De uns anos para cá, mais pessoas buscam saber como empanar frango com farinha Panko. Você ao menos já experimentou para saber como é?
Aposto que acabará encontrando alguém que diz: “nossa, mas não tem razão disso, é tudo a mesma coisa”. Admito que durante a correria da semana, ficar atrás de inventar receitas é besteira. Porém, e no fim de semana que podemos caprichar?
Desejando que você extraia as vantagens desse processo, mostrarei como empanar facilmente na Panko. Não tem nada de especial, mas o resultado é divino!
Como empanar frango com farinha Panko: aprenda a fazer o melhor empanado
Esses dias mesmo, alguém veio buzinar no meu ouvido: “qual a diferença entre farinha de rosca e farinha Panko?”. Aos olhos desapercebidos, pode não fazer tanta diferença ou mesmo sentido. Olhando de longe realmente não muda nada.
Contudo, é na prática que a mágica acontece. Eu não consigo me lembrar da última vez que usei farinha de rosca. Isso quando eu não pulo essa etapa e faço frango empanado com trigo e ovo apenas, já viu essa?
A grande diferença das farinhas, é que a Panko possivelmente foi criada para aperfeiçoar o empanamento. Derivada da culinária asiática, é ideal para essa finalidade, pois:
- Sua origem é japonesa, e se trata de uma farinha de pão especial.
- Ela é seca, bem leve e crocante, característica que a destaca.
- Diferente do empanado de frango tradicional, a Panko não encharca.
- O seu sabor natural chama a atenção, pois tem uma identidade forte.
Para se ter ideia, tem gente que faz até farofa de bacon crocante com Panko, genial, né? “Tudo bem, mas como isso se relaciona ao empanado do frango?”. Primeiramente, você nunca comeu um frango tão crocante. E segundo, vamos aprender!
1. Qual o melhor corte de frango para empanar na farinha Panko?
A única particularidade da Panko, é que a sua aderência é diferente em cada corte. Vale dizer que dá para empanar qualquer parte do frango. Mas a coxinha e o filé do peito de frango ficam melhores.
A superfície achatada do filé garante aderência total, enquanto a coxinha, consegue reter bem os grãos maiores da Panko.
No entanto, o único corte que eu realmente não recomendo é a coxa e sobrecoxa juntos. Isso porque o tamanho desse corte interfere no cozimento da carne, ou seja, você terá que fritar por mais tempo.
Por conseguinte, a farinha acaba passando do ponto e amargando, então, use outros cortes se possível!
2. Como empanar frango na farinha Panko + técnica especial
Chegando ao momento da diversão, vamos falar do processo de empanamento. Via de regra, todos estão no automático e não dão a devida atenção ao preparo. Pense nesse processo como uma terapia, de verdade.
Considere que cada etapa, seja na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por fim, na Panko, há pequenos segredinhos. É o mesmo caso de quando escolhemos a melhor carne para bife à milanesa. Sem os cuidados necessários, a casca não gruda e dá errado.
Ingredientes
- Frango temperado de véspera (pelo menos 30 minutos antes)
- Farinha Panko suficiente para empanar
- Ovos batidos suficientes para envolver tudo
- Sal e pimenta-do-reino para misturar à farinha e ao ovo
Técnica exclusiva para utilizar a Panko
- A primeira coisa é separar a Panko e os ovos batidos em recipientes distintos.
- Uma dica: tempere cada um com sal e pimenta-do-reino.
- Em seguida, é importante o frango estar em temperatura ambiente, assim o empanamento é mais eficiente.
- Outra dica: procure secar a carne com papel-toalha, deixando tudo bem sequinho.
- Esse pequeno detalhe vai favorecer a máxima aderência das camadas.
- Depois de todos estes cuidados, comece passando o frango no ovo batido dos dois lados.
- Feito isso, retire o excesso de ovo e leve o frango à Panko.
- Aqui vem o segredo, que é empanar pressionando a farinha contra a carne, gentilmente lógico.
- Repita esse processo até notar que formou uma crosta bacana.
- Por fim, reserve a carne pelo menos 20 minutos antes de fritar.
“Nossa, mas nem farinha de trigo vai?”. É nisso que eu queria chegar. Se você estiver empanando filé de frango, não é necessário.
Por outro lado, caso frite coxinha da asa, por exemplo, aí sim você precisa passar no trigo antes, combinado? Como resultado, você cria uma camada extra e garante um cozimento uniforme da coxinha!
DICAS EXTRAS: pequenos cuidados que impactam no resultado
Conhecimento nunca é demais, concorda? Então, tempere o frango pelo menos 30 minutos antes. Essa opção rápida de marinada para frango traz mais sabor à carne, deixando-a incrível.
Além disso, experimente acrescentar uma colher rasa de água ou leite no ovo batido. A água ajuda a diluir o ovo, aumentar o rendimento e melhorar a fixação. Agora, o leite dá uma cremosidade diferente que você sente no paladar!
3. Tem como aprimorar o tempero das misturas? Veja 5 coisas simples que mudam o sabor do frango!
A razão para o sucesso do frango empanado, é distribuir o tempero total da receita entre cada etapa do empanamento. Dessa maneira, todas as camadas terão os mesmos sabores, deixando o frango apetitoso.
Todavia, entupir a receita de coisas diferentes é algo que eu não aconselho. Isso porque o tempero das farinhas e de ovo é apenas uma maneira de realçar o gosto.
Com isso em mente, todas as sugestões separadas abaixo, devem ser aproveitadas de forma escalonada. Hoje você coloca isso, amanhã prova outra combinação, ou seja, não junte tudo numa só receita. Não vai “dar bom”, entendeu?
- Prove alho granulado ou em pó na Panko, dá um saborzinho bem especial.
- Caso você tenha um gosto parecido com o meu, aposte nos temperos naturais, como ervas, manjericão, orégano e chimichurri.
- Realce o toque de defumado ao adicionar páprica defumada ou picante à Panko.
- Se quer ainda mais crocância na farinha, o parmesão ralado fresco é perfeito.
- Está pensando em fazer molho para comer com frango empanado? Dê um toque de pimenta caiena ou jalapeño, seu paladar agradece.
DICA EXCLUSIVA: aprenda a fazer sua própria farinha Panko caseira e economize!
Você sabe por que a maioria esmagadora não utiliza a Panko? Se você respondeu que é por causa do preço, parabéns, é isso mesmo. Não tem como negar que é um produto bem mais caro.
Sem contar que não há custo-benefício, seu rendimento é bem desfavorável, então, qual a saída? Faça sua própria farinha Panko. Para isso você precisará de pão de forma “amanhecido” sem as cascas laterais.
Em seguida, coloque numa assadeira e leve ao forno a 150° por aproximadamente 1 hora. Esse processo desidrata a água do pão, deixando sequinho.
Por fim, use o lado grosso de um ralador e tenha farinha Panko reaproveitada. Dá uma conferida a seguir e veja o processo na íntegra:
Depois que você aprende como empanar frango com farinha Panko nunca mais usa outra farinha!
Para quem queria apenas aprender como empanar frango com farinha Panko, você está no lucro, hein? Aprendeu até mesmo a fazer sua própria farinha, o que é fantástico para economizar e comer bem.
Um último macete, frite tudo em óleo quente sem exagero, para que a crosta seja formada com eficiência e rapidez. No mais, a bola da vez está com você, aproveite tudo e faça os melhores frangos empanados.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. É uma judiação o conteúdo ficar dando bobeira por aqui, não é verdade? Por que você não compartilha com os amigos nas redes sociais? Vai que alguém gostaria de aprender, né? Até a próxima!