Carne músculo: Qual parte do boi? Serve para que?

Antigamente, considerada carne de terceira, atualmente, representa qualidade e sabor único, essa é a maravilhosa carne músculo. Mas é de qual parte do boi?

Apesar de ser um corte difundido em todo lugar, é comum encontrar pessoas que desconhecem a versatilidade do músculo. Por outro lado, quem conhece seu sabor e qualidade, tem sempre uma reserva no congelador.

E você, quer saber tudo sobre esse corte indispensável para refeições memoráveis, baratas e práticas? Então, confira o conteúdo e anote as dicas incríveis!

Em qual parte do boi encontramos a carne músculo?

Se a gente for levar ao pé da letra, como algumas pessoas fazem, a carne músculo engloba diferentes cortes. Tem gente achando que é alcatra ou contrafilé, enquanto a própria fraldinha se assemelha à uma musculatura, certo?

Todas estas informações e achismos estão incorretos, pois o famoso músculo bovino fica localizado na parte traseira do animal. Mais especificamente, encontramos o corte na perna e canela do animal.

Isso mesmo, toda a carne que envolve essa região do boi é o músculo bovino, presente em muitas culinárias distintas. “Quer dizer que na parte dianteira não tem o músculo bovino?”. Sim, podemos consumir também o músculo do dianteiro.

Entretanto, a carne da região traseira é conhecidamente mais macia, saborosa e apropriada para as receitas. Aliás, esse corte ainda é comercializado em outro formato. Me refiro à carne ossobuco, já experimentou?

Nesse caso em especial, o músculo é acompanhado do osso central da canela. Por conseguinte, temos uma carne completamente única, cheia de sabor por conta do osso e uma versatilidade que dá gosto.

Para se ter ideia, tem gente que faz até churrasco de ossobuco, de tão maravilhoso que é seu sabor.

DÚVIDA FREQUENTE: eu ouvi falar que a maioria dos cortes bovinos é considerada músculo, não é tudo a mesma coisa?

Não, embora cortes como fraldinha, filé mignon, alcatra, contrafilé e tantos outros, sejam considerados musculatura bovina, o músculo é único. Sendo assim, se você for ao açougue e pedir: “me vê 1kg de músculo de contrafilé”, sabe o que acontece?

Provavelmente você dará um nó na cabeça do açougueiro, que ficará perdido sem saber o que fazer [risos]. Brincadeiras à parte, o músculo é o corte específico mencionado, ou seja, sai da canela e parte da perna bovina.

E outra, você só encontrará a carne sob o nome de músculo, então não tem como errar na hora de comprar!

Você sabia que o músculo bovino é usado na alta gastronomia hoje?

Sabendo o que é músculo bovino, a mente começa a clarear e as receitas tendem a pipocar na cabeça. Aposto que você até já comeu aquele ossobuco na panela de pressão, mas nem sabia o que era.

Isso acontece muito porque as pessoas não se atentam na hora de pedir no açougue. Logo, via de regra sai um “me vê 1kg de carne para fazer carne de panela, que esteja na promoção”. Com boa vontade o açougueiro vai logo no músculo.

Isso tem uma excelente explicação. O músculo de boi é simplesmente uma das melhores carnes para se fazer carne cozida na pressão. Parece que o corte foi criado a dedo para entregar texturas, sabores e uma consistência inigualável:

  • O músculo possui um formato parecido com gomos.
  • Isso acontece porque há quantidades incríveis de colágeno.
  • Logo, a carne é envolta nesse colágeno, dando o formato preciso da canela ou perna do boi.
  • Para quem ama carne magra, o músculo é uma opção fantástica, pois tem baixos teores de gordura entremeada.
  • De certa forma, dizemos que ele é fibroso, mas é precisamente isso que o torna indispensável nas receitas.

Nos últimos anos, a evolução genética dos bovinos teve um avanço inacreditável. Por consequência, alguns cortes considerados de segunda e terceira, como o músculo, passaram a ganhar espaço na mesa e churrasqueira.

Entretanto, quando falamos da carne angus, isso se torna ainda mais evidente, já que a qualidade superior transforma as carnes. Dessa maneira, o músculo bovino, que antes era esnobado, hoje em dia conquista até os paladares mais exigentes.

E esse corte serve para que? Carne músculo como fazer em 3 receitas deliciosas!

Não adianta nada saber tudo sobre algo, se você não souber para que serve, é um conhecimento descartável, concorda?

