Se você também não vê a hora de descobrir quanto tempo para cozinhar caranguejo e ter uma carne bem macia, é preciso considerar algumas coisas antes.
A primeira delas é determinar qual será o tipo da receita. O preparo será feito em uma panela normal ou na panela de pressão? Qual a quantidade de caranguejo cozido? A receita escolhida sugere quanto de líquido para o cozimento?
Portanto, são aspectos que influenciam bastante e mudam o tempo de uma receita para outra, mesmo que os ingredientes sejam semelhantes. Confira as dicas!
Quanto tempo para cozinhar caranguejo e ter uma carne macia?
Para fazer a receita de caranguejo você aprendeu até mesmo como temperar caranguejo corretamente. Mas daí você ficou imaginando quanto tempo levaria para cozinhar aquela casca dura e acabou desistindo.
Antes de mais nada, é fundamental saber que a casca não interfere em basicamente nada. Isso porque a carne do caranguejo é naturalmente macia e suculenta.
Com isso, o tempo de preparo não muda tanto de uma moqueca de camarão, por exemplo. A única coisa que realmente impacta nesse tempo é o tipo de preparo e a quantidade de crustáceo, só isso.
Sendo assim, vou considerar os preparos feitos na panela convencional e na pressão. Daí você vê o que fica melhor e mais fácil para você, combinado?
1. Tempo de cozimento do caranguejo na panela convencional
Chamar de panela convencional é apenas força do hábito, já que as receitas de caranguejo costumam dar grandes preparos. A começar pelo tamanho e quantidade de caranguejo que você se dispõe a fazer.
Por exemplo, para uma receita com 10 caranguejos, o ideal é utilizar uma panela com capacidade mínima para 3,6lt. Entretanto, se você tiver maior pode usar, pois geralmente junta bastante líquido dos ingredientes.
Nesse sentido, aqui nós vamos supor uma receita que leva:
- Tomate
- Cebola
- Temperos frescos, desidratados, sal e pimentas
- Pimentão verde
- Pimenta de cheiro
- Quiabo (opcional)
- Azeite de dendê
- Suco de limão
- 10 caranguejos médios
- 1lt de leite de coco
Depois que você fizer o refogado, incorpore o leite de coco, adicione os caranguejos e feche a panela, conte o tempo de levantar fervura. Normalmente isso acontece em 20 minutos em fogo médio.
Depois desse tempo, dê uma conferida e adicione o restante dos ingredientes, como leite de coco, azeite de dendê e limão. Em seguida, abaixe o fogo e tampe novamente, deixando por mais ou menos 25 a 30 minutos.
O tempo total para cozinhar caranguejo nesse preparo é de aproximadamente 50 a 60 minutos. “Ah, mas se é estimado como ter plena certeza?”. Simples, basta acompanhar a cor do caranguejo na panela.
A coloração natural varia bastante, onde alguns são mais escuros e outros mais claros. Porém, quando o caranguejo está completamente cozido ele tende a ficar numa coloração que varia do alaranjado ao vermelho. Essa é a indicação que procura!
2. Tempo de cozimento do caranguejo na panela de pressão
Se você puder optar pela panela de pressão, faça. Além de agilizar bastante o preparo, garante uma carne mais suculenta e deliciosa. Podemos usar até mesmo a receita acima para facilitar.
Desse modo, refogue tudo na panela de pressão e adicione o leite de coco. Nesse momento ainda estamos com os legumes e vegetais inteiros, correto?
Um truque para agilizar é fechar a panela antes de colocar os caranguejos. Feche e conte 5 minutos depois que pegar pressão. Agora, abra a panela novamente, adicione o azeite de dendê, suco de limão e um pouco de leite de coco.
Quando pegar pressão é só contar mais 10 minutos e provavelmente estará pronto. Claro, é interessante conferir a cor, o sabor e a consistência do caldo.
Nesse cenário, o tempo para cozinhar o caranguejo é de aproximadamente 15 a 20 minutos, muito rápido, não é mesmo?
Ah, sem contar que na panela de pressão é muito mais fácil aprender como fazer pirão. Afinal, basta aproveitar o caldo e adicionar farinha de rosca aos poucos até engrossar. Para não ter riscos de você perder algum detalhe importante, confira o vídeo:
Receitas de caranguejo: 6 sugestões para variar o cardápio
A carne do caranguejo é muito democrática e você pode colocar diferentes temperos para peixe que fica excelente, pode combinar com ingredientes como quiabo, cebola, pimentões, pimentas e azeites, como o de dendê.
Nesse espírito de experimentar coisas novas e diferentes, preparei uma lista com diversas sugestões de receitas de caranguejo:
- Caranguejada completa + pirão de peixe + farofa de banana.
- Arroz recheado com caranguejo + salada tropical com molho de iogurte.
- Escondidinho com carne de caranguejo + parmesão gratinado.
- Talharim com lascas de carne de caranguejo ao molho de legumes.
- Aperitivo de patas de caranguejo com molho tártaro.
- Caranguejo à moda baiana + farofa de abacaxi.
Agora não há mais desculpas para deixar de aprender quanto tempo para cozinhar caranguejo, não é mesmo? Tudo que você precisa é paciência, cuidado na limpeza desse crustáceo magnífico e ter o trabalhão de comer essa iguaria!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam abrir um novo mundo de experiências gastronômicas sensacionais, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e até a próxima!