Fazer costela assada é demais, agora, preparar aquele molho para costela de boi assada, é simplesmente o ápice da gastronomia.
Na teoria, a gente nem precisaria harmonizar costela bovina, pois a carne em si guarda um sabor incrível. Entretanto, de vez em quando é bom dar uma variada, trazendo novas camadas de sabor e, claro, técnicas apuradas.
Então, hoje você aprenderá 5 deliciosos molhos, com muitas dicas valiosas e resultados que você nunca imaginou. Chamei sua atenção? Vamos lá!
5 ideias de molho para costela de boi assada que beiram a perfeição
A forma mais tradicional de valorizar a costela, é preparar um molho a partir da sobra do assamento. Sabe quando você prepara aquela costela de boi no forno, e na assadeira fica o grude da gordura e tempero?
Então, você só precisa deglaçar com um pouco de caldo de carne caseiro, cebolas, manteiga e mais temperos. Contudo, a intenção é sempre ir mais adiante, ou seja, criar novas receitas de molho para carne do zero.
1. Aprenda uma receita de molho para costela de boi assada no forno prática
A primeira receita é mais do que uma simples sugestão, é a perfeição em forma de molho. Na realidade, você começará a preparar o molho antes mesmo de assar a costela, pois os ingredientes vão na assadeira. Veja o que precisará:
- Combinação de cebola, salsão e cenoura, tudo em cubos pequenos
- 5 dentes de alho (amassados ou laminados)
- Alecrim e tomilho a gosto
- Sálvia fresca a gosto para dar uma “picância”
- 750ml de vinho tinto seco
- 750ml de caldo de carne caseiro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Suponhamos que você achou melhor trocar a receita de costela de boi na airfryer pelo assado no forno, tudo bem? Nesse sentido, a ideia é assar uma costela grande, pesando cerca de 4kg.
Com isso, tempere a carne e disponha cebola, salsão e cenoura na assadeira, seguindo com alho e ervas. Em seguida, coloque a costela sobre os ingredientes e acrescente os líquidos à assadeira, chegando na altura da carne.
Na sequência, após assar a costela por 3 a 4 horas, coe o molho do fundo da assadeira e elimine o excesso de gordura. Por último, leve o molho ao fogo e ferva até reduzir.
Prontinho, sirva a costela que desmancha com o molho ultra aveludado e maravilhoso. Portanto, você faz apenas uma receita, mas obtém uma carne dos deuses e um molho que sai pronto, quer mais facilidade que isso?
2. Falou em molho para acompanhar costela de boi assada, falou em barbecue!
Alguns amigos meus acham estranho quando eu combino o molho barbecue com costela de boi. Isso porque existe essa ideia maluca de que barbecue combina apenas com a costelinha de porco no forno.
Não vou negar, costelinha suína e barbecue é coisa de outro planeta. Porém, a combinação com a costela bovina não fica atrás em nada. Pelo contrário, afirmo aqui que o resultado é esplendoroso, de verdade.
Entretanto, a grande diferença é que pode ser mais apropriado colocar o molho no fim da cocção. Afinal, o tempo para cozinhar costela de boi é muito maior do que a suína. Em outras palavras, caso entre com o molho antes, pode queimar.
Ingredientes do molho
- ¼ xícara (chá) de vinagre
- ¼ xícara (chá) de ketchup
- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 3 colheres (sobremesa) de shoyu
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 dente de alho batido
- 2 cebolas pequenas picadas
- 1 colher (sobremesa) de suco de limão
Sabe o que é mais satisfatório nessa costela com molho barbecue? A praticidade, pois basta misturar até obter boa consistência e homogeneidade. Depois você finaliza sobre a carne no forno ou serve à parte na mesa.
3. Molho de laranja também combina com costela bovina assada
Pense em todo corte de porco que você consiga imaginar, pensou? Então, nessa sugestão nós pegaremos as melhores técnicas de tempero e preparo de carne suína, mas faremos com costela bovina.
