Mesmo que a pessoa não saiba usar, geralmente ela compra o sal grosso para temperar as carnes do churrasco, pois é o que a tradição manda, porém, temperar carne para churrasco com sal fino está caindo no gosto popular, será que realmente dá certo?
Se considerar que sal é sal independentemente da espessura ou tipo, então, você pode usar sal refinado no churrasco tranquilamente.
Embora funcione na maioria das carnes, há algumas coisinhas que você deve saber antes, como escolher a carne ideal e acertar na quantidade. Confira tudo a seguir!
Dá certo temperar carne para churrasco com sal fino? Fica bom?
A ideia de que sal fino serve apenas na cozinha tradicional pode impedir você de experimentar sabores incríveis. Isso mesmo, você também pode usar amplamente o sal fino no preparo do seu churrasco.
E olha que eu nem me refiro à salmoura para temperar carnes, ou seja, é possível usar diretamente no tempero. Tanto o sal grosso, fino, de parrilla, flor de sal quanto qualquer outro tipo comercial, todos têm a mesma composição.
Contudo, recomenda-se o sal fino para carnes mais baixas, cortes menores e assados mais rápidos, por assim dizer. O que manda de verdade é a forma de usar e a quantidade, pois as carnes absorvem em níveis diferentes.
A forma de usar se refere à etapa de adição, já a quantidade é em relação à proporção do corte. Mas posso falar a verdade de alguém que já experimentou praticamente todo jeito de temperar carne para churrasco?
Não se prenda ao tipo de sal, pois todos entregam os mesmos resultados. Em outras palavras, tudo que você precisa é entender como usar sal fino na carne, simples assim.
Quais cortes bovinos ficam melhor com sal fino? E quando evitar?
Quando você aprende a usar sal refinado no churrasco, qualquer carne fica sensacional, porém, há alguns cortes que se sobressaem. E outra, eu não sei o que pessoal tem com essa coisa de usar apenas sal, sal e mais sal.
Falo isso porque você tem uma diversidade enorme de especiarias e temperos frescos que deixam os assados realmente especiais. Na minha opinião, o sal deve ser apenas complemento, visto que os temperos frescos trazem um sabor incomparável
Nesse contexto, você pode usar sal fino na alcatra, acém, patinho, coxão mole, fraldinha, contrafilé, picanha e até no filé mignon. Além disso, experimente combinar ingredientes como:
- Pimenta-do-reino moída na hora traz uma picância incrível.
- Tomilho e alecrim frescos picadinhos com azeite criam um molho divino.
- Manjericão e páprica picante contrastam perfeitamente.
- Chimichurri com azeite dá uma baita finalização ao sabor da carne.
E qual o momento certo para usar o sal fino na carne?
Esse é um dos pontos mais importantes sobre temperar carne para churrasco com sal fino. Veja, ao temperar carne com sal grosso, você costuma colocar o sal antes de levar à grelha, certo?
Dessa forma, o sal derrete aos poucos e a carne absorve-o durante toda a cocção, claro, desde que não exagere. Por outro lado, o sal fino basicamente não tem por onde derreter, pois ele rapidamente se impregna na carne.
Em vista disso, existem dois cenários ideais, digamos assim, que é onde o sal fino fica perfeito:
- Pouco antes de grelhar: vamos dizer que você escolheu assar bifes médios de bombom de alcatra. Nesse caso, você besunta azeite, espalha uma fina camada de sal e leva rapidamente à grelha.
- Após o assamento: aqui você assa as carnes sem sal algum, normalmente bifes grossos. Após chegar no ponto ideal, você corta em tiras suculentas e espalha o sal fino sobre as tiras.
O que ambos têm em comum, é que são preparos rápidos, onde o sal tem papel de suavizar o sabor. Cuidado apenas à quantidade, pois dá para consertar carne com pouco sal. Agora, quando passa do ponto, infelizmente é impossível dar jeito.
Quando devo evitar usar sal fino no tempero das carnes do churrasco?
Do meu ponto de vista, você deve trocar o sal fino pelo grosso em preparos mais longos. Por exemplo, na hora de assar costela, vá de sal grosso. Como resultado, o sal derrete lentamente e a carne fica perfeita.
Isso também vale para cupim, maminha e peças grandes de peito bovino. Vale ressaltar, se você for utilizar alguma marinada com sal para umedecer a carne durante o assamento, eu recomendo dosar bem, especialmente o sal grosso.
Afinal, se a salmoura tem sal e você ainda coloca mais, fatalmente a carne passa do ponto!
Quantas gramas de sal fino para cada quilo de carne?
Muita gente tem dúvida quanto à quantidade de sal por kg de carne, você também? Então, esse é um assunto complexo, pois cada paladar tem uma preferência particular. Eu conheço pessoas que preferem carne com mais sal, vai entender né?
Nesse sentido, churrasqueiros experientes dizem que a quantidade ideal é entre 15g e 18g de sal por quilo de carne bovina. Mas quando falamos em sal fino, é importante ter ainda mais moderação, pois ele penetra facilmente na fibra da carne.
É por isso que eu sempre utilizo temperos naturais para carne, pois consigo balancear o salgado com sabores que complementam a carne.
Como usar sal fino para temperar carne no churrasco: 2 sugestões que deixam seus assados mais saborosos
Abaixo eu separei duas sugestões completas que vão além do sal no tempero do churrasco. A ideia é abrir sua mente para a possibilidade de experimentar condimentos que você nunca achou que seria interessante em um churrasco.
1. Tempero para churrasco de alcatra com ervas frescas e sal fino
A primeira ideia traz um mix de pimenta-do-reino moída, alho e cebola em pó, tomilho fresco e azeite. A quantidade fica a seu critério, mas como tudo é natural, pode usar à vontade.
Em contrapartida, maneire no sal fino e adicione uma pequena quantidade, qualquer coisa você corrige depois.
Portanto, crie um tempero úmido com os ingredientes e besunte nos bifes com 1 dedo e meio de espessura, reserve por 10 minutos. Agora você pode grelhar os bifes e temperar com sal depois, ou espalhar um pouquinho antes e grelhar como preferir!
2. Tempero para churrasco de contrafilé com sal fino e toque de manteiga
Para finalizar esse conteúdo superimportante para temperar carne para churrasco com sal fino, o contrafilé não poderia ficar de fora, anote aí:
- Misture 2 colheres (sopa) de manteiga, alecrim e orégano frescos, 2 dentes de alho picados e cebola picadinha.
- A manteiga precisa estar em ponto de pomada.
- O sal fino entra na manteiga ou na carne, à sua preferência.
- Caso utilize na manteiga de ervas, evite colocar na carne.
- Embrulhe a manteiga e leve à geladeira até firmar.
- Em seguida, corte bifes com 1 dedo e meio de espessura.
- Besunte azeite e grelhe até o seu ponto preferido.
- Por último, corte a manteiga e sirva sobre a carne.
A manteiga terá todo o sabor que você precisa para apreciar o melhor contrafilé que você já experimentou.
O que você achou de aprender a temperar carne para churrasco com sal fino? A criatividade é o ingrediente certo para chegar aos melhores sabores no seu churrasco, aproveite e nos vemos na próxima!