Quer aprender como fazer costelinha de porco no forno? Então aqui eu vou mostrar 5 receitas de costelinha assada no forno de forma simples e rápida.
A costelinha é a tradução de praticidade na hora de preparar um assado simples e muito rápido. Nesse sentido, reuni algumas das melhores receitas de costelinha suína especialmente para você. Confira!
5 receitas rápidas de costelinha de porco no forno que você precisa conhecer
1. Costelinha suína assada com acompanhamento de mini cebola
Abrindo os trabalhos com uma receita rápida, essa costelinha pode ser feita em menos de 1 hora. Aliás, como acompanhamento temos mini cebolas que serão preparadas juntamente na forma com a carne. Como tempero, utilize:
- Sal;
- Pimenta-do-reino;
- Páprica defumada;
- Pimenta calabresa;
- Suco de limão;
- Alho processado sobre a carne assada.
Depois de preparar uma deliciosa marinada, coloque a costelinha, misture aos temperos e deixe marinar por 1 hora. Pré-aqueça o forno a 220° e leve a costelinha com as cebolinhas cortadas ao meio, coberta com papel-alumínio por 50 minutos. Depois desse tempo, abra a forma e deixe até dourar.
DICA EXTRA: se você tiver algumas batatinhas de conserva, aquela miudinha, pode ser ideal fervê-las e ao abrir para dourar a costelinha, adicioná-las cortadas ao meio com alecrim e salsinha fresca!
2. Receita de costelinha de porco com geleia de laranja e castanha-de-caju
Se receita rápida é o que você procura, vai ficar de queixo caído com essa sugestão de costelinha de porco com geleia de laranja e castanha-de-caju, anote o que precisa:
- 1kg de costelinha de porco;
- ⅓ xícara (chá) de castanha-de-caju picada;
- ¼ xícara (chá) de geleia de laranja;
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco;
- 2 cebolas picadas;
- 7 dentes de alho processados;
- 5 ramos de alecrim;
- Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto.
Sim, a lista parece grande, mas o preparo é simples, veja através do passo a passo:
- Misture o alho processado com a geleia de laranja.
- Tempere a costelinha com sal e pimenta-do-reino.
- Espalhe a mistura de alho com geleia e castanha picada sobre a carne.
- Na forma, faça uma cama com os ramos de alecrim e coloque a costela.
- Em forno preaquecido a 220°, leve a forma sem papel-alumínio por 30 minutos.
- Depois, retire do forno e coloque cebolas cortadas ao lado da costelinha, além do alho e alecrim.
- Tempere as cebolas com sal e pimenta-do-reino e adicione o vinho branco nas laterais.
- Por fim, cubra com papel-alumínio e volte ao forno a 160° por 90 minutos.
Tenho que dizer, o resultado dessa receita é uma das melhores costelinhas que você já comeu, quer apostar? Então, siga o vídeo para os detalhes:
3. Receita de costelinha suína assada com batata corada
O que acha de aprender a fazer uma costelinha assada que descola do osso? Pois bem, a ideia é fazer uma marinada com bastante limão, pimenta preta moída, alho processado e páprica defumada.
Depois de misturar estes ingredientes, passe por toda a costelinha e reserve na geladeira por 2 horas.
Depois de marinar, coloque a carne numa forma e adicione 1lt de água nas laterais, pode ser vinho branco também, cubra com papel-alumínio e leve em forno preaquecido a 250° por 80 minutos, olhando nesse meio tempo para não secar o líquido.
Enquanto a carne assa, pegue 8 batatinhas de conserva e descasque-as. Refogue o alho com cebola, coloque as batatinhas e cubra com água.
Deixe ferver por alguns minutos para amolecer. Em seguida, escorra a água da batata, aqueça óleo e frite-as até dourar, reserve. Por fim, ao dar o tempo da carne, abra o alumínio, adicione as batatas pré-fritas e sirva com uma costela que desmancha na boca!
4. Costelinha suína com molho asiático e salada de batata especial
Sempre que recomendo receitas com costelinha, faço questão de mencionar o molho asiático, uma mistura de shoyu, vinagre de álcool, ketchup picante, óleo de gergelim, páprica defumada e picante a gosto.
Além disso, nessa receita a costela será cortada entre os ossos, o que confere mais maciez. Portanto, coloque os pedaços sobre um pedaço generoso de papel-alumínio, salpique os temperos secos e misture.
Agora, em uma tigelinha, coloque shoyu, vinagre, óleo de gergelim, ketchup e misture para incorporar.
Espalhe esse molho sobre as costelinhas no papel-alumínio, usando um pincel para umedecer. Agora que vem o pulo do gato: feche o papel-alumínio dobrando as laterais, formando um tipo de papilote.
Leve ao forno preaquecido a 220° por 90 minutos ou até “desmanchar”. O resultado será uma costelinha extremamente suculenta e com sabor agridoce do molho.
5. Receita de costelinha de porco com mel e limão
Se na receita anterior o sabor agridoce veio da combinação do shoyu com o óleo de gergelim e ketchup, nessa receita o intuito é usar o próprio mel na hora de temperar.
Para isso, pegue uma costelinha de 1,2kg, tempere com sal, pimenta preta e especiarias. O diferencial é adicionar suco de limão e uma dose generosa de mel. Em seguida, massageie a carne para penetrar os temperos e leve para assar com papel-alumínio até ficar macia e douradinha.
Esse é o tipo de receita que combina bem com uma salada verde refrescante e cítrica!
Como saber o ponto da costela de porco?
Basicamente todo mundo ama costelinha de porco assada, mas poucas sabem como deixar ao ponto. Diferentemente de outras carnes, a costelinha precisa estar sempre bem passada.
Existe uma recomendação sanitária de que carne suína deve ser consumida apenas bem passada, evitando possíveis contaminações.
Dito isso, o ideal é assar lentamente em mais baixas, mantendo umidade e suculência. Além disso, o ponto ideal é quando você consegue separar os ossos da carne apenas ao puxar, esse é o ponto a ser encontrado.
Já escolheu sua nova receita favorita entre as sugestões de costelinha de porco no forno que apresentei hoje?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Entretanto, compartilhe para mais pessoas criarem receitas incríveis. Até a próxima!