Para você que se pergunta o que fazer com sobras de peixe, é importante saber que existem muitas formas criativas de transformar em novos preparos e receitas.
A primeira delas é não descartar o peixe, seja com sobra de isca frita, assado ou grelhado. E para quem acha que é complicado demais ou que não fica bom, é possível variar desde aperitivos a novos pratos completos, a exemplo da moqueca de peixe.
Sendo assim, confira as ótimas dicas e sugestões deliciosas para reutilizar o peixe com sabedoria, segurança e muito sabor. Vamos lá?
O que fazer com sobras de peixe: 5 ideias para evitar desperdício com criatividade
Quem nunca preparou um bacalhau e acabou se perguntando como reaproveitar resto de peixe, deve estar fazendo isso errado. Isso porque é algo comum na cozinha, já que costumamos fazer grandes receitas.
Porém, o segredo está justamente em se “virar nos trinta” para incorporar as sobras em outras receitas. Dessa forma, caso você esteja neste exato momento pensando como esquentar peixe frito, tenha calma.
Afinal, você precisa conferir as 5 ideias maravilhosas e inovadoras que escolhi especialmente para você!
1. Torta diferente e prática com sobras de peixe
É impossível falar de sobra de peixe e não pensar em torta. Porém, como eu gosto de mostrar coisas diferentes e práticas, essa sugestão é fantástica em sabor e rapidez. Para dar vida à receita você precisará:
- 300g de sobras de peixe (qualquer peixe);
- 1 alho-poró picado;
- 1 cebola grande picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 pimentão vermelho picado;
- ½ ricota ralada;
- 3 ovos;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Refogue levemente o alho, a cebola e o alho-poró. Junte o pimentão e o tomate e deixe refogar por 2 a 3 minutos. Agora, coloque os ovos numa tigela e bata levemente. Em seguida, desfie o peixe e reserve. Por último, amasse ou rale a ricota.
A receita consiste em misturar todos os ingredientes, adicionar os temperos com cuidado para não salgar demais, colocar numa forma untada e levar para assar em forno preaquecido a 180° por 30 minutos.
O ovo é o grande responsável por dar a consistência de torta, ou seja, não é preciso utilizar nenhum tipo de farinha.
DICA EXTRA: antes de mais nada, utilize um peixe com pouca espinha para diminuir os riscos de alguém comer. Outra dica valiosa é salpicar um pouco de farinha grossa de milho na forma untada, pois evita grudar e traz um crocante incrível!
2. Opção rápida para acompanhar o churrasco
Você preparou um maravilhoso tambaqui assado, mas infelizmente o peixe era grande e sobrou. No entanto, você tem um churrasco marcado com a galera logo no dia seguinte. O que você acha de fazer uma farofa sensacional para surpreender a todos?
Pois então, a sobra de peixe assado combina perfeitamente com uma farofa bem úmida e recheada de ingredientes, veja o que precisaremos:
- 1 colher (chá) de manteiga
- Alho e gengibre a gosto
- 1 xícara (chá) de seleta de legumes
- Sobra de peixe a gosto (300g é suficiente)
- 1 xícara (chá) farinha de milho tipo biju
- Sal, cheiro-verde, pimenta-do-reino, açafrão e uva passa a gosto
Você acredita que apenas com estes ingredientes é possível fazer uma das melhores farofas que você já comeu? Isso porque o peixe traz um sabor marcante que favorece a umidade da farinha de milho.
Tudo que você precisa fazer é derreter a manteiga, juntar a seleta de legumes, incorporar a farinha, adicionar os temperos e misturar até ficar homogêneo. Finalize com cheiro-verde picadinho e está pronto!
3. Aproveite para incrementar a receita de moqueca
Essa sugestão é para os amantes da verdadeira moqueca. Aqui você vai juntar o peixe diretamente no preparo da receita. Na verdade, o peixe funciona muito bem como acompanhamento para moqueca de camarão, por exemplo.
Entretanto, fica divino também no molho, trazendo textura e carne à moqueca. Só que é preciso tomar alguns cuidados, como:
- Procure utilizar um peixe sem espinhas, pois estamos falando de um cozido e as espinhas podem atrapalhar a refeição.
- Se possível, utilize as sobras de um peixe de carne mais firme e branca, assim você evita derreter na panela.
- As sobras de posta assada são mais indicadas, já que dão consistência ao caldo da moqueca.
DICA EXTRA: já que estamos falando de um prato típico, nada melhor do que fazer pirão de peixe com parte das sobras. Aí sim a refeição vai ficar completa e saborosa!
4. Prepare uma deliciosa quiche com sobra de bacalhau
Esta quiche ficará muito refinado, visto que a mistura receberá lascas de bacalhau. Inclusive, é uma quiche feito com batata em lâmina que rende uma “massa” muito suave e saborosa. O primeiro passo é separar os ingredientes:
- 150g a 200g de sobra de bacalhau
- 1 cebola picada grosseira
- 3 dentes de alho processados
- 2 folhas de louro
- Azeite a gosto
- 400g de batata em rodelas finas
- 6 ovos
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Primeiramente, refogue a cebola, o alho e o louro no azeite até dourar. Em seguida, junte as lascas de bacalhau e refogue por um minuto. Na sequência, coloque os ovos, o iogurte e os temperos numa tigela e bata até ficar homogêneo.
Para montar, coloque as rodelas de batatas numa travessa untada e regue azeite por cima. Cubra as batatas com o refogado de bacalhau e espalhe a mistura com ovo batido. Por último, leve ao forno preaquecido a 180° por 35 minutos ou até dourar.
5. Arroz cremoso com sobras de bacalhau
Como não podia faltar em nossa lista, trago até você uma bela opção de arroz cremoso, mas com o diferencial do bacalhau em lascas. Aqui é imprescindível saber como tirar o sal do bacalhau por completo.
Isso porque é uma receita que evidencia bastante o sabor do bacalhau, ou seja, caso esteja salgado pode não ficar tão bacana.
Além do peixe, você pode trazer seleta de legumes, azeitonas, tomate picadinho, creme de leite fresco, muçarela de boa qualidade e, claro, arroz branco cozido.
“Ah, mas não sei qual peixe usar nessa receita”. Não há segredo, você pode usar desde tilápia, pescada branca, namorado, merluza, enfim, qualquer sobra de peixe. Calcule 250g para cada xícara de arroz, assim o recheio ficará completo e único.
DICA EXTRA: outra forma de fazer é finalizar o arroz já recheado diretamente no forno em fogo alto. Dessa forma, o queijo fica gratinado e o peixe dá aquela dourada maravilhosa!
Reaproveitar sobra de peixe proporciona inúmeras possibilidades
As ideias acima são meras sugestões de quem já teve que se virar na cozinha para não jogar nada fora. O que quero dizer é que você tem a possibilidade de inovar de verdade, olhe para a geladeira e despensa e imagine o que poderia combinar.
É a partir de ações como essa que nascem, por exemplo, a quiche que mostrei acima, feito com batata e quase como um improviso. O importante mesmo é aprender na prática o que fazer com sobras de peixe, tenha curiosidade e surpreenda-se.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você conhece alguém que tem o costume de descartar restos de peixe, compartilhe para ajudar no reaproveitamento dos alimentos. Até a próxima!