Você se pergunta como alguém inventou de fazer peixe na folha de bananeira, sendo que existem outras maneiras mais práticas?
Essa é uma das receitas mais saborosas e diferenciadas que eu já vi. E se você nunca comeu peixe feito assim, não tem ideia do que está perdendo.
Porém, se você quer aprender a chance é essa, pois escolhi somente dicas incríveis de um preparo sensacional especialmente para você. Vamos conferir?
Descubra 3 dicas para fazer peixe na folha de bananeira fácil
Essa é mais uma das “receitas esquisitas que deram certo”, assim como o peixe na telha, por exemplo. E como deu certo, todos querem aprender essa receita, seja para fazer num domingo à tarde ou numa ocasião especial.
Então, a partir desse momento você terá a chave para assar o melhor peixe que você já comeu. Afinal, a folha não está ali por mera decoração, pois cumpre um papel fundamental que você também aprende logo abaixo!
1. Existe um peixe certo para assar na folha de bananeira?
Não necessariamente. Considere que o peixe dessa receita deve seguir as mesmas regras quando o assunto é como fazer peixe grelhado. Em outras palavras, o peixe deve ter carne mais firme, estruturada e robusta.
Por exemplo, se você usar robalo, corre o risco de a carne desmanchar devido à delicadeza natural. O mesmo já não acontece com o curimbatá. Afinal, é um peixe “carnudo”, de muita consistência e ideal para assar diretamente na brasa.
Sendo assim, para a nossa receita utilizaremos 1 curimbatá de cerca de 2kg. “Ah, que bom, agora só falta eu cortar em postas e temperar então?”. Calma lá, pois você deve seguir algumas sugestões:
- Antes de mais nada, aprenda a limpar peixe para retirar as escamas e as vísceras por completo.
- A cabeça é opcional, ou seja, você pode assar com ou sem, “depende do gosto do cliente”.
- Faça cortes ao longo da pele para absorver melhor os temperos.
2. Você é quem escolhe os ingredientes
Embora a maioria das pessoas assuma logo de cara que é uma daquelas receitas complicadas, saiba que é o contrário.
A receita na folha de bananeira foi criada para todos, sem exceção. É simples, permite colocar os melhores temperos para peixe e resulta numa carne ultra macia e saborosa.
E quando falo em ingredientes, me refiro justamente à escolha dos componentes. A aposta de segurança é se manter no sal, pimenta-do-reino, suco de limão e alguma especiaria, como o lemon pepper. Tudo é válido na hora de temperar!
Contudo, e se você fosse além destas opções “batidas”? E se você utilizasse um mix com ervas frescas, como:
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Suco de limão suficiente
- Lemon pepper
- Azeite
- Folhas de manjericão fresco
- Ramos de tomilho fresco e debulhado
Nesse caso, você pode misturar estes ingredientes numa tigela e passar no peixe. Você pode espalhar todos individualmente para dosar melhor. Além disso, é possível fazer uma sensacional marinada para peixe.
A única alteração é a adição de 200ml de água e 200ml de vinho branco. Deixe marinar por 4 a 6 horas. Vale ressaltar que a receita é de peixe inteiro, ou seja, prepare uma mistura suficiente para temperar.
DICA EXTRA: bom, você definiu os temperos e sabe que vai ficar gostoso, correto? Mas você já pensou em grelhar algumas rodelas de limão siciliano para colocar dentro do peixe? Inclusive, combine com ervas frescas e coloque 1 limão em rodelas. Essa combinação vai dar muito aroma e sabor ao peixe!
Temperando o peixe para assar
Agora que já escolhemos o peixe e definimos os temperos, vamos à saborização. Como eu mencionei, você pode fazer a marinada na qual o peixe absorve os temperos ao longo de horas.
Porém, em ocasiões que o tempo não é aliado, nos resta apelar para o tempero tradicional, fazendo assim:
- Faça cortes na pele com 3 dedos de espaçamento.
- Polvilhe sal por todos os lados do peixe, inclusive dentro.
- Repita o mesmo processo com pimenta-do-reino e lemon pepper.
- Tenha cuidado com o lemon pepper, pois geralmente tem sal na composição.
- Besunte o peixe com azeite para espalhar os temperos.
- Coloque bastante tempero fresco, como manjericão e tomilho, mais as rodelas de limão siciliano assadas na brasa.
- Por último, despeje o suco de limão para penetrar na carne.
- Se for possível, é interessante temperar o peixe numa forma grande, a fim de que o tempero não escorra e dê tempo de puxar mais sabor.
DICA EXTRA: não sei quanto a você, mas manteiga na cozinha é minha paixão. Então, uma sugestão bacana é preparar uma manteiga de ervas e espalhar por todo o peixe. Não há combinação melhor que essa!
3. Como enrolar e assar peixe com folha de bananeira?
Prontinho, peixe temperado e pronto para ser embalado nas folhas de bananeira. Existe segredo aqui, você pode se perguntar. Não, o jeito mais fácil de embalar certinho é pensar na folha de bananeira como uma folha de papel-alumínio.
Dessa forma, abra uma folha de bananeira bem verde, coloque o peixe numa das pontas e enrole. O ideal é pressionar as laterais para ficar apertado, isso ajuda na hora de cozinhar.
Por fim, leve a uma altura entre 40cm e 50cm da brasa, pois a intenção é cozinhar lentamente na folha e não assar agressivamente. O tempo médio pode variar, mas cerca de 50 a 60 minutos devem ser suficientes.
Quando inteirar 1 hora você pode dar uma espiada para saber como está. Caso tenha dificuldades para fechar a folha, veja algumas coisas que ajudam a resolver:
- Escolha folhas bem verdes.
- Tenha certeza de ter higienizado corretamente.
- Preze por folhas que não tenham buracos.
- Coloque as folhas sobre a grelha da churrasqueira, assim ela desidrata lentamente os óleos e fica mais maleável.
- Depois de enrolar o peixe, passe barbante para segurar o “embrulho”.
- Use também a grelha específica para assar ou fazer peixe frito inteiro.
“Você se perguntou qual lado da folha de bananeira usar?”. Pois bem, assim como o papel-alumínio, deixe a parte fosca da folha para fora. Envolva o peixe no que seria a parte interna da folha.
Muito bacana a receita, não é mesmo? Para complementar seu novo aprendizado, vou deixar um vídeo completo a seguir:
DICA EXTRA: combine o peixe assado na folha com este acompanhamento
Quem tem o hábito de consumir peixe sabe da combinação perfeita que é a salada para acompanhar peixe.
E como não poderia ser diferente, deixo uma sugestão de salada que casa perfeitamente com peixe assado na folha de bananeira:
- Folhas de alface-mimosa
- Agrião
- Alface-americana
- Folhas de beterraba
- 10 folhas de hortelã
- 2 laranjas em gomo
- 100g de ricota cortada em cubos pequenos
- Azeite para finalizar
A quantidade aqui depende do número de convidados, bem como a quantidade de peixe por pessoa, mas capriche. Afinal, é melhor sobrar do que faltar, concorda? Para fazer é só misturar tudo numa tigela bonita e quebrar as folhas maiores.
Você também se surpreendeu com a receita de peixe na folha de bananeira? Essa é uma forma criativa de fazer peixe cozido de uma maneira saborosa e bem diferente.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar essa novidade, tem sempre alguém à procura de preparos únicos e que desafiem suas habilidades culinárias. Até a próxima!