Uma das grandes vantagens de consumir peixe é a diversidade de espécies, mas para aproveitar bem você deve conhecer os melhores peixes de água doce para comer.
Dessa forma, é possível escolher o peixe certo para cada preparo, considerando seu sabor e características únicas. Por exemplo, se você quer fazer moqueca cremosa e com textura, o peixe deve ter uma carne mais firme e assim por diante.
Então, não se preocupe com os detalhes, pois reuni as melhores opções e preparei dicas sensacionais. Tudo para você ter um cardápio vasto e de muito sabor!
Conheça os 6 melhores peixes de água doce para comer
Quando falamos em peixes que devemos evitar, muita gente considera os de água doce como sendo os mais impróprios. E isso se deve à ideia de que apenas os rios e lagos podem ser contaminados.
Só que é fundamental compreender que todo ambiente pode sofrer contaminação. Estou falando desde aquele rio que você costuma pescar até mesmo em parte dos oceanos.
Em contrapartida, os peixes de água doce podem ser melhor controlados, e isso atua como um ponto positivo. Afinal, controles mais rigorosos nos entregam carnes mais saborosas e nutritivas. Veja agora quais os peixes de água doce mais saborosos!
1. Tilápia está presente em todo lugar
Certamente você conhece e já comeu ou ainda tem como presença garantida no cardápio semanal, a tilápia. Por ser um peixe de cativeiro e com grande saída nas peixarias e supermercados, a tilápia é a grande representante do peixe de água doce.
Isso sem contar que é uma das espécies mais consumidas em todo Brasil. Seja para fazer tilápia frita em iscas, assar no forno ou grelhar, é um peixe muito versátil e relativamente barato.
O único cuidado está em escolher estabelecimentos que comercializem o peixe fresco e de procedência. Afinal de contas, é um peixe que oferece:
- Filés com poucas espinhas.
- Sua carne é branca, atrativa e algumas vezes puxada para o vermelho.
- Sua textura a configura como o melhor peixe para fazer moqueca.
- De sabor delicado e suave, consegue entregar muita suculência.
DICA EXTRA: além de todas estas vantagens, a tilápia tem sido bastante usada como peixe para ceviche, pois oferece tudo que o prato pede!
2. Aposte na traíra para um sabor diferenciado
A coisa mais normal do dia a dia é ver alguém “torcendo os olhos” para a traíra. E não é para menos, já que é um dos peixes que possui mais espinhas. A verdade é que tem que saber fazer esse peixe para aproveitar seu sabor e carne suculenta.
Para contrabalancear essa fama negativa, a traíra é rica em proteínas, carboidratos e complexos vitamínicos. Além disso, é um peixe que tem uma das carnes mais saborosas entre os de água doce.
Talvez a natureza tenha feito isso para instigar as pessoas a vencerem o desafio que é se livrar das espinhas. E por falar nisso, fiz questão de separar um passo a passo prático para eliminar as espinhas da traíra:
- O primeiro passo é saber como limpar peixe
- Em seguida, faça cortes contornando a espinha dorsal do animal.
- Depois você tem duas opções: tirar espinha por espinha do meio do peixe, ou executar um macete das antigas, chamado de “taiar”.
- Nesse caso, você faz cortes ao longo de todo o filé até ultrapassar o couro do peixe.
- Como resultado, você acaba quebrando as espinhas que são fritas e torradas ao levar em óleo quente.
Como é um procedimento meticuloso, vou deixar o vídeo da limpeza para acompanhar, experimente, porque vale a pena:
3. O famoso tambaqui assado
Tenho certeza de que você já foi a algum churrasco com peixe e se maravilhou com uma carne suculenta. Pois bem, você pode ter comido o tambaqui e nem sabia disso.
O principal e mais consumido corte é a costela de tambaqui, em especial quando a pessoa não sabe limpar o peixe por completo. Isso porque as costelas oferecem mais facilidade de consumo e possibilitam inúmeros preparos, como:
- Costela assada na grelha.
- Costela assada no forno com molho e legumes.
- Posta de tambaqui na churrasqueira.
- Se tiver cuidado ao limpar, o tambaqui também entrega filés excelentes.
Sua popularidade se deve ao sabor marcante, nível ideal de gordura e praticidade para eliminar as espinhas.
DICA EXTRA: se você está pensando em como fazer pirão de peixe, saiba que muita gente o utiliza, já que é consistente e agrega um sabor fantástico à receita!
4. Escolha o dourado para diversificar seu cardápio
Considerado por muitos como o “rei do rio”, o dourado é amplamente criado nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. A grande qualidade desse peixe de água doce está na carne branca, com excelente gordura boa e carne firme, ideal para receitas.
Nesse sentido, você prepara desde o filé, postas ou quem sabe um incrível peixe frito inteiro. Além disso, possui ótimo custo-benefício, ou seja, você tem ao alcance uma opção de peixe para incorporar facilmente no cardápio.
Sugestão de receita com dourado
- Filé de dourado na manteiga de ervas + farofa crocante + purê de mandioquinha salsa e cheiro-verde.
5. Traga o piau para sua cozinha
Em muitos locais o piau acaba não tendo grandes vendas devido às espinhas intramusculares. Porém, com os cuidados certos é um peixe de muito sabor, maciez e que agrega às receitas, como ensopados e cozidos.
Inclusive, você sabia que o piau é rico em ômega 3 e esbanja vitaminas e nutrientes? Ao optar pelo piau você pode preparar na pressão, fazer o tradicional escabeche, assar no forno, preparar com molho ou bem frito e sequinho.
6. Aproveite a versatilidade e sabor do curimbatá
“Ah, mas já ouvi falar que o curimbatá ou curimatã tem gosto de barro, é verdade?”.
Em partes sim, mas não é a carne que tem esse sabor característico, pois na realidade é o seu habitat que conta com a presença da geosmina. Essa substância é resultado da ação de cianobactérias que são normais em certos ambientes.
Contudo, é só aprender como tirar o cheiro forte do peixe que está tudo bem. Aliás, você também pode procurar por curimbatás que sejam provenientes de rios e lagos mais arenosos ao invés de ambientes com lodo em excesso!
11 outros peixes de água doce para você experimentar
Separei os peixes acima porque são aqueles mais fáceis de serem encontrados e têm valores razoavelmente positivos. Entretanto, é importante ressaltar que existem muitas outras espécies, como:
- Piraíba ou filhote
- Surubim ou pintado
- Tucunaré
- Pacu
- Lambari
- Dourada
- Cascudo
- Jundiá
- Cará
- Saicanga
- Piranha
Caso você encontre algum desses aí na sua região, pode comprar sem medo, já que todos são ótimos peixes.
Uma dica de ouro para economizar, é trocar o tradicional bacalhau por outro peixe igualmente saboroso, mas com menor valor agregado.
Alie a versatilidade e sabor dos peixes de água doce às suas receitas
Agora que você conhece os melhores peixes de água doce para comer, o que está esperando para montar o cardápio? A recomendação na ingestão de peixe é de duas vezes na semana, em porções que variam de 75 a 120g de peixe.
Entretanto, nada impede que você escolha um belo peixe para semana santa que seja de água doce. Afinal, quem cria os sabores tradicionais é você, utilizando bons temperos e harmonizando as especiarias com o peixe certo.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, caso você conheça alguém que está sempre em dúvida quanto à escolha do peixe, não deixe de compartilhar, pode ser a oportunidade ideal para ajudar outras pessoas. Até a próxima!