Você idealiza a receita, do tempero ao preparo, mas quando chega no açougue, deve escolher maminha ou fraldinha? Ô dúvida cruel que parece sem solução.
Eu entendo a escolha da carne como sendo a etapa principal de qualquer receita. É a carne que entrega maciez, suculência e sabor necessários para uma refeição singular, né? Dessa forma, a alternativa é saber um pouco mais sobre cada corte.
Por que você não continua a leitura para compreender o que cada carne tem a oferecer? Conheça suas vantagens e tome a melhor decisão agora!
Na dúvida se escolhe maminha ou fraldinha? Veja qual corte é melhor!
Se eu tivesse que resolver essa pendenga com rapidez, eu diria assim: pouco importa a escolha, pois ambas são excepcionais. De fato, é quase impossível apontar um benefício que um corte poderia ter sobre o outro.
Obviamente que algumas receitas ficam melhor com a carne fraldinha, a exemplo da fraldinha grelhada. Por outro lado, a maminha não deixa a desejar e também consegue ser igualmente versátil.
Como não lembrar do sabor e suculência da maminha na churrasqueira, juro que consigo sentir até o cheiro do assado.
Sendo assim, o melhor corte para seu preparo realmente vai da sua preferência, mesmo porque as duas têm características únicas. Entretanto, o sabor é algo que os cortes compartilham, pois são semelhantes.
“Ah, mas dessa forma você não me ajuda, eu queria saber justamente qual eu preciso escolher”. Bom, eu tenho a obrigação de dizer que para receitas de assados rápidos, a fraldinha é a melhor escolha.
Aqui eu me refiro à fraldinha assada no forno, onde geralmente colocamos guarnições como legumes e vegetais. Acontece que esse corte precisa ser cozido rapidamente e não suporta tanto tempo de cozimento, fica ressecado.
Em contrapartida, a maminha é uma carne ideal para assados e cozidos mais demorados. Isso se deve principalmente ao seu tamanho e composição de fibras. Por conseguinte, é um corte robusto que é “pau para toda obra”.
Mas é aquela coisa, nada impede você de usar a fraldinha num preparo tradicional de maminha e vice-versa. Novamente, tudo vai da sua preferência, visto que ambas têm qualidade altíssima e sabores sensacionais.
O que você precisa saber sobre a carne fraldinha + sugestão de preparo
Nada melhor para se decidir, do que saber em detalhes a composição e tudo que cerca o corte, concorda? Assim sendo, separei as principais informações que você deve considerar a respeito da fraldinha:
- Corte extraído do dianteiro bovino, sua proximidade com a costela bovina garante um sabor inconfundível.
- Embora considerada magra, geralmente encontramos aquele pequeno marmoreio que faz os olhos brilharem de alegria.
- Esse marmoreio é responsável por trazer suculência, sabor e maciez.
- Suas fibras alongadas acabam confundindo as pessoas a ponto de acharem que é uma carne dura.
- Pelo contrário, sabendo cortar carne para não ficar dura é um show de maciez.
- É um corte difícil de confundir, principalmente por conta da sua cor bastante avermelhada e apetitosa.
A fraldinha é perfeita para fazer churrasco na parrilla, já que é um assado feito em minutos.
RECEITA SUGESTÃO: fraldinha marinada na cerveja preta com especiarias + acompanhamento completo
Essa receita eu tirei exclusivamente da minha lista de preparos preferidos, é simplesmente um arraso. Você vai marinar a fraldinha numa combinação de azeite, cerveja preta, alho, cebola, temperos naturais e extrato de tomate.
Na sequência, deve-se escolher assar no forno ou na churrasqueira, os dois métodos ficam divinos. O acompanhamento pode ser uma omelete saborosíssima feita no pimentão, que tal? Aproveite cada segundo do vídeo abaixo e crie uma obra de arte gastronômica:
Tudo que você tem que saber sobre a carne maminha + ideia bacana de receita
Tem gente aí que não come se não for o corte da alcatra com maminha, você já conhecia? Isso mesmo, a maminha fica localizada na peça da alcatra, que mede mais de 80cm. Por conta disso, alguns açougues estão comercializando os dois cortes juntos.
Não preciso dizer que isso encarece bastante o preço do quilo, pois você leva para casa a qualidade da alcatra. Contudo, apenas a maminha já nos entrega tudo que precisamos em termos de sabor, afinal, dentre suas características, destaco:
- O interior das fibras musculares da maminha é visivelmente menos gorduroso do que outros cortes.
- Só que a parte externa pode ser recoberta por uma camada generosa de gordura, indispensável para assados deslumbrantes.
- Possui uma textura mais densa do que a fraldinha, aspecto que a torna ideal para assados prolongados.
- Apesar disso, é pura versatilidade, porque dá para fazer assada, cozida e até grelhada, sendo essa última desafiadora.
- Pode oferecer um custo-benefício melhor, principalmente no churrasco.
Está com pressa e escolheu a maminha? Experimente fazer bifes altos para grelhar na churrasqueira com agilidade e sabor. Além do mais, tempere com sal de parrilla e um mix de pimentas trituradas, me agradeça depois!
RECEITA SUGESTÃO: aposto que vou te surpreender com essa receita!
Quando pensamos em qual a melhor carne para strogonoff, a existência da maminha sequer é lembrada, né? Afinal, temos outras carnes que são consideradas superiores no strogonoff, como o próprio contrafilé.
Só peço para manter a mente aberta, pois a maminha vai surpreender seu paladar naquele strogonoff do domingão, anota aí:
Ingredientes
- 800g de maminha
- 1 cebola picada
- 3 colheres (sopa) de molho inglês
- 3 colheres (sopa) de molho shoyu
- Azeite a gosto
- 3 colheres (sopa) de ketchup
- 1 xícara (chá) de molho de tomate
- 1 lata de creme de leite
- Cogumelo picado a gosto
O segredo para obter uma carne bem macia, é cortar em cubos pequenos. Dessa maneira a carne perde menos líquidos e mantém a suculência. Além do mais, procure selar a carne rapidamente para preservar seu suco interno, certo?
O vídeo a seguir é uma amostra clara das diferenças entre maminha e fraldinha, confira para conhecer outras dicas:
Não importa se você escolhe maminha ou fraldinha, suas receitas ficam espetaculares!
Ficou mais fácil decidir entre a maminha ou fraldinha? Sabendo que as duas têm muita qualidade, pode ser uma boa ideia experimentá-las na mesma receita. Desse modo, você pode fazer o “tira-teima” para decidir de uma vez por todas.
Eu particularmente gosto das duas, e admito que já substituí uma pela outra, zero arrependimentos como resultado.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de levar esse conhecimento para os amigos e conhecidos. Pode apostar que nesse momento tem alguém quebrando a cabeça para decidir, até a próxima!