O grande sucesso da moqueca de cação vai além do sabor e praticidade, pois esse é um peixe super barato. Quer aprender os truques da receita completa?
Eu acho quase um pecado a pessoa ficar presa apenas a um tipo de peixe na moqueca. Primeiro porque existem milhares de espécies ao nosso alcance atualmente. E outra, dessa maneira é inviável conhecer e aproveitar sabores diferenciados.
Diante disso, decidi mostrar como a moqueca feita com cação não perde em nada para a cioba. Quer saber o caminho para a felicidade? É só acompanhar a leitura!
Moqueca de cação descomplicada com uma receita irresistível + tempo de cozimento
Você já parou para pensar que a moqueca nada mais é do que um ensopado de peixe reforçado? Prato muito consumido na região Nordeste do país, aos poucos tem conquistado o coração de todos.
Via de regra escolhemos peixes mais tradicionais, como tilápia ou merluza, mas o cação é a escolha da tradição. Isso mesmo, cação é um dos melhores peixes para moqueca. Não à toa, em receitas típicas nordestinas, é ele quem brilha nas caldeiradas.
Agora, quando nos dispomos a fazer uma moqueca de cação com camarão, é algo assim, de tirar o chapéu. O que me diz de largar seus afazeres por um momento para focar nessa delícia que ganhará lugar no cardápio?
Ingredientes
- 1 kg de postas de cação;
- 5 dentes de alho picados;
- 2 cebolas médias cortadas em rodelas;
- 3 tomates em rodelas;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Suco de 1 a 2 limões siciliano;
- Cominho a gosto;
- ½ pimentão vermelho, amarelo e verde em tiras (metade de cada);
- Azeite de dendê a gosto;
- 300 ml de leite de coco;
- 100 ml de água ou caldo de legumes;
- Coentro e cheiro-verde picado a gosto;
- Azeite suficiente para refogar;
- 150g de camarão pequeno limpo.
1. Devo temperar o cação antes de colocar no molho?
Eu estava com uma receita na ponta dos dedos para você, mas o preparo me desanimou, sabe por que? A pessoa fez o favor de colocar o cação sem tempero algum dentro da panela. Vai ficar ruim? Impossível dizer, mas é preciso temperar antes, né?
O tempero para peixe em moqueca é uma das etapas mais importantes, eu sempre considerei isso uma coisa lógica. Nesse contexto, coloque as postas num recipiente, adicionando sal, pimenta-do-reino, cominho, azeite e suco de limão.
Depois é só massagear brevemente o peixe e reservar pelo menos 20 minutos. Nesse meio tempo, o peixe vai ganhar textura devido ao suco do limão, ficando ainda mais perfeito na moqueca.
Uma outra técnica das antigas, é temperar o peixe de véspera, mas não adicione sal. Assim a carne terá o sabor máximo e o molho ficará ultra saboroso!
2. Qual a ordem certa para montar a moqueca? E o camarão entra quando?
Eu já me deparei com algumas pessoas que acreditavam que a moqueca era um cozido difícil de fazer, pelo contrário. Tudo que você precisa fazer é montar as camadas numa ordem sem tanta exigência e cozinhar pelo tempo certo.
O pulo do gato, no entanto, é dar uma atenção extra aos camarões. Sendo assim, tempere-os com antecedência para fixar os sabores. Além do mais, garanta que eles entrem juntamente com o peixe, fazendo assim:
- Você pode ou não refogar o alho no azeite antes, fica a seu critério.
- Eu prefiro refogar porque acho que libera sabor e aroma.
- Em seguida, acrescente metade da cebola, tomate e pimentões.
- Um segredinho é temperar essa camada inicial com sal e pimenta.
- Na sequência, coloque todo o cação e espalhe os camarões temperados.
- Termine as camadas com o restante da cebola, tomate e pimentões.
- Feito isso, acrescente leite de coco, caldo de legumes e azeite de dendê.
- Finalize com coentro, cheiro-verde e azeite de oliva, tampe e cozinhe.
- O ideal é cozinhar em fogo médio tampado por cerca de 20 minutos.
- Passado esse tempo, abra e veja a consistência do molho.
- Se for necessário, cozinhe mais alguns minutos para apurar melhor.
Vale ressaltar que não é preciso ficar mexendo nos ingredientes. Afinal, nós queremos que os ingredientes cozinhem e murchem completamente, justamente para formar o corpo da receita. No vídeo abaixo você pode acompanhar ainda mais detalhes:
3. Como deixar o molho da moqueca encorpado?
O segredo para um molho de moqueca equilibrado e encorpado, é a proporção de leite de coco e água. Isso porque o leite de coco é responsável pela cremosidade, enquanto a água complementa a base do cozimento.
Todavia, uma sugestão extra incrível é preparar um caldo com a cabeça dos camarões. Para isso, misture alho-poró, temperos naturais, frescos e desidratados, dentes de alho e tudo mais que tiver à disposição.
Depois de cozinhar por pelo menos 15 a 20 minutos, coe o caldo e use parte na moqueca. O restante dá para guardar, congelar e reaproveitar posteriormente.
Se mesmo assim o molho insistir em não ganhar cremosidade, apele para o amido de milho. Claro, antes de juntar à panela, dissolva-o em água fria, é tiro e queda para engrossar o caldo do peixe.
DICA EXCLUSIVA: retire parte do caldo da moqueca e crie uma guarnição rápida de pirão de moqueca
Eu me recordo até hoje do sabor daquela combinação que experimentei em uma viagem à Bahia. No cardápio, moqueca de cação à vontade, com um caldo alaranjado como nunca tinha visto.
Como acompanhamento, um pirão feito diretamente com o caldo da moqueca. Ah, a cozinheira ainda teve o cuidado de torrar a farinha num bocado de azeite de dendê. Em seguida, retirou um pouco do caldo e misturou até engrossar.
Agora você nem precisa mais procurar um acompanhamento para moqueca de peixe, pois acaba de encontrar a opção perfeita!
Moqueca de cação é versatilidade e sabor para qualquer refeição
Toda vez que estou sem tempo para ficar em frente ao fogão, recorro à moqueca de cação. Posso garantir que nunca me decepcionei. A combinação de facilidade e qualidade do preparo é algo fora do comum.
Me arrisco a dizer que essa é uma receita de peixe para o dia a dia que enriquece nossa alimentação.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, volte aqui sempre que estiver procurando pratos novos e maravilhosos, tudo bem? Ah, se possível, peço apenas que compartilhe com outras pessoas e até a próxima!