoas fazerem verdadeiros palitos de carne, e depois reclamam que fica dura.
Isso posto, o segundo ponto que você deve se atentar é quanto ao tempo de preparo. Minha recomendação pessoal é “quebrar” o preparo em pequenos tempos. Como resultado, você chega no ponto aos poucos e assegura uma carne apetitosa!
Prepare um molho à parte para acompanhar as tirinhas suculentas
Caso você siga minhas sugestões até aqui, provavelmente nem precisará de molho. Afinal, a própria carne libera toda a suculência necessária que deixa o prato molhadinho e superatrativo.
Apesar disso, você ainda pode se interessar pela sugestão extra de molho para carne que tenho a oferecer. Por conseguinte, ao invés de colocar a cebola na airfryer, você fará o seguinte:
- Em uma frigideira, adicione azeite e manteiga, deixando tudo derreter e se unir.
- Na sequência, entre com ½ cebola roxa bem picada e deixe refogar até apurar.
- Em seguida, adicione cerca de 8 champignons picados grossos e frite até murchar e pegar cor.
- Não esqueça de temperar com sal e pimenta a seu gosto.
- Quando perceber que a mistura está refogada e linda, adicione um pouco de caldo de carne ou de legumes.
- Se não tiver caldo, pode ser um bom vinho branco ou até mesmo água.
- Por fim, deixe o molho ferver até reduzir, que é quando ele fica cremoso e encorpado.
- Espalhe o molho sobre as tiras fritas na airfryer e “voilá”, uma combinação dos deuses.
Essa é a clássica receita de tirinhas de carne ao molho madeira. Mas com um pezinho na airfryer, que é para inovar, concorda?
Qual a melhor carne para fazer iscas na airfryer? Veja opções que rendem receitas magníficas!
Se me perguntar qual a melhor, ou seja, aquela que não desaponta, terei que falar: escolha alcatra ou contrafilé. “Minha nossa, mas aqui na cidade as duas estão custando na casa de R$50,00 ou mais o quilo”. Pois é, aqui também está um absurdo.
Por outro lado, você tem muitas outras alternativas válidas e vantajosas da mesma maneira. Gostaria de destacar a carne patinho que, apesar de ser magra, proporciona um preparo divino.
Além deste, poderia citar ainda o acém, miolo de alcatra, miolo de patinho, peixinho bovino, paleta, entre muitas outras. Ah, antes que me esqueça, dá para fazer também com coxão mole ou coxão duro, tudo bem?
O mais importante nem sempre é o corte escolhido, mas sim a qualidade da carne comprada. No fim das contas, é isso que estabelece o quão saborosa nossa receita ficará!
Quando você vai preparar sua receita de tirinhas de carne na airfryer?
Saber preparar tirinhas de carne na airfryer é algo que todos precisam aprender, claro, desde que tenha a fritadeira, né? E não apenas porque é delicioso, mas sobretudo, porque não quebra apenas um galho, mas sim uma “árvore inteira” [risos].
E tenho certeza de que você está um passo mais perto de acertar em cheio na receita para seu paladar.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, foram valiosas para você? Então, não esqueça de compartilhar com mais pessoas que só sabem fazer peixe empanado na airfryer, combinado? Até a próxima!