Depois que você experimentou aquele peixe de carne escura assado no forno, nunca mais quis saber de outro. Mas vem cá, quais os mais consumidos e saborosos?
Não é novidade para ninguém que o Brasil possui grande riqueza e diversidade em suas águas. Porém, poucos realmente sabem escolher a melhor opção ao preparar. E isso influencia no sabor do prato, afinal, cada peixe tem qualidades específicas.
O que você acha de mergulharmos fundo para desvendar tudo sobre esse universo de sabor e possibilidades? Então, aproveite as informações incríveis de hoje!
Quais os principais tipos de peixe de carne escura mais consumidos? Descubra ideias de preparo para cada um!
Geralmente eu encontro pessoas que conhecem quase tudo sobre os peixes de carne branca, como o robalo. Mas quando eu entro na discussão de peixes mais rústicos com carne menos branquinha, a confusão aparece.
Eu vejo isso como “culpa” do próprio mercado, onde apenas carnes brancas são vendidas como peixes nobres. No entanto, tente usar um peixe de carne branca numa receita de um cozido demorado, e me fale o resultado.
Provavelmente vai desmanchar por completo. O que eu quero dizer, é que cada peixe tem o seu preparo certo. E as espécies de carne escura provêm majestosas receitas, mas é preciso saber escolher e preparar.
Vale ressaltar, que quando falamos em carne escura, não é necessariamente uma carne preta ou avermelhada demais. Muita gente chega aqui achando que a carne é feia e nada apetitosa, pelo contrário.
Estes peixes também têm nuances claras, mas a composição, a textura e o sabor são relativamente mais acentuados. Agora sim, vamos aos peixes!
1. Dourado tem uma carne muito valorizada e saborosa
Acredito que depois da tilápia o dourado seja um dos peixes mais consumidos pelo brasileiro. Encontrado facilmente no Nordeste e região Norte do Brasil, é um peixe super saboroso e com características como:
- Carne levemente escura e apetitosa.
- Possui muita maciez e suculência natural.
- No paladar oferece suavidade e toques agradáveis.
- Há quem diga que é um bocado adocicado.
- Grande versatilidade de preparo.
Não importa o método de preparo, o dourado vai suprir bem demais suas receitas. Um segredo para prepará-lo é usar temperos cítricos, pimentas e bastante azeite para umedecer a carne.
SUGESTÃO DE PREPARO: por ter uma carne mais firme, é ideal para grelhar na churrasqueira. Utilize sal, pimenta e azeite para uma carne fenomenal. Agora, se quiser mais segurança, aposte no forno com legumes e vegetais assados!
2. A carne do surubim nem é tão escura, mas entrega qualidade superior!
Antes que alguém diga alguma coisa, o surubim não possui uma carne tão escura assim, nem tampouco branca. Eu diria que fica no meio-termo, mas independentemente disso, é maravilhoso.
Conhecidamente um peixe de água doce, o surubim não é encontrado com tanta facilidade. Porém, se encontrar você deve comprar de imediato, pois suas qualidades são distintas, como:
- Carne branca em algumas partes e mais escuras em outras.
- Sua textura tem firmeza considerável, mas maciez nos preparos.
- O gosto é marcante, mesclando sabores adocicados e defumados.
- Carne com altas taxas de minerais, proteínas e vitaminas.
O verdadeiro desafio é encontrar a melhor opção de tempero para peixe, pois há muita divergência no assunto. Enquanto uns usam ingredientes mais neutros, como azeite, pimenta e ervas, outros capricham para valer.
Me refiro ao mix de alho amassado com cebola e sal, ervas aromáticas, pimentas fortes e até molhos. De qualquer modo, o ideal mesmo é equilibrar os temperos para que o sabor natural do surubim brilhe na refeição.
3. Cação é famoso e você deve conhecê-lo
Se eu te contar que uma vez tomei um susto quando fui comprar cação, você acredita? Estava com amigos e um deles pulou na minha mão dizendo: “cação é carne de tubarão!”. De prontidão, larguei o peixe e fiquei remoendo naquilo.
Realizando boas pesquisas, descobri que o termo cação é usado para diferentes peixes, inclusive algumas espécies de tubarão. Destaco o cação lixa e o cação mangona, ambas subespécies de tubarão.
E como sabemos, o consumo de tubarão não é recomendado por inúmeros fatores. Em contrapartida, compre de locais credenciados, honestos e que trabalhem com seriedade, pois há cações ideais para o consumo. Veja suas qualidades:
- Algumas espécies de cação entregam uma carne que vai do branco à cor palha, passando por tons escuros.
