Pessoas que aproveitam as promoções antecipadas de bacalhau e compram o peixe com antecedência, geralmente se perguntam se pode congelar bacalhau salgado.
Embora pareça que o bacalhau não exija tantos cuidados, a verdade é que seu armazenamento precisa ser bem cuidadoso. E digo isso não apenas pela deterioração da carne, mas também para preservar sabor, textura e garantir belas receitas.
Diante disso, acompanhe as ótimas dicas que escolhi para auxiliar você a ter sempre um peixe fresco e pronto para ser dessalgado. Vamos lá?
Será que pode congelar bacalhau salgado?
A resposta mais curta é não, não é recomendado congelar bacalhau salgado em hipótese alguma. E a razão para isso é bem perceptível, uma vez que o peixe já passou por um processo de salga e seca considerado “agressivo”.
O processo de salga consiste em deixar o bacalhau em contato com grandes quantidades de sal por longos períodos e sob pressão. Dessa forma, a umidade da carne é retirada e sua conservação aumenta consideravelmente.
Não à toa, é uma técnica utilizada há muitos séculos, onde as pessoas dependiam dessa conservação para se alimentarem.
Portanto, o bacalhau salgado já está em seu nível máximo de preservação, apenas aguardando você aprender como tirar o sal do bacalhau. Entretanto, é compreensível achar que pode congelar, pois é a coisa mais óbvia a se fazer.
Afinal, algumas pessoas compram o bacalhau com meses de antecedência, seja para aproveitar aquela promoção camarada ou utilizar suas aparas.
“Ah, mas ainda assim tenho receio de não conseguir manter uma preservação segura, o que acontece se congelar o bacalhau salgado?”.
O que acontece se congelar o bacalhau salgado?
Antes de mais nada, quando você leva o bacalhau ainda salgado para o congelador, ele não congela completamente. Dependendo da quantidade de sal o peixe pode acabar “mal congelado” e isso traz mais riscos do que benefícios.
Além disso, existem relatos de que o peixe pode acabar mais seco do que deveria, prejudicando sua receita. E o pior, pode acabar estragando devido à evolução das bactérias que se proliferam na carne.
Se formos olhar pela lógica, o congelador pode até parecer a melhor opção. No entanto, as condições internas vão na contramão da boa conservação do bacalhau. Isso porque o peixe salgado necessita de temperatura baixa, bem como de ambiente seco.
Como conservar bacalhau salgado: 7 cuidados que você deve ter
Gosto de dizer que quando se trata de bacalhau, especialmente como peixe para semana santa, a pessoa tem duas opções: comprar mais barato antes da loucura da Páscoa, ou gastar um pouco mais e ter menos dores de cabeça com a conservação.
Por exemplo, ao comprar um peixe próximo do preparo sua única preocupação será com a dessalga, que é algo simples. Contudo, se você não consegue se afastar da famosa “plaquinha de promoção”, aqui vão algumas formas de conservar melhor:
- Procure o peixe mais curado, pois quanto mais sal conter melhor e mais prolongado será seu tempo de conservação.
- Planeje o preparo e leve ao refrigerador de imediato.
- Umidade e calor devem passar longe do seu bacalhau, por isso tenha uma estratégia ao posicionar dentro da geladeira.
- Adicione duas rodelas de limão siciliano ao recipiente do peixe, isso ajuda a tirar o cheiro forte do peixe na geladeira.
- Nunca mantenha o bacalhau fora da geladeira, pois a mudança na temperatura durante o dia pode arruinar a carne.
- O ideal é enrolar o peixe em posta, lombo ou filé, em plástico-filme, saco para alimentos ou mesmo papel-alumínio.
- Evite colocar o peixe próximo demais do congelador, para que não haja nenhum risco de surgir umidade.
Inicialmente, a ação mais segura é colocar diretamente na geladeira e somente depois disso pensar em como incorporar nas receitas.
DICA EXTRA: embrulhe bem o bacalhau e leve à gaveta destinada aos legumes, assim você assegura a conservação mais assertiva!
Como saber se o bacalhau está estragado?
Ao longo dos preparos com peixe você aprendeu como saber se o peixe está fresco ou estragado? Então, saiba que com o bacalhau a avaliação é a mesma. Em outras palavras, avalie:
- Cor: a carne deve apresentar coloração amarelo-palha ou branca, caso perceba tons escuros, é indício de que está passado.
- Cheiro: o bacalhau possui cheiro forte naturalmente, mas se notar cheiro pútrido e excessivamente forte, descarte o peixe.
- Aspectos da carne e pele: mesmo salgado e ressecado, o bacalhau precisa estar com aspecto fresco.
- Formação de resíduos: caso encontre a formação de melados e líquidos viscosos na carne, é um forte sinal de que já era, não consuma.
Vale ressaltar que essas condições costumam acontecer com frequência em cenários onde a conservação se deu de forma precária. Mesmo porque a salga do peixe é justamente para prevenir essa possibilidade.
Quanto tempo dura o bacalhau salgado na geladeira?
Bom, você aprendeu com os erros ou seguiu minhas dicas e colocou o bacalhau na geladeira, até aqui ótimo. Mas você sabe por quanto tempo é possível deixar o peixe no refrigerador?
Já vi muitas pessoas acreditarem que a combinação da salga e o armazenamento na geladeira preservaria o peixe por tempo indeterminado. Porém, é fundamental saber que o bacalhau estraga como todo peixe.
Nesse contexto, montei um comparativo de quanto tempo dura o bacalhau salgado na geladeira, dá uma olhada:
- O bacalhau pode durar de 10 a 12 meses quando salgado e seco, desde que mantido em temperatura entre 2°C e 5°C.
- Caso seu refrigerador se mantenha em temperatura entre 5°C e 12°C, o tempo médio cai para 6 meses.
- Agora, se a geladeira é aberta diversas vezes ao dia, o recomendado é armazenar por 3 meses no máximo.
Lembrando que tudo depende exclusivamente dos cuidados ao embalar, da limpeza ao administrar o peixe e da potência da geladeira.
Tomar cuidados com o bacalhau salgado garante sabor e textura
Já imaginou que trágico comprar aquela bela posta de bacalhau Gadus morhua (o mais nobre) e acabar perdendo por falta de atenção na conservação?
Não apenas pelo alimento desperdiçado, mas porque estamos falando de valores que podem ultrapassar facilmente R$200,00 o quilo.
Dessa maneira, agora que você sabe que não pode congelar bacalhau salgado, fica mais fácil elaborar o cardápio, não é mesmo? Uma dica para finalizarmos é para você conhecer bem sua geladeira, assim você acerta em cheio na conservação ideal!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com outras pessoas, já que é um tema que gera muitas dúvidas. Até a próxima!