É comum a gente escutar por aí que dá para fazer qualquer coisa na airfryer. Mas qual a melhor carne para fazer na airfryer? Será que existe a carne ideal?
A essa altura do campeonato, todos sabemos que a airfryer é um grande “quebra-galho”, não é mesmo? Porém, sempre que há espaço para aprender coisas novas, entender as qualidades e características de cada carne é fundamental.
O que acha de acompanhar as dicas maravilhosas de um conteúdo-guia para você usar sua airfryer ao máximo? Então, vamos logo conferir!
Qual a melhor carne para fazer na airfryer?
Honestamente falando, é praticamente impossível nomear uma única carne como a melhor para airfryer. E isso não é preguiça ou falta de conhecimento, pelo contrário. É porque você consegue fazer todo e qualquer corte que possa imaginar.
Se dá para fazer até mesmo petisco de macarrão na airfryer, quem dirá um pedaço suculento de carne vermelha, né? Contudo, é loucura minha dizer que determinado corte não seja mais proveitoso e melhor.
Por exemplo, se você quiser gastar um pouco mais, picanha na airfryer fica muito melhor do que o coxão mole. O mesmo vale para filé mignon, alcatra, contrafilé, bombom da alcatra, consegue compreender?
Em outras palavras, assim como você faz na churrasqueira, você tem que considerar as melhores carnes dentro de cada tipo.
Quais as características ideais da carne para fazer na airfryer?
O que posso recomendar que faz muito mais sentido, é sobre um conjunto de qualidades preferíveis. Diante disso, veja o que a carne precisa ter para viabilizar grandes assados na airfryer:
- Umidade elevada para não ressecar.
- Menor presença de cartilagem e gordura rígida entremeada.
- Espessura razoável para cozinhar de forma suculenta.
- Camada de gordura ideal para deixar as fibras suculentas.
- Se possível, não ter ossos, pois a carne próxima dos ossos tende a não cozinhar perfeitamente como na churrasqueira.
Para se ter uma ideia, posso pensar em muitas carnes que tenham essas qualidades. Como a picanha suína, acém bovino e coxa e sobrecoxa de frango, pronto, aqui você já tem três das melhores carnes para airfryer.
Todavia, fiz uma seleção de boas opções, veja o que cada tipo de carne tem a oferecer de melhor!
Veja a melhor carne bovina para fazer na airfryer
Se eu tivesse que escolher apenas uma carne, considerando seu preço e resultado, ainda seria o acém. É muito versátil, de sabor agradável, não é tão caro e atende basicamente toda receita.
Apesar de cara ultimamente, a carne vermelha ainda é mais consumida, inclusive na airfryer. Por exemplo, podemos falar da fraldinha na airfryer, que é uma das melhores. Afinal, fica suculenta, apetitosa e com muitas camadas de sabor.
E olha, quando o assunto é carne na airfryer, tenho que confessar que você pode se perder, visto que dá para fazer:
- Bife de picanha ao alho assado e molho de chimichurri.
- Carne cupim assada em tiras na airfryer com molho de mostarda.
- Bife a cavalo ultra saboroso feito diretamente na airfryer.
- Costela sem osso na airfryer com molho barbecue puxado na mostarda e especiarias.
- Coxão mole à milanesa na airfryer com batata assada no alecrim e azeite.
Como pode perceber, dá para fazer de tudo e, se você não se convenceu, separei uma receitinha em vídeo. É uma maminha na airfryer que chega a desmanchar de tão macia, dá uma olhada:
Conheça o melhor corte de porco para fazer na airfryer
Os cortes do porco só reforçam o quanto a fritadeira elétrica é pura praticidade na cozinha moderna. Aliando sabor, leveza e preços camaradas, a carne suína é uma das melhores apostas.
E o melhor corte, na minha opinião, é o pernil de porco na airfryer. Eu gostaria muito de nomear o lombo como a melhor opção, mas infelizmente resseca com facilidade. Já o pernil não, pois tem uma “reserva” de gordura mais eficiente.
No entanto, você pode preparar bacon, bisteca, picanha suína, costelinha de porco na airfryer, entre outras.
DICA EXTRA: apesar de tanta vantagem e versatilidade, você precisa ter um cuidado extra com a carne de porco. Primeiro porque não se deve consumi-la crua, mas ao mesmo tempo, assar demais deixa borrachuda e sem sabor!
Qual corte do frango é melhor para fazer na airfryer?
De forma clara e rápida, eu sempre escolho a coxa e sobrecoxa desossada, simples assim. “Ah, mas porque fulano disse que a coxinha é melhor, que filé de peito é ainda mais fácil de fazer”.
Tudo é preferência, mas falando em termos de suculência, sabor e resultado, creio que nenhum outro corte supera a sobrecoxa. Isso sem contar que a pele fica crocante, dourada e apetitosa demais.
Ah, uma outra carne bacana para fazer na fritadeira sem óleo, é o coraçãozinho de galinha. Claro, é preciso todo um ritual na limpeza do miúdo, mas coração de frango na airfryer é um petisco incrível.
Tem como fazer peixe na airfryer? Qual peixe é melhor para fritadeira elétrica?
Sim, tem como fazer receitas magníficas de peixe na airfryer. Assumindo que você encontra tilápia em todo o Brasil, essa pode ser uma opção bem viável.
Para quem procura um peixe de qualidade maior, o salmão na airfryer é, sem sombra de dúvidas, sua melhor escolha. Só que esteja ciente de que vai gastar consideravelmente, pois a posta de salmão custa cerca de R$100,00 o quilo.
Em contraponto, um peixe muito saboroso que pouca gente aproveita é a pescada branca. Por ter uma carne delicada, branca e com sabor diferenciado, é ideal para assados rápidos na airfryer.
Uma dica valiosa, é forrar parte do certo da airfryer para que o peixe não grude no teflon. Feito isso, deixe a criatividade rolar solta. Afinal, peixe é vida, mas sem o excesso de óleo da fritura, é ainda melhor.
Dá só uma conferida nessa receita de posta de dourado na airfryer, tenho certeza de que vai convencer você:
DICA EXTRA: como não deixar a carne seca na airfryer?
Agora que você já escolheu a melhor carne para suas receitas, que tal algumas dicas rápidas para evitar ressecar? Essa é a principal reclamação, seja no tempo ou temperatura. Porém, é facilmente evitável, da seguinte forma:
- Sempre pré-aqueça a 200°: a carne precisa iniciar o cozimento de imediato. Assim, a parte externa é selada e a umidade fica dentro.
- Tipo de tempero utilizado: evite temperos artificiais e industrializados, opte pela marinada para frango, peixe e carne de porco. Quanto à carne vermelha, invista em temperos naturais e especiarias aromáticas.
- Tempo de preparo e cozimento: sempre respeite o tempo necessário de cada carne. A airfryer não faz mágica e, portanto, se passar do ponto certamente ficará borrachuda e bem desagradável.
Converse com seu bolso e escolha qual a melhor carne para fazer na airfryer
Eu não acredito na ideia de que exista uma única carne perfeita para airfryer. Contudo, é loucura dizer que escolher alcatra ou contrafilé ao invés do coxão mole não seja muito melhor, porque é.
Diante disso, faça o que é possível na sua realidade, pois a melhor carne não deve comprometer nosso orçamento. Não adianta escolher Prime Rib que custa caro, sabendo que não aproveitará de cabeça tranquila, pois gastou além da conta.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a compartilhar nas redes sociais. Dessa maneira, alcançamos outras pessoas que se arrependeram de comprar a airfryer por não saberem preparar carnes, combinado? Até a próxima!