- Seu sabor costuma ser bastante suave e agradável.
- O ponto forte da carne é a sua textura delicada e ideal para determinados pratos, como cozidos.
- Seu custo-benefício é algo que chama a atenção, já que é relativamente barato e tem muita qualidade.
Aposte na posta de cação assado com legumes, elabore bons molhos e tenha refeições sensacionais!
4. Conhecendo a sensacional carne do peixe pacu
Presente em rios e lagos, o pacu é o velho companheiro do bom pescador. Mas mesmo quem não pesca tem a possibilidade de apreciar uma carne excepcional. Há quem diga que o pacu lembra ligeiramente o salmão, pois é delicado e pouco adocicado.
Quem mora na região amazônica deve comer pacu assado de “baldada” [risos], afinal, há muita abundância nestes rios. Você pode até estranhar à primeira vista, porque sua carne não é toda escura.
Costumo dizer que ele reúne o melhor de dois mundos: sabor suave e leveza dos peixes de carne branca. E a consistência perfeita para aperfeiçoar as refeições com grelhados, assados e cozidos longos.
SUGESTÃO DE RECEITA: prepare um inconfundível peixe na folha de bananeira, nem darei muitos detalhes para não estragar a surpresa. Agora, se quer algo mais na linha do churrasco, veja esse vídeo de pacu recheado com farofa:
5. Tambaqui é fácil de encontrar e sua carne escura é deliciosa
Se você nunca comeu costela de tambaqui assada, sinto informar, você não aproveita o melhor dos peixes. Dá para fazer postas, filés e até lombo de tambaqui, mas é a costela que guarda todo seu sabor. Falando em sabor, veja suas qualidades:
- A carne fica “dançando” entre tons escuros e brancos, o que torna seu sabor um mistério.
- Suculência é a qualidade que define o tambaqui.
- Não à toa, o consumo é enorme na região amazônica, onde o prato principal é a caldeirada de tambaqui.
- Posso garantir que o sabor é único e favorece muito refeições e churrascos.
- Resumindo, tambaqui é “pau para toda obra”.
Já imaginou fazer aquele inesquecível churrasco de frutos do mar e usar o tambaqui como a estrela da comemoração?
6. Difícil falar de peixe de carne escura e não lembrar do atum
O atum é um dos poucos peixes encontrados em diferentes partes do mundo. É impossível não o reconhecer, pois sua carne é completamente escura, tem sabor forte e marcante no paladar. Contudo, não é um peixe que serve para todas as receitas.
Na realidade, você precisa saber como fazer atum corretamente, do contrário, você pode “matar” a carne. A sugestão para esse peixe geralmente é servir cru, muito consumido na culinária oriental, ganhou espaço na mesa do brasileiro.
Contudo, você pode grelhar, fritar e assar, considerando os temperos e ingredientes complementares!
DICA EXCLUSIVA: 5 tipos diferentes de peixes com carne realmente escura que dividem opiniões
Os peixes mencionados até aqui possuem características que os encaixam em ambas as categorias de carne branca e escura. Seja pela consistência mais firme ou pelos sabores mais acentuados, eles cumprem bem o papel.
Além do mais, abrem o leque de possibilidades no cardápio e são mais fáceis de encontrar. Por outro lado, temos que considerar aqueles peixes mais raros e que só encontramos em locais especializados.
Inclusive, alguns não são tão comuns na gastronomia brasileira, por isso estão agrupados nessa lista final. Um bom exemplo é o bagre, espécie considerada pouco atrativa para o consumo.
Não por menos, existe uma lista de peixes que devemos evitar consumir em excesso. E infelizmente, algumas espécies de peixe de carne escura fazem parte da lista, por isso não entrei em seus detalhes. Dá só uma olhada:
- Arenque
- Anchova
- Bagre
- Sardinha
- Traíra
Tem gente que considera o salmão uma carne escura, mas não sabe que naturalmente é uma carne branca. Então, aposte cuidadosamente nestas opções, pois, além dos sabores realçados, alguns podem conter substâncias ruins para nossa saúde!
Peixe de carne escura é a tradução do sabor marcante na mesa do brasileiro
Peixe de carne escura é sinônimo de qualidade e sabor, seja na brasa, na grelha, no forno ou na frigideira. Porém, como você viu, é preciso saber escolher a melhor opção para seu cardápio, considerando as qualidades.
Nesse momento acredito que você consiga escolher com sabedoria, pois tentei trazer o máximo possível de informações válidas. Não deixe de explorar suas opções e bom apetite.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o conteúdo para ajudar outros a entenderem esse universo fantástico. Até a próxima!