De forma geral, posso afirmar categoricamente que a maior utilidade do músculo traseiro bovino, são os cozidos e guisados. Não à toa, as melhores receitas com essa carne são feitas na panela de pressão.

Aqui eu destaco o uso de legumes, vegetais, temperos naturais e ingredientes que aperfeiçoam ainda mais o sabor e aromas. Em contrapartida, pegar esse corte para fritar não é recomendado, o mesmo vale para assar direto no forno.

Uma coisa que você deve considerar com carnes repletas de colágeno, é a necessidade de “quebrar” o colágeno. E isso só é possível com cozimentos prolongados ou forçados, como na pressão.

Como resultado, a carne e as fibras absorvem esse colágeno derretido e aí sim ficam ultra suculentas e macias. Veja alguns preparos para surpreender e se maravilhar nas refeições da semana!

1. Veja como fazer o melhor músculo de panela, mas não na pressão!

Você está com tempo sobrando e quer caprichar no cozimento? Que tal fazer um cozido lento em panela normal mesmo?

É importante saber cozinhar em panela tradicional, pois nem todo mundo possui uma boa panela de pressão, né? Nesse contexto, veja os ingredientes e um vídeo que facilitará sua vida:

Ingredientes

carne músculo

  • 1kg de músculo bovino traseiro em cubos grandes
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo (para polvilhar a carne)
  • 8 cebolas pérola inteiras
  • 2 cenouras cortadas em rodelas grossas
  • 8 batatinhas descascadas
  • Banha de porco, azeite ou manteiga a gosto para refogar e fritar
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate ou ketchup
  • 2 folhas de louro
  • 1 talo de salsão
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 100ml de vinho branco seco (opcional)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

A ideia central da receita é esquentar a panela, se for de ferro é melhor, colocando o extrato de tomate. Enquanto esquenta, polvilhe farinha na carne e adicione à panela para selar a carne de todos os lados.

Em seguida, adicione vinho e água para formar o caldo. Coloque também o louro, tampe e cozinhe em fogo baixo até espessar o caldo e cozinhar perfeitamente a carne. Para finalizar, adicione cenoura, batata e cebola, cozinhando por 15 minutos.

Não se preocupe com os detalhes, acompanhe o vídeo a seguir e não deixe de preparar!

2. Clássica receita de carne de panela com músculo bovino

Pode falar que é carne de segunda, que fica dura e que não tem sabor, ninguém consegue mudar minha opinião. Digo isso porque a carne de panela com músculo é capaz de reunir as melhores vantagens gastronômicas.

Quer economia? O músculo custa baratinho e rende muito. Quer um sabor espetacular para fazer seu prato brilhar? Então vai se surpreender com o sabor dessa carne. Gosta de praticidade para agilizar a refeição? O músculo caiu do céu!

Na receita feita na pressão, você precisará de um bom músculo fresco, temperos a gosto, caldos caseiros e legumes. Dá para usar cerveja preta e vinho tinto para um molho excepcional.

Primeiro de tudo, sele completamente a carne na panela e vá adicionando o restante dos ingredientes aos poucos. Por último, entra o líquido para formar o molho cremoso.

O tempo de cozimento ideal varia entre 40 e 50 minutos, dependendo do tamanho e espessura da carne. Além do mais, é necessário considerar outros ingredientes, como batata, cenoura e alho-poró.

3. Faça um delicioso músculo assado no forno, mas da maneira correta!

Quando eu falo “maneira correta”, é porque algumas pessoas insistem em tentar assar músculo como se fosse fraldinha no forno. Se você fizer isso, provavelmente acabará com uma carne dura e ressecada.

Em vista disso, sele a carne na frigideira antes, usando manteiga, azeite e ervas frescas. Somente depois levará ao forno para assar. Veja um vídeo completinho, com ingredientes e passo a passo:

A carne músculo é espetacular e tem tudo para favorecer refeições incomparáveis

Costumo apontar sempre que a carne músculo é a representação de melhor custo-benefício dentre as carnes vermelhas. Tem versatilidade, sabor, praticidade e custa bem menos do que outros cortes, como a maminha na pressão.

Portanto, não há nada impedindo você de aproveitar isso ao máximo, certo? Corra que a carne está sempre em promoção e planeje agora mesmo seu cardápio.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a alcançar outras pessoas que precisam saber disso. Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e até a próxima!