Se você já desistiu de fritar ovo devido à sujeira e respingo de gordura, vai se surpreender ao aprender como fritar ovo no microondas.
Embora alguns digam que o sabor não é igual porque a gordura proporciona aquele gosto único, o preparo é super prático. Na verdade, é só vantagem, pois é rápido, não faz sujeira, o ovo fica perfeito e o sabor mais natural.
Sendo assim, venha comigo descobrir mais uma utilidade para seu forno micro-ondas que vai facilitar seu dia a dia. Confira cada dica e anote todo detalhe, combinado?
Como fritar ovo no microondas: 4 passos práticos para o ovo perfeito
Se tem como fazer ovo na airfryer, quem dirá no micro-ondas, onde a maioria dos alimentos ficam prontos rapidinho. Pensando na melhor maneira possível de mostrar como fazer, separei 4 passos e uma dica extra imperdível, anote os ingredientes:
- Ovo (de preferência com gema caipira);
- Manteiga suficiente para untar o recipiente;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Azeite para dar mais sabor (opcional).
Siga este processo fácil para o melhor ovo de micro-ondas
A “fritura” do ovo no micro-ondas se assemelha demais a como fritar ovo na frigideira. Isso porque tudo consiste em temperar, ajustar o recipiente certo e deixar o tempo necessário para chegar no ponto ideal.
Antes de mais nada, uma coisa que faz toda diferença, especialmente no micro-ondas, é o tempero utilizado. Quando fritamos na frigideira, a alta temperatura do óleo, azeite ou manteiga, transfere naturalmente sabor ao ovo.
No entanto, a fritura no micro-ondas é mais suave e não costuma agregar tanto sabor ao paladar. Por isso mesmo que você deve escolher bons temperos e especiarias. No meu caso, gosto muito de usar:
- Orégano
- Açafrão
- Pimenta-do-reino
- Ervas finas
- Curry
- Salsinha picada
Claro, não utilizo tudo ao mesmo tempo, mas são excelentes opções para você explorar. Mas saiba que o tempero fica destacado, uma vez que não se funde como na frigideira, portanto, sem exageros.
Sem mais delonga, veja a fritura no micro-ondas de forma resumida:
- Unte completamente um pratinho que possa ser esquentado no micro-ondas.
- É válido deixar a manteiga em temperatura ambiente para facilitar.
- Em seguida, quebre o ovo num recipiente à parte, assim você sabe se o ovo está podre ou fresco.
- Adicione temperos de forma comedida.
- Se preferir, dê um toque extra de azeite sobre o ovo.
- Por fim, leve ao micro-ondas pelo tempo médio de 1 minuto.
- Caso seja necessário, adicione mais alguns segundos.
Contudo, tem um segredinho nessa fritura que você encontra logo abaixo!
O que fazer para o ovo não estourar no microondas?
“Nossa, mas eu segui o passo a passo, queria saber por que o ovo estoura quando cozinha?”. Bom, existem inúmeras razões para isso, mas a principal delas está no funcionamento do micro-ondas.
Isso porque a radiação eletromagnética maximiza a agitação das moléculas de água no alimento. Além disso, tais ondas esquentam a gema de fora para dentro, exercendo uma “pressão” no interior da gema.
Como consequência, a gema pode acabar espalhada pelo micro-ondas. “Tudo bem, mas como contornar esse problema?”. É bem simples na verdade, basta fazer dessa forma:
- A principal estratégia é fazer um furo na gema, com uma faca de ponta ou garfo.
- Porém, cuidado para não rasgar demais, do contrário a gema escorrerá toda.
- Agora, se não quiser furar, o jeito é fritar numa potência mais baixa.
- Embora leve mais tempo, é uma alternativa para a gema intacta e apetitosa.
DICA EXTRA: um erro comum na hora de fritar ovo no micro-ondas é adicionar água na tentativa de fazer o ovo não estourar. Apesar de não ser uma má ideia, isso faz cozinhar o ovo no micro-ondas ao invés de fritar. Logo, se você quiser ovo cozido, siga em frente!
