Por que devemos ferver a salsicha? Veja o motivo e por quanto tempo

A salsicha é aquele enchido salva-vidas para quem vive na correria, mas você sabe por que devemos ferver a salsicha?

Devido ao processo de produção conhecidamente industrializado, precisamos ter muitos cuidados antes de consumir qualquer salsicha, em especial na fervura. Porém, nem todos sabem o motivo disso e acabam não fazendo direito.

Só que hoje você descobrirá o motivo que nos leva a ferver antecipadamente a salsicha. Portanto, venha comigo porque vamos saber tudo sobre o assunto!

Por que devemos ferver a salsicha? Tem que ferver mesmo?

Você pega a embalagem da salsicha e vê o escrito “pré-cozido”, logo pensa: vou é fazer direto na minha receita. Afinal, o negócio já passou por um cozimento prévio, né? Errado, e você vai entender o motivo a seguir.

De fato, atualmente quase todo produto passa pelo processo de pasteurização e choque térmico, onde é aquecido a 75°. Como resultado, a empresa alcança uma redução considerável das bactérias, microrganismos, entre outros riscos à saúde.

No entanto, essa salsicha ainda permanecerá na embalagem e, em muitos casos, será manuseada várias vezes após ser produzida. Por conseguinte, é necessário considerar que cedo ou tarde a deterioração do alimento vai acontecer.

E isso se agrava ainda mais quando o comércio vende a salsicha solta. Nesse contexto, o alimento entra em contato com superfícies contaminadas, comprometendo mais ainda sua integridade.

Em vista disso tudo, o motivo para ferver a salsicha é aumentar a segurança ao consumir essa carne processada. Portanto, o cozimento prévio garante a eliminação completa de potenciais bactérias e contaminação cruzada.

Isso sem contar que ao cozinhar a salsicha alguns minutos antes, a deixamos mais suscetível para incorporar em outras receitas. Digamos que você viu uma receita com salsicha e ovo, então, pode apostar que ficará muito melhor.

Outro ponto importante, é que a fervura ajuda a diminuir a gordura presente na “carne”. E como bem sabemos, a receita costuma apresentar altos níveis de gordura suína. Por conseguinte, a salsicha menos gordurosa é a de frango.

A fervura da salsicha é igual para todos os tipos de produtos?

Não, pelo contrário, cada tipo de salsicha exige um preparo específico, principalmente no que diz respeito à fervura. E aqui você pode considerar como tipos de salsicha os seguintes cenários:

  1. Salsicha embalada a vácuo: esse é o produto que exige menos tempo de fervura. Muito porque não entra em contato com nada, seja no manuseio do açougue ou supermercado.
  2. Salsicha vendida separadamente: aqui sim você precisará estender o tempo de fervura. Eu até recomendo consumir menos essa salsicha, pois dificilmente conseguimos comprovar sua procedência, concorda?
  3. Cuidados com a salsicha caseira: quando você faz embutidos caseiros, seja salsicha ou mesmo linguiça de porco, tenha atenção. Afinal, falamos de um alimento altamente perecível e a fervura deve ser maior.

Claro que nem todo mundo sai fazendo salsicha a torto e a direito, não é verdade? Nesse sentido, o maior cuidado é com o alimento vendido solto. De verdade, tenha muita calma e atenção à fervura, a fim de consumir com segurança.

Como ferver salsicha no tempo correto: 3 técnicas para não errar

Bom, agora você já sabe a razão para ferver salsicha, mas como ferver? Quanto tempo tem que ferventar a salsicha para deixá-la segura? Pensando nisso, separei as técnicas em alguns passos para falar detalhadamente, dá uma conferida!

1. Cozimento tradicional em panela com água

Você já se decidiu e vai finalmente fazer salsicha na airfryer. Mas claro que não colocará crua, mesmo porque o alimento tem certas impurezas, como aquele líquido viscoso próprio da sua produção.

Dessa forma, a técnica mais tradicional e segura, é ferver a linguiça em uma panela com água. Não é necessário colocar vinagre, limão ou bicarbonato, apenas água e salsicha.

Sendo assim, coloque água suficiente para cobrir as salsichas e leve ao fogo para esquentar. Essa etapa é muito importante, pois você não deve colocar o embutido em água fervente. Pelo contrário, a água precisa estar quente apenas.

