Chegou o tão esperado momento de estrear a fritadeira e você decidiu assar um belo peixe suculento. Mas qual o melhor peixe para fazer na airfryer?
Será que realmente tem um pescado mais indicado, que grude menos talvez? E quanto ao sabor, qual peixe vai proporcionar aquela explosão no paladar? São muitas perguntas que às vezes nos atrapalham na preparação das refeições, né?
Dessa maneira, fui em busca de respostas, elaborei alguns preparos e me arrisquei em outras receitas. Quer saber o meu veredito? Basta conferir a leitura!
E então, qual o melhor peixe para fazer na airfryer?
Eu não curto muito falar sobre o que é melhor ou não para as pessoas. Primeiro porque tem toda aquela questão de preferência, e outra, às vezes a pessoa pode não gostar de determinado peixe.
Indo direto ao cerne da questão, considerando também o custo e tudo mais, a tilápia é uma das melhores escolhas. Isso porque você encontra preço bom, tem uma carne macia e um sabor bastante agradável.
Dito isso, eu prefiro apontar o melhor tipo de peixe na airfryer. A partir disso você pode escolher dentre diferentes opções que agradam mais o seu paladar. Nesse contexto, o melhor tipo de peixe são os peixes brancos, tais como:
- A própria tilápia volta à lista como a opção fácil de ser encontrada.
- O peixe Saint Peter, chamado de tilápia vermelha, tem um sabor maravilhoso.
- O bacalhau é uma iguaria que eu não recomendo fazer na airfryer, mas se quiser experimentar, tem sempre as versões mais baratas.
- Embora tenha uma cor característica, o salmão é um peixe para se provar na fritadeira.
- Pescada branca é facilmente encontrada e dá show na airfryer.
- Robalo tem uma carne bem branca, na consistência ideal e qualidade superior.
Eu poderia continuar a lista “até amanhã”, mas acho que conseguiu pegar a essência do que estou querendo dizer, certo? “Tudo bem, mas por que estes peixes são mais recomendados?”.
Além de todo o sabor, os peixes brancos oferecem outras vantagens, como cozimento uniforme e rápido. Inclusive, a textura é firme e consistente, o que favorece maior resistência à pressão e alta caloria direcionada da airfryer.
Como resultado, o interior do peixe fica delicado e suculento, enquanto a pele se transforma numa crosta crocante sensacional.
Dá para fazer qualquer tipo de peixe, desde que considere a consistência
Não é porque os peixes brancos são mais indicados, que os outros não servem e que você os deve abandonar. Pelo contrário, cada pescado tem muito a oferecer, basta saber lidar com a sua consistência e sabor.
Outro cuidado indispensável, é controlar o tempo de cozimento e temperatura ideal de acordo com a espessura do peixe. Com essa pequena fórmula dá até para fazer o peixe meca, considerado a picanha do mar, que tal?
Sabe aquele filé de merluza que você comprou na promoção? Então, escolha os melhores temperos e tenha uma refeição leve, mas tão saborosa, que você terá que repetir!
Receita exclusiva de peixe assado na airfryer para se destacar na cozinha
Saber qual o melhor peixe para fazer na airfryer e não saber fazer, é a mesma coisa de “enxugar gelo”, né? Trocando em miúdos, não resolve nada. Por isso, separei uma receitinha campeã para mostrar a você como é simples e prático fazer.
Ingredientes
- 4 postas de tilápia ou pescada branca
- Azeite suficiente para besuntar e criar untuosidade no tempero
- Suco de 2 limões siciliano
- 1 colher (chá) de alho em pó ou em flocos
- 1 colher (chá) de chimichurri
- Orégano, tomilho, manjericão e sálvia a gosto
- Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Antes mesmo de pôr a mão no peixe, pré-aqueça a airfryer por 5 minutos a 200°.
- Em seguida, coloque numa vasilha azeite, alho em pó, suco de limão, temperos naturais, sal e pimenta e misture.
- Feito isso, abra as postas numa tábua e besunte individualmente os peixes com o tempero cremoso.
- Caso tenha pele, é interessante temperar também para criar mais camadas de sabor.
- Na sequência, disponha as postas no cesto da airfryer, espalhe o restante do tempero por cima e feche.
- A temperatura ainda é 200° e o tempo médio é de 12 a 15 minutos.
- Na metade do tempo, abra e dê uma virada na carne para assar uniforme.
Se porventura você optar pelo filé de peixe, o tempo médio é de 5 a 7 minutos. Viu só como é fácil fazer uma receita simples? Usando temperos tradicionais e saudáveis você permite que o sabor natural do peixe seja o grande destaque da refeição.
Confira o vídeo a seguir caso tenha ficado alguma dúvida, tudo bem? Dessa maneira, você vê na prática qual o ponto certo e potenciais macetes para descomplicar ainda mais sua cozinha:
DICA EXTRA: precisa empanar o peixe para fazer na airfryer?
Sim e não eu diria. Você deverá empanar se a receita for verdadeiramente o peixe empanado na airfryer, aí não tem como fugir disso. Agora, se a intenção é assar um filé suculento ou comer aquela posta macia, pode passar longe do empanado.
“Ah, mas é que eu vi gente falando que gruda tudo e que não fica bom”. Que nada, se o teflon do cesto da sua airfryer estiver gasto, talvez grude ligeiramente. Por outro lado, basta pincelar um pouco de óleo e está tudo certo.
Como último recurso, monte uma cama com lâminas de batatas ou cebola e coloque o peixe por cima. Dessa maneira, você incrementa o rendimento da receita e ainda evita que o peixe grude.
Ainda se pergunta qual o melhor peixe para fazer na airfryer?
Sabe o que pode acabar faltando, agora que você sabe qual o melhor peixe para fazer na airfryer? Um irresistível molho para comer com peixe, o que acha da ideia? E para não fugir do sabor da receita, encontrei algo versátil e ultrarrápido.
Para fazer o molho, basta misturar iogurte natural, maionese, suco de limão, ervas frescas, alho picadinho, sal e pimenta. Pronto, misture estes ingredientes num ramequim e sirva com as postas de tilápia, um arraso de sabor.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Me ajude a mostrar para mais pessoas como não tem segredo para combinar peixe e airfryer. Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e até a próxima!