Sobras de carne de porco assada: Veja como aproveitar

Geralmente quem não tem intimidade com a cozinha, se desespera quando tem que reaproveitar sobras de carne de porco assada.

Isso porque é necessário pensar fora do convencional, de modo a encontrar boas opções, que tenham sabor e ofereçam praticidade. Porém, reaproveitar carne suína é ligeiramente desafiador, pois é uma carne que fica seca com facilidade.

Sendo assim, você acaba de encontrar o conteúdo que vai livrar você do descarte de comida boa para o consumo. Vamos conferir?

Como aproveitar sobras de carne de porco assada: 5 ideias criativas e deliciosas + dicas valiosas

sobras de carne de porco assada

Olha que interessante, para reaproveitar as sobras de frango, quase ninguém fica enroscado, já que é muito mais fácil. O mesmo já não podemos dizer do porco, uma vez que a tendência é a carne assada ressecar, concorda? Com isso em mente, encontrei ao menos 5 excelentes maneiras de ter desperdício zero em sua cozinha, anote tudo!

1. “Mexidão” completo com sobras de pernil todo mundo consegue fazer

Aposto que vira e mexe você faz iscas de frango no almoço, não é mesmo? Carne barata e volumosa, é comum sobrar grandes quantidades. Em geral, você refoga uma cebola, frita um alho, inclui um tomatinho e quando vê, a mistura está pronta.

Em outras palavras, dá para fazer a mesma coisa com a sobra do pernil assado. Diante disso, veja como eu costumo fazer aqui em casa, o pessoal sempre fica louco querendo mais:

  • 400g de sobras de pernil cortado em tiras
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 2 dentes de alho picados
  • ¼ de pimentão amarelo em palitos finos
  • ¼ de pimentão vermelho em palitos finos
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • Açafrão, colorau e páprica picante a gosto
  • Pontinha de uma colher de manteiga ou banha de porco
  • Azeitona picada a gosto
  • Cogumelos frescos picados a gosto (opcional, mas fica bom)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Primeiro de tudo, coloque o azeite ou banha de porco na frigideira e ligue em fogo médio para baixo. Em seguida, entre com a carne e dê uma fritada rápida, apenas para “reativar” a gordura e o seu sabor.

Na sequência, coloque cebola, cogumelo, alho e os temperos naturais, misture e dê uma leve refogada para murchar. Depois disso, junte os pimentões, cheiro-verde, azeitona e refogue até o ponto desejado.

Simples assim, sua misturinha está pronta para uma nova batalha na mesa da refeição. Vale dizer que essa dica vai bem demais com um bom arroz e uma saladinha refrescante com molho!

2. Pernil assado pode se transformar numa salada incrível e fácil de fazer

Sabe quando você vai pegando os ingredientes e misturando com os temperos, e o resultado você não consegue definir? Pois então, esse é o objetivo dessa segunda sugestão. Alguns podem dizer que é um prato quente, enquanto outros consomem frio.

Na verdade, gosto de pensar que é pura praticidade para compor uma refeição colorida e saborosa:

  • 3 batatas descascadas, cortadas em cubos e cozidas al dente com sal
  • 2 tomates sem pele e sementes em cubos
  • 1 cenoura descascada ralada
  • ½ cebola grande cortada em tiras médias
  • Salsinha picada a gosto
  • 6 colheres (sopa) de azeite (para o molho)
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de álcool (para o molho)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto (para o molho)
  • 1 + ½ xícara (chá) de pernil assado e desfiado
  • Orégano e ervas finas a gosto

Olhando assim parece que vai dar trabalho, que existem muitas coisas para fazer, isso e aquilo. Porém, tudo que você precisa fazer é misturar os ingredientes, sem exagero. Depois você combina o azeite com vinagre e temperos e espalha por cima.

O único segredo é não deixar a batata molenga demais, senão ela se desfaz na hora de misturar. Olha que ideia maravilhosa para um almoço de domingo perfeito, né?

3. Sobrou costela suína assada? Prepare um sanduíche no pão francês + molho de alho

Assim como todos, minha vida também é pura correria, ou você acha que eu fico o dia todo escrevendo aqui? E nesse meio de campo, obviamente que precisamos comer. Porém, e a coragem que de vez em quando desaparece?