Falo isso porque precisamos somente elevar a temperatura interna da carne. Então, quando esquentar coloque a salsicha e conte:

  • 5 minutos: esse é o tempo ideal para salsichas embaladas e que não tiveram contato com o exterior. Porém, você pode deixar mais alguns minutos, caso queira bem cozido por dentro.
  • 8 minutos: aqui você terá uma salsicha pronta para ser finalizada. Vamos supor que aprendeu como fritar salsicha, fica perfeita para isso.
  • 10 minutos: a fervura por 10 minutos é recomendada sempre que você comprar salsicha solta. Não importa a marca ou o tipo, fervente por 10 minutos para “esterilizar” completamente.

Para quem ama petisco com salsicha, a fervura na água é mais recomendada, pois não altera tanto suas características naturais.

2. Como ferventar salsicha no micro-ondas usando água?

Depois da airfryer, o micro-ondas é o maior quebra-galho da cozinha. Dá para fazer ovo, bacon no micro-ondas, carnes, entre outras coisas. No entanto, não é comum usar o equipamento para ferver a salsicha, então, será que dá certo?

Sim, e digo mais, é ainda mais rápido do que na água, pois a potência é concentrada, agilizando a fervura. Veja como fazer:

  1. Primeiramente, dê uma boa lavada nas salsichas.
  2. Com isso você retira aquela “baba” natural.
  3. Em seguida, use um copo ou um potinho próprio para micro-ondas.
  4. Depois é só colocar a salsicha e completar com água.
  5. O tempo depende da potência do micro-ondas, mas faça um teste entre 2 e 3 minutos.
  6. Esse tempo deve ser suficiente para ferventar corretamente a salsicha.

DICA EXTRA: experimente fazer pequenos furos para ajudar na liberação da gordura, deixando os preparos mais leves!

3. Como ferventar salsicha no microondas usando papel-toalha?

Você não leu errado, dá para fazer dessa forma. Contudo, vale ressaltar que é um processo muito, mas muito rápido mesmo. Dessa maneira, embrulhe as salsichas em papel-toalha de boa qualidade. Coloque no máximo duas salsichas por “embalagem”.

É fundamental fechar as laterais do embrulho para preservar umidade e calor. Por conseguinte, leve ao micro-ondas em potência máxima entre 25 e 30 segundos. Essa técnica ajuda a preservar mais as qualidades da salsicha.

Além do mais, evita que o embutido fique inchado, parecendo que vai estourar. Outra maneira de ferver usando papel-toalha, é umedecer o papel por completo, mantendo o mesmo tempo.

Como resultado, a salsicha fica com aspecto menos “torrado” e manchado, ou seja, fica aparentemente mais suculenta!

DICA EXCLUSIVA: como tirar o cheiro de salsicha do micro-ondas?

por que devemos ferver a salsicha

Não há nada pior do que fritar ovo no microondas e acabar com gosto e cheiro de salsicha. Já aconteceu com você? Infelizmente isso acontece com muita frequência, mas tem uma solução campeã para tirar o cheiro, faça assim:

  1. Preencha metade de um copo com água.
  2. Adicione 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio.
  3. Em seguida, junte também 1 colher (sopa) de limão.
  4. Agora, misture tudo muito bem e leve por três minutos ao micro-ondas.
  5. Acontece que o vapor vai amolecer e neutralizar as partículas da salsicha que ficaram grudadas.
  6. Depois é só passar um pano e fica tudo como novo.

Por que a água da salsicha fica amarela?

Isso acontece porque as empresas utilizam componentes para dar cor atrativa ao alimento na fabricação da salsicha. Algumas receitas utilizam corantes artificiais, o que não é ideal.

Por outro lado, quanto maior a qualidade da salsicha, melhor os ingredientes, pelo menos é o pensamento mais óbvio, né? Nesse caso, a salsicha leva o urucum, componente natural que tem uma cor avermelhada característica.

Portanto, quando você ferve a salsicha, grande parte disso é liberado na água, deixando-a com aspecto amarelado. Mas a cor também é resultado da eliminação de gordura!

Compreendeu bem por que devemos ferver a salsicha antes de consumir?

Acredito que agora você saiba basicamente tudo sobre a razão para fervermos a salsicha. Gosto de pensar que tudo em excesso faz mal, especialmente produtos que passam por rigorosos processos de industrialização.

Na prática, não quer dizer que você não possa comer, mas tenha moderação. Faça uma salsicha no palito num dia, aposte no espetinho de salsicha e queijo em outra ocasião. Assim, você pode comer de tudo e sem fazer tanto mal.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que todas estas informações enriqueçam seus conhecimentos a ponto de estabelecer um consumo seguro e consciente. Não esqueça de compartilhar e até a próxima!