Para quem planeja ter uma alimentação mais saudável, saber como fazer frango empanado no forno é uma mão na roda.
Não tem como negar que frango frito com aquela crostinha que faz “creck” é irresistível, né? Mas a fritura deixa a comida pesada, onde algumas pessoas não podem aproveitar. O jeito é aprender uma maneira de garantir qualidade, mas com saúde.
Daí surgiu esse preparo inusitado para uns e essencial para outros. Te convido a descobrir o processo do frango empanado assado, com dicas e sugestões sensacionais!
Como fazer frango empanado no forno? Saiba o segredinho para assar!
Não bastasse o sabor e a suculência do frango empanado, a praticidade no preparo é algo muito apelativo. Só que quando chega o momento de fritar, muita gente fica desapontada pela sujeira de óleo por todo lado.
O maior problema aqui está associado à alta temperatura do óleo, que acaba queimando antes mesmo de cozinhar a carne. Isso quando o óleo está frio e encharca o frango. Infelizmente, ambas realidades acontecem com frequência.
Aqui já vemos uma das boas vantagens de assar ao invés de fritar. Ao finalizar o empanamento, você não precisa mais se preocupar. Afinal, o forno é o responsável por deixar a carne ultra macia e apetitosa, certo?
Ingredientes
- 800g de peito de frango (fatias grossas para reter suculência)
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
- ½ cebola pequena picada
- 4 dentes de alho amassados
- Suco de ½ limão
- 2 ramos de tomilho fresco
- 1 colher (sopa) de sálvia fresca picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- ½ colher (sopa) de páprica picante
- 3 colheres (sopa) de azeite
- Farinha de milho flocada suficiente para empanar
Modo de preparo
- Para temperar a carne, adicione tudo que for tempero e especiaria.
- Agora, coloque parmesão, requeijão, cebola, alho, suco de limão e bastante azeite.
- O primeiro segredo é misturar bem e reservar por 15 minutos.
- Em seguida, unte uma assadeira grande com azeite.
- O passo seguinte é dispor a farinha de milho num recipiente e temperar.
- Passe o frango na farinha, de modo a envolver por completo.
- O segundo truque é apertar o empanado para fixar, repita com todos.
- Na sequência, disponha os filés empanados na assadeira.
- O terceiro truque é besuntar o frango levemente com azeite.
- Pronto, leve ao forno preaquecido entre 180° e 200°.
- O tempo médio é de 20 a 25 minutos.
- Assim que notar que algumas partes estão douradas, pode desligar.
Se for ver bem, demora mais para temperar e empanar do que propriamente assar, né? De verdade, você precisa anotar essa receita para a posteridade, fica muito boa mesmo. Para fortalecer as dicas, abaixo você verá o vídeo completo:
DICA EXCLUSIVA: quais cuidados você deve ter com o frango empanado assado?
A primeira coisa que me perguntam quando veem a sugestão de farinha de milho flocada, é sobre as substituições. Dá para empanar frango no fubá? E se eu quiser substituir pela farinha de rosca, dá certo?
Vamos por partes, o fubá é maravilhoso para empanar carnes, mas não aqui e não no frango assado. Acontece que o fubá pode ficar duro demais, atrapalhando até mesmo a umidade interna do frango.
Já o empanado na farinha de rosca eu não aconselho, embora acredite ser possível. Isso porque essa farinha acaba deixando um sabor residual no frango, já que não assa perfeitamente nestas condições.
Então, para evitar quaisquer problemas inesperados, utilize a farinha de milho flocada, fica perfeita. Outro ponto fundamental é quanto ao tempero para frango empanado.
Na fritura nós prezamos pelo mix de temperos desidratados e secos, né? No fim das contas, o ovo é responsável por dar a liga ao restante dos ingredientes. Entretanto, se você fizer o mesmo tempero na versão assada, o frango fica ressecado.
Desse modo, a melhor alternativa é utilizar ingredientes mais cremosos, como o próprio requeijão da receita anterior. Dá uma olhada em outros ingredientes que podem favorecer sua receita.
Ingredientes simples que transformam o preparo
- Maionese caseira
- Mostarda escura ou clara
- Cream cheese
- Suco de limão e laranja
- Bastante azeite
Tudo que trouxer umidade é bem-vindo, porque assim a farinha não fica ressecada e, consequentemente o frango, combinado?
Qual o melhor corte de frango para empanar e assar no forno?
Como você viu há pouco, sugeri filé de peito, pois acho o mais fácil de empanar e assar ao ponto. Se existe algum corte que seja melhor, eu não tenho certeza, pois cada pessoa tem a sua preferência.
Nesse contexto, se você quer fugir do convencional, pois acredita que filé de frango temperado é normal, tem solução. Uma vez eu comi coxinha de frango empanada e assada, nossa que memória boa, o sabor está na boca até hoje.
A minha sugestão para a coxinha, é caprichar de verdade nos ingredientes mais úmidos, de modo a preservar suculência. Agora, se coxinha não é a sua praia, que tal experimentar a coxa e sobrecoxa empanada e assada no forno?
Ainda que seja um corte com tempo de cozimento elevado, talvez não haja outro tão apetitoso. E o melhor de tudo, os temperos são todos simples, não tem segredos.
Receita surpresa de coxa e sobrecoxa empanada no forno
- 8 coxas e sobrecoxas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Páprica doce para dar uma cor e um sabor equilibrado
- Maionese suficiente para envolver a carne
- Farinha de rosca para empanar
“Mas você disse que farinha de rosca não dava certo, e agora sugeriu, o que eu devo fazer?”. Eu disse que não dava certo no peito de frango, mas ninguém falou nada sobre a sobrecoxa, concorda?
Esse é um corte com bastante gordura, ou seja, mesmo com a farinha de rosca as chances de ressecar são pequenas. Para a quantidade sugerida acima, o tempo médio é de 90 a 120 minutos a 200°. Afinal, falamos de um corte carnudo, né?
Pensa comigo, se tem gente que faz sambiquira de frango e dá certo, por que a sobrecoxa não daria?
Se porventura você quiser encurtar o tempo de preparo, o ideal é aprender como desossar coxa e sobrecoxa de frango.
A surpresa de aprender como fazer frango empanado no forno foi grande?
Alguma vez você já se perguntou como empanar frango sem farinha de rosca? O santo de algumas pessoas simplesmente não bate com o uso da farinha. Isso quando não acaba faltando mesmo.
Em vista disso, minha última dica sobre como fazer frango empanado no forno, é a respeito da diversidade de farinhas. Experimente empanar frango na farinha Panko ou talvez no fubá para tirar suas próprias conclusões.
Além do mais, dá para usar também opções mais saudáveis, como farinha de amêndoas, de arroz e de coco. Todavia, o mais importante é dar atenção especial à umidade dos temperos, no mais, é ser feliz com as novas possibilidades.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas aproveite a oportunidade para surpreender alguém que nunca pensou em assar frango empanado. Garanto que vai salvar o dia a dia de muita gente por aí, até a próxima!