Nesses dias, tudo que precisamos é de coisas práticas. Por falar nisso, dias atrás estava fuçando na geladeira e lembrei da costelinha de porco assada no forno que sobrou. Como de supetão, me veio à cabeça um lanche delicioso, e não é que fiz aqui?

Ingredientes

  • 4 pães franceses
  • 400g de sobra de costela suína assada e desfiada
  • 5 dentes de alho (para o molho)
  • 50ml de leite (para o molho)
  • 100ml de óleo ou azeite (para o molho)
  • ½ maço de cheiro-verde picado (para o molho)
  • Sal e pimenta a gosto (para o molho)

Modo de preparo

  1. Primeiro faça o molho de alho, batendo os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo, menos o azeite.
  2. O pulo do gato é adicionar azeite aos poucos até dar o ponto desejado do molho, reserve.
  3. Em seguida, corte os pães pela lateral e sele-os rapidamente numa frigideira com manteiga.
  4. Feito isso, passe o molho de alho na quantidade que preferir e coloque a quantidade desejada de carne desfiada.
  5. Por último, leve os lanches ao forno a 160° por cerca de 10 minutos.
  6. Com isso o pão dá uma secada e tudo fica bem quentinho.

DICA EXTRA: é um preparo rápido e com poucos ingredientes. Entretanto, se preferir dá para acrescentar tomate, cebola, fatias de queijo, requeijão, bacon e por aí vai. O importante é usar as sobras de carne de porco assada com sabedoria e sabor!

4. Se tiver sobras de lombo assado, queijo e molho de tomate, veja o resultado!

Que tal transformar aquela sobra de lombo de porco numa parmegiana espetacular? Tudo que você precisa a mais, são fatias de muçarela, extrato de tomate, cebola e temperos, como orégano. Tudo se resume à montagem.

Pegue uma travessa de vidro e unte com azeite. Disponha fatias grossas de cebola no fundo. Em seguida, corte fatias finas de lombo, pode ser cerca de 400g e coloque sobre a cebola. Por fim, vá intercalando queijo e extrato de tomate até cobrir.

A cereja do bolo é queijo parmesão ralado fresco por cima, levando ao forno a 180° por 15 minutos. Rapidamente você acaba de criar uma versão diferente de bife à parmegiana!

5. Não jogue fora as sobras de copa lombo, faça um lanche daqueles!

Você já reparou como a maior dúvida das pessoas é escolher entre pernil ou lombo? Contudo, existem muitos outros cortes suínos que rendem excelentes sobras para o dia seguinte.

E um desses cortes maravilhosos é justamente copa lombo suíno. Corte com gordura na medida e um sabor distinto. Além do mais, a umidade é maior do que no próprio lombo, então, você garante suculência mesmo depois de requentar.

Sendo assim, nossa última sugestão é mais um lanchão bacana, bem apetitoso e feito com sobras de copa lombo. E para lhe ajudar ainda mais, achei um vídeo onde a pessoa mostra até mesmo o preparo da carne assada.

Assim você aprende a assar e, de quebra, sai com um sanduíche que só comemos em “lanchonete de rico”!

As sobras de carne de porco assada proporcionam infinitas novas possibilidades

Somente quem tem família grande ou está com a casa sempre cheia de amigos, nunca teve que pensar em reaproveitar. Do contrário, diariamente as pessoas se deparam com aquela carne assada na geladeira.

E quando o assunto é porco, as sobras de pernil costumam reinar, pois é o corte mais consumido. No entanto, sempre sobra um pedacinho de lombo aqui, uma lasca de copa lombo ali, enfim, é inevitável.

Nesse contexto, hoje você aprendeu como reaproveitar perfeitamente as sobras de carne de porco assada, não é mesmo? Fico na expectativa de que consiga reproduzir tudo com facilidade.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite que você viu coisas novas e compartilhe nas redes sociais. Só de ajudar outras pessoas a não jogar comida fora que já está valendo, até a próxima!