Bisteca de porco na panela de pressão: Veja como fazer

Aprender a fazer bisteca de porco na panela de pressão vai transformar aqueles preparos simples e cotidianos, em refeições completas e muito saborosas.

É normal cozinhar peças inteiras de carne ou certos cortes que são referência em carne de panela, como o pernil. No entanto, as carnes com ossos ficam simplesmente irresistíveis na pressão, uma vez que o osso tem sabor diferenciado.

Dessa maneira, não deixe de acompanhar um passo a passo que vai facilitar demais o seu dia a dia. Afinal, bisteca suína é barata e rende pratos espetaculares!

Como fazer bisteca de porco na panela de pressão: receita exclusiva para você!

bisteca de porco na panela de pressão

Muitas vezes algumas pessoas optam por fazer carne de panela com batata e cenoura não pelo sabor, mas pela praticidade. Nesse caso, a bisteca na pressão é ainda mais surpreendente, pois é o preparo mais rápido que você encontrará hoje.

E não seria diferente, já que a bisteca suína costuma ser cortada mais fina, justamente para simplificar o processo. Contudo, se por um lado essa receita torna o almoço ágil e simples de fazer, por outro, exige atenção redobrada.

Isso porque, diferentemente do lombo de porco na pressão que leva mais tempo de cozimento, a bisteca é o oposto. Basta um momento de distração para que a carne passe do ponto, fique ressecada e dura. E nós não queremos isso, correto?

Então, se você estava se perguntando como fazer bisteca de porco para ficar macia, a resposta é a pressão. Claro, pelo tempo certo e a partir da receita que apresento a você agora!

Ingredientes

  • 5 dentes de alho amassados em pasta;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 colher (chá) de colorau;
  • 4 bistecas suínas;
  • 500g de batata bolinha;
  • 1 cebola grande picada;
  • Louro, chimichurri e açafrão a gosto;
  • 5 colheres (sopa) de azeite ou a gosto;
  • 100ml de água (ou vinho branco se preferir);
  • Cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo sem erros

  1. Tempere a carne com alho em pasta, pimenta-do-reino, colorau, sal e suco de ½ limão, reserve por 30 minutos.
  2. Adicione um fio generoso de azeite na panela e ligue em fogo médio.
  3. Assim que aquecer você precisa selar as bistecas dos dois lados, mas sem exagerar para não ressecar.
  4. Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes, a batata bolinha, o que sobrou do suco de limão e a água.
  5. Dê uma leve misturada para incorporar tudo.
  6. Por fim, feche a panela, quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte cerca de 5 a 6 minutos.
  7. Retire a pressão e transfira tudo para uma travessa lindamente decorada com salada fresca.

Nesse momento você pode estar se perguntando: o que servir com bisteca de porco, acertei?

Bom, fica a seu critério, mas um bom arroz branco com bastante alho e cebola, uma salada de folhas verdes e um feijão feito na hora é a melhor combinação.

SUGESTÃO EXTRA: que tal experimentar a famosa bisteca de porco na pressão sem água? O pulo do gato é adicionar ao menos 3 cebolas grandes, bem como tomate e pimentão para fazer volume. Feche e conte alguns minutos na pressão.

Vou deixar o vídeo da nossa receita, assim você acompanha cada detalhe e não perde nada, não é mesmo?

DICA EXTRA: como fazer bisteca suína na panela de pressão elétrica?

Assim como receitas na airfryer, a exemplo da costelinha suína na airfryer, a panela de pressão elétrica é uma salvação. Isso porque basta você programar o tempo e a temperatura necessários que pode até esquecer depois que ainda dá certo.

Contudo, o passo a passo pode mudar um pouco, pois você dá uma cozida na carne antes de finalizar a receita. Anote os ingredientes:

  • 5 bistecas de porco
  • Açafrão, cominho, pimenta-do-reino e alho amassado a gosto
  • 150ml de água
  • 1 tomate picado
  • 2 cebolas médias picadas
  • ½ maço de cheiro-verde
  • Pimenta de cheiro a gosto

Leve a carne temperada à panela, coloque água e cozinhe na pressão por 10 minutos. Em seguida, você adiciona o restante dos ingredientes, tampa e deixa até apurar, isso deve levar poucos minutos. Não se preocupe, vou deixar um vídeo abaixo:

Preparo de bisteca suína na panela de pressão desvendado em 4 pontos

Na teoria, a bisteca não é naturalmente indicada para pressão, pois sua maciez e estrutura são mais valorizadas na fritura. Mas longe de mim dizer que fica ruim, pelo contrário, é uma receita sensacional na pressão.

E como toda receita “adaptada”, há alguns segredinhos que ajudam a chegar num resultado aprimorado. Reuni todas as sugestões numa lista que você deve guardar bem, pois certamente usará bastante:

  1. Quantidade de água: a bisteca não precisa de tanta água, porque a pressão deve ser breve. Então, procure não adicionar mais do que 1 xícara de água a cada 4 bistecas.
  2. Adição de ingredientes: quem não ama aquela batata desmanchando e a cenoura derretendo, não é? Porém, quanto mais ingredientes, mais tempo é necessário, mas isso pode ressecar a carne.
  3. Selar a carne antes do cozimento: nunca coloque a bisteca crua direto na pressão, dê uma boa selada para preservar o suco interno e suculência.
  4. Tempo breve de cozimento: em receitas onde você adiciona 1 xícara de água, o tempo pode variar entre 10 e 15 minutos. Agora, medidas que variam de 50ml, 100ml a 150ml, o tempo médio é de 5 a 6 minutos.

DICA EXTRA: pode ser interessante experimentar uma bisteca mais alta, assim você pode selar melhor e deixar alguns minutos a mais para valorizar a verdadeira maciez de um dos melhores cortes do porco!

5 receitas com bisteca de porco na panela de pressão elétrica

Para quem acha que bisteca serve apenas para fritar ou cozinhar na pressão, não sabe quantos pratos com bisteca de porco dá para fazer. Inclusive, é viável dar aquela diferenciada na combinação até mesmo na pressão.

Nesse sentido, separei algumas sugestões de receitas para compor seu cardápio. Desse modo, suas refeições nunca perdem a graça e os convidados vão agradecer a cada encontro:

  1. Bisteca na pressão com cebola roxa, shoyu, mostarda e suco de limão.
  2. Bisteca na pressão com bacon, calabresa, alho em pasta, pimenta, molho inglês e tomate cereja.
  3. Sugestão de bisteca na pressão com molho picante e pimentão amarelo.
  4. Sugestão de bisteca suína na panela de pressão com legumes e molho de tomate.
  5. Receita de bisteca de porco na pressão com molho agridoce.

Já pede para seu açougueiro separar a melhor carne, porque a partir de agora você não para mais de fazer bisteca de porco na panela de pressão. Afinal, dá para transformar a mesma receita a cada preparo, pois a criatividade está aí é para isso mesmo!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, caso tenham ajudado você a redescobrir boas opções de carne rápida para almoço, não deixe de compartilhar com amigos, familiares e os “conhecidos” das redes sociais. Até a próxima!