Dessa maneira, se você achou estranho a combinação de costela com molho de laranja, apenas aguarde e verá. Eu sei bem como a tradição dita o molho de laranja para pernil. Mas a ideia é cozinhar a costela usando uma mistura fantástica com:
- Alho
- Cebola
- Tomate
- Bastante suco de laranja
- Temperos naturais para carne
- Um pouco de vinho branco seco
- Um pouco de caldo de legumes caseiro
Leve todos estes ingredientes ao liquidificador e bata até liquidificar bem. Em seguida, despeje numa panela com a costela levemente selada, tampe e cozinhe em fogo baixo até ficar suculenta. É demorado? Sim, mas o resultado é único.
4. Sugestão de molho de mostarda para costela de boi para ninguém pôr defeito
Quando falamos em molho para costela de boi assada, você é do time que prefere facilidade ou receitas mais elaboradas? Acima nós vimos um preparo um tanto quanto sofisticado, mas a facilidade vem agora.
Que tal um molho que vai diretamente sobre a carne na hora de assar? Estou falando em temperar costela para churrasco, assada no alumínio e com um molho daqueles.
Essa é para os amantes do molho de mostarda para carne, mas com toques excepcionais e pontuais. Nesse sentido, misture mostarda escura, mel, sal, pimenta-do-reino, pimenta branca, páprica picante e cheiro-verde picado, quantidades a gosto.
Por fim, tempere a carne, colocando sobre uma folha de alumínio, cubra com molho de mostarda e espalhe champignons cortados. Depois é só fechar e assar na brasa até derreter.
O grand finale é transferir os líquidos do cozimento para uma panela e ferver até reduzir e engrossar. Como resultado, a gordura da carne, o resquício do molho de mostarda e os temperos se fundem, entregando algo irresistível!
5. Como fazer molho para costela de boi assada usando vinho?
Você já presenciou aquele apetitoso cordão de filé de mignon servido com molho cremoso, aveludado e escuro? Então, provavelmente sua boca salivou por um bom motivo, que é o molho feito com vinho tinto e especiarias.
Uma coisa que pouca gente sabe, é que o molho com vinho costuma proporcionar o casamento perfeito com costela. Isso porque a carne de costela tem um sabor forte e com nuances de gordura presente, concorda?
Por conta disso, o molho igualmente robusto complementa a verdadeira explosão de sabores. E para quem acha que é complicado, veja os ingredientes:
- 1 + ½ xícara (chá) de caldo de carne (caseiro de preferência)
- ½ xícara (chá) de vinho tinto seco
- 1 cebola pequena picada
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido
- 2 ramos de tomilho
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Aqueça a manteiga na panela, juntando a cebola e refogando até pegar cor. Em seguida, entre com vinho, temperos e ramos de tomilho, refogue até levantar fervura. Na sequência, aumente o fogo e cozinhe entre 15 e 20 minutos.
Para não deixar passar do ponto, assim que o molho reduzir pela metade está pronto. Talvez seja interessante aprender como engrossar o caldo da carne, adicionando o amido de milho dissolvido em água.
Aqui você tem duas escolhas: servir sobre a carne depois de assada ou colocar numa molheira bem bonita. Assim, as pessoas podem espalhar a quantidade que preferirem, concorda?
É uma opção de molho para costela de boi assada mais perfeita que a outra!
Hoje você viu sugestões de molho para costela de boi assada para todos os gostos, preferências e ocasiões. Já escolheu os assados para fim de ano? Olha que bela oportunidade para servir os melhores molhos, né?
Quem sabe você está pensando em fazer churrasco de Natal? Pode ser o momento perfeito para impressionar a todos, com as técnicas e dicas aprendidas aqui comigo hoje.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, vamos compartilhar com mais pessoas, conhecidas ou não. Afinal de contas, não é todo mundo que sabe inovar no molho, mas todos querem aprender novos sabores. Até a próxima!