As pessoas costumam passar longe da lula na panela de pressão, pois acreditam ser uma receita muito complicada, mas com o preparo certo fica uma delícia.
De fato, essa não é uma das receitas mais tradicionais com lula, já que os preparos costumam ser feitos na frigideira e forno. Entretanto, quando você aprende os macetes tudo fica mais simples e abre um universo de novas possibilidades para experimentar.
Pensando em desmistificar o preparo dessa iguaria, separei dicas sobre o tempo de cozimento, técnicas de limpeza e uma receita super completa. Se eu fosse você continuaria a leitura!
Qual o tempo de cozimento da lula na panela de pressão?
Um dos problemas mais comuns na hora de fazer a lula, é que a carne pode ficar borrachuda facilmente. Você já esteve num restaurante onde a lula parecia “toucinho”, ou seja, você mastiga e mastiga e nada de desfazer?
Então, certamente o responsável pelo prato errou feio no tempo de cozimento. Os profissionais de verdade costumam dizer que o preparo da lula é oito ou oitenta, não há meio termo. Nesse sentido, você tem duas opções:
- Cozimento rápido: aqui você cozinha a lula rapidamente, coisa de 5 a 10 minutos no máximo,
- Cozimento longo: ou você cozinha por um tempo bem maior, digamos de 45 minutos a 1 hora, dependendo da quantidade e receita.
“Ah, mas deve existir uma margem mais coerente”. Pior que não, a lula e todos os outros frutos do mar, como camarão e polvo, não devem ser cozidos entre 15 e 35 minutos. É justamente nessa janela de tempo que a carne vira uma borracha.
E quando falamos na panela de pressão você deve se programar para fazer receitas maiores, com mais tempo de cozimento. Ou então partir para a famosa selada na lula.
O que fazer para a lula ficar macia?
Primeiramente, o correto é limpar a lula. Quando sobram resquícios de sujeira ou partes não indicadas para consumo, o cozimento pode ser afetado.
E o mais importante: respeitar o tempo de cozimento na pressão. Se a receita pede 10 minutos, faça questão de marcar exatos dez minutos. Por outro lado, se exigir um cozimento mais lento, tenha certeza de estender pelo tempo ideal.
“Ah, mas acabei esquecendo e passou de 10 minutos, o que eu faço?”. Nesse caso, o ideal é ir além dos 45 minutos na pressão. Dessa forma, a textura e a consistência da carne acabam voltando naturalmente!
Como fazer lula na pressão: receita com passo a passo prático
Antes de mais nada, o ideal é analisar todos os ingredientes da receita para saber quais podem ou não ficar tanto tempo na pressão. Por exemplo, se você coloca legumes “frágeis”, certamente podem derreter em longos cozimentos.
Dito isso, escolhi uma receita de lula recheada na panela de pressão que é um arraso. Fácil de fazer, essa receita entrega os benefícios da lula, dá uma olhada nos ingredientes!
Ingredientes do recheio
- 3 dentes de alho picados
- 6 palmitos médios
- 2 ovos cozidos e descascados
- 1 maço de cheiro-verde
- Tentáculos da lula
- 1 tomate sem semente e pele picado
- 1 posta pequena de salmão (opcional, pode ser outro peixe)
Ingredientes do preparo da lula
- 6 lulas
- 4 dentes de alhos processados
- 1 tomate sem semente e pele picado
- Sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde, orégano e tomilho a gosto
1. limpe as lulas corretamente
Esse molusco possui algumas particularidades, principalmente quanto à limpeza. Se você acha complicado entender como limpar camarão para fritar, certamente vai se espantar com o processo a seguir:
- Primeiramente, puxe com delicadeza e firmeza a parte dos tentáculos, vai sair uma parte interna bem grande.
- Em seguida, limpe todo o interior do corpo da lula.
- Aqui você vai se deparar com uma coisa curiosa chamada “pena”, que é uma espécie de cartilagem parecida com plástico, descarte.
- Na metade dos tentáculos, corte acima dos olhos da lula.
- Ainda nos tentáculos, tem uma “sujeirinha” interna que precisa ser retirada, então, vire e aperte até soltar.
No caso, a gente vai rechear a parte do corpo, mas utilizaremos também os tentáculos! Veja o vídeo para aprender como limpar lula corretamente:
2. Escalde as lulas para facilitar na hora de rechear
Se você tentar rechear a lula crua, vai notar que é muito maleável e difícil de rechear assim.
Porém, uma dica simples é escaldar em água fervente com sal e pimenta por 3 minutos. Esse tempo é ideal para enrijecer a carne, facilitando muito ao introduzir o delicioso recheio!
3. Prepare o recheio simples
O recheio é na verdade uma mistura com os ingredientes. Para acertar de primeira, fiz um passo a passo:
- Lave os tentáculos e pique, temperando na sequência.
- Além disso, tempere o salmão com especiarias, sal, pimenta e um toque de limão.
- Em seguida, pique o restante dos ingredientes, como palmito, tomate, cheiro-verde e os ovos.
- Agora, refogue o alho processado, junte os tentáculos e também o salmão temperado e desfiado.
- Depois que der uma boa dourada, incorpore os outros ingredientes e misture até ficar úmido na medida.
DICA EXTRA: é essencial que o recheio não fique seco demais a ponto de virar uma argamassa, nem úmido em excesso, pois acaba escorrendo da lula.
4. Recheie a lula com facilidade
Com o recheio pronto, é hora de colocarmos dentro da lula para levar na panela de pressão. Aqui você pode usar uma simples colher, visto que escaldou a lula para simplificar, correto?
Entretanto, uma dica valiosa que te dou é usar uma manga de confeitar, dessas bem baratinhas. Como resultado, você poderá rechear completamente o interior do molusco, mas lembrando de não exagerar.
DICA EXTRA: para assegurar que o recheio não vaze, pode ser conveniente fechar a lula com palitos de dente, simples assim!
5. Cozinhe na pressão com atenção ao relógio
Agora chegamos ao momento decisivo, aquele momento em que a gente vê o resultado de tanto cuidado ao preparar essa carne incrível. Faça da seguinte maneira:
- Refogue primeiramente o alho e a cebola com azeite na panela de pressão.
- Acrescente o tomate picadinho, o cheiro-verde batido e as lulas, com todo cuidado.
- O pulo do