Quanto tempo para fritar um ovo no microondas?
O ovo frito perfeito no micro-ondas depende exclusivamente do tempo de cozimento. Mas falar em ovo perfeito é bem subjetivo, pois cada pessoa tem uma preferência.
Eu particularmente tenho fraqueza por gema mole. Sabe aquela que você corta e escorre sobre o arroz? Então, esse néctar dos deuses para mim, pode não representar a mesma experiência para você, concorda?
Diante disso, é importante entender os pontos da gema e clara, e quanto tempo leva para chegar em cada resultado. Mas não se preocupe porque pensei nisso também, onde acabei montando um comparativo superbacana:
- Ovo com gema mole: se você assim como eu gosta da gema escorrendo, o tempo médio é 40 a 45 segundos em potência máxima.
- Ovo com gema firme: para uma gema consistente e mais cozida, deixe 60 a 65 segundos em potência máxima.
- Sugestão de ovo bem frito: para os amantes de ovo “esturricado”, o jeito é fritar por 70 a 80 segundos em potência máxima.
Lembrando que os tempos mostrados podem sofrer variação. Afinal, nenhum equipamento é igual ao outro e cada ovo possui características próprias.
Vamos combinar, o negócio é tão fácil de fazer que dá para testar e experimentar de todas as formas, concorda? Portanto, se determinado tempo deixou a gema mole demais, faça outro e teste mais segundos, e por aí vai!
Para você ter certeza de que tudo que falei funciona na prática, vou deixar um vídeo ultrarrápido a seguir:
Utilize utensílios específicos para facilitar ainda mais sua vida
Esse quarto passo é na verdade uma solução final para você. Por exemplo, vamos supor que você seguiu todas as dicas anteriores. Entretanto, chegou à conclusão de que não foi satisfatório para seu paladar.
Com isso, a ideia é investir numa forminha própria para fritar ovos no micro-ondas. Isso mesmo, hoje no mercado você encontra uma forma que serve tanto para fritar ovos, quanto para fazer omelete.
A utilização da forma é vantajosa porque basta colocar o ovo no local indicado, fechar e levar para fritar. Se você pedisse minha opinião, eu ainda recomendaria o prato. Digo isso porque na forma há maior formação de umidade.
Por conta disso, o resultado é mais parecido com o método de como fazer ovo pochê, do que ovo frito. Mas a forma é tão barata que compensa comprar e testar. Em todo caso, você terá uma omeleteira de micro-ondas!
DICA EXTRA: dá para incorporar o ovo de micro-ondas em outras receitas
Ter ovo na geladeira é a melhor alternativa para “tapar buraco” na cozinha. Pensa só, você está com uma carne moída suculenta e cheia de molho praticamente pronta. Só que você percebe que precisa incrementar e fazer a receita render, certo?
Nesse caso específico, o que dá para fazer é um escaldado de ovo, já ouviu falar? Nessa receita a gente coloca o ovo ainda cru com clara e tudo sobre algum molho com carne moída. Em seguida, tampamos e deixamos cozinhar o ovo.
Contudo, se estiver em cima da hora, você pode fritar brevemente o ovo no micro-ondas e incorporar na receita. Afinal, dessa maneira o ovo vai quase pronto à panela, faltando apenas 1 a 2 minutos para ficar cremoso.
Outra maneira ainda mais prática de usar o ovo frito de micro-ondas, é incorporar no preparo de bife a cavalo. Aqui, fritamos um belo bife e finalizamos com um ovo bem mole por cima. Você precisa experimentar!
Se praticidade é o que você procura, acabou de encontrar dicas valiosas
Agora que você aprendeu tudo sobre como fritar ovo no microondas, ficará cada vez mais raro utilizar a frigideira. Se a gente consegue ter mais agilidade, sabor e menos sujeira, por que não experimentar, não é verdade?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de levar o conteúdo àquelas pessoas que sofrem com a fritura tradicional, mostrando como é simples usar o micro-ondas. Até a próxima!