Encontrar bons acompanhamentos para pirão é uma tarefa e tanto, mas depois que eu te ensinar o que combina com pirão de peixe, esse problema vai acabar.
As pessoas têm dificuldades porque o pirão geralmente é o acompanhamento de outros pratos, em especial da culinária nordestina. Dessa forma, podem surgir dúvidas quanto à combinação de sabores e harmonização de temperos, acertei?
Veja agora uma série de sugestões que vão instigar seu desejo de experimentar os novos sabores. Confira as ótimas dicas que separei!
Descubra o que combina com pirão de peixe em 5 acompanhamentos incríveis
A ansiedade em conhecer os melhores acompanhamentos é algo comum às pessoas que aprenderam recentemente como fazer pirão de peixe. Isolado, o pirão pode parecer um prato simples, principalmente pela quantidade de combinações possíveis.
Por exemplo, quem tem o costume de preparar moqueca de peixe, via de regra recorre ao pirão como guarnição. Em alguns casos, até mesmo uma farofa caprichada é indicada.
1. Moqueca é sempre uma ótima pedida
A moqueca é na verdade um prato principal, mas pode facilmente se tornar um dos melhores acompanhamentos para pirão. Se pararmos para pensar, o pirão é um prato mais encorpado e robusto, enquanto a moqueca tem aquele caldo irresistível.
Logo, combinar os dois pode ser a salvação do almoço de fim de semana, por exemplo. Entretanto, você ainda tem o dever de definir qual tipo de moqueca fazer. Afinal, temos inúmeras variações, como:
- Moqueca de camarão + legumes cozidos no vapor.
- Moqueca de peixe + frutos do mar + batata.
- Sugestão de receita de moqueca de camarão com peixe.
Desse modo, o pirão é valorizado por ter como apoio um caldo saboroso como nas sugestões acima. Para isso, você precisa aprender como fazer moqueca de camarão, que é uma das versões mais saborosas.
DICA EXTRA: e por falar em pratos típicos, não há como deixar de fora o cuscuz, não é verdade? Prato característico da região Nordeste, atualmente é consumido em grande parte do Brasil, e pode ser uma alternativa saborosa para puxar o caldo do pirão!
2. Faça salada para acompanhar pirão de peixe
Quem fala que salada não combina com pirão, certamente não gosta de salada ou tem preconceito de experimentar novos sabores.
Digo isso porque quando você prepara uma salada refrescante e com ingredientes pensados, o resultado é certo. E olha, diversidade de salada é o que não falta, veja as melhores:
- Salada de vinagrete com peixe: você pode usar aparas de peixe cozidas, azeite, pimenta de cheiro, cebola, tomate e cheiro-verde.
- Salada gelada de legumes cozidos: combine beterraba, abobrinha e brócolis no vapor, rúcula, pedaços de manga e um toque de limão.
- Saladinha tropical: leva palmito, tomate cereja, alface americana, suco de limão Taiti, azeite, pimenta-do-reino e vinagre balsâmico.
- Salada de batata: essa sugestão é para quebrar um pouco a “quentura” do pirão, pois a salada de batata é servida gelada. Aliás, recebe bem também lascas de peixe.
3. Arroz caribenho combina com pirão de peixe
Se a semana toda a gente come arroz branco, por que não diferenciar na hora de comer com pirão, não é mesmo? E como resultado de uma longa pesquisa para encontrar a receita que vai encher sua boca d’água, apresento o arroz caribenho.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz
- 100ml de leite de coco
- ½ cebola picada
- ½ pimentão verde picado
- 1 manga picada
- ½ pimentão vermelho
- 1 colher (café) de açafrão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 xícaras (chá) de água quente
O preparo do arroz é bem tradicional, basta refogar tudo, adicionar o arroz, esperar dar uma leve “fritada”, colocar água e cozinhar até secar por completo. Como resultado, você terá um arroz colorido, ultra saboroso e que é o casamento perfeito com o pirão de peixe. Vou deixar o vídeo da receita a seguir:
4. Farofa de banana é o par perfeito para pirão de peixe
Quer algo mais icônico para servir com pirão de peixe do que uma farofa úmida, cheia de sabor e aroma? Pois então, minha sugestão é se manter na zona de segurança nessa, já que a farofa de banana é costumeiramente consumida com pirão.
O preparo consiste em refogar cebola e alho, juntar pimentões coloridos, adicionar banana picada em rodelas e fritar até dourar. Em seguida, junte a farinha de mandioca, misture e deixe por alguns minutos para dar cor à farofa.
Para finalizar, salpique um pouco de cheiro-verde por cima ou mesmo coentro que fica saboroso.
4 dicas para não errar na farofa
- Não é necessário usar a banana-da-terra, pode ser qualquer outra.
- Prefira banana mais verde, pois a madura acaba desmanchando na farofa.
- Se não tiver farinha de mandioca, utilize a que você mais gosta, inclusive, a farofa pronta também dá super certo.
- O ponto ideal é quando a farofa ganhar cor, estiver úmida e com aspecto de “tostada”.
5. Combine o pirão com peixes assados
E como não poderia ficar de fora, você sempre pode escolher um peixe para assar no forno e servir com pirão de peixe. Há quem diga que não fica bacana ter a mesma fonte de proteína em dois pratos distintos.
Se você compartilha desse pensamento, este pode ser o momento para criar as melhores combinações com pirão. Afinal de contas, você pode fazer:
- Tambaqui assado com legumes grelhados + batata gratinada.
- Linguado ao molho de alcaparras e cogumelos.
- Pescada branca assada no papilote com ervas.
- Tainha recheada com farofa de banana + toque de bacon.
Portanto, mesmo que seu pirão já tenha peixe, nada impede de assar outro tipo para combinar. Nesse momento, use e abuse dos temperos para peixe!
DICA EXTRA: receita diferente de peixe cascudo com pirão de peixe
A nossa dica extra de hoje pode surpreender alguns, pois a sugestão é preparar o peixe cascudo assado. Essa é a oportunidade ideal para aprender como assar peixe na grelha e não grudar, uma vez que o cascudo tem uma carne de muito sabor.
À primeira vista pode soar estranho consumir o cascudo. Mas depois que assar com um toque incrível de ervas, azeite, limão e especiarias, dificilmente vai esquecer.
Isso sem contar que com uma saladinha e o pirão divino, a experiência gastronômica está completa. Trouxe o vídeo da receita para ajudar você:
Viu só como não há empecilho na hora de definir o que combina com pirão de peixe? Tudo vai da sua imaginação, dos temperos disponíveis e, claro, das dicas que escolhi a dedo para facilitar sua vida, tomara que consiga elaborar boas receitas!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com conhecidos que consomem apenas o pirão por não saberem o que podem combinar com essa receita incrível. Até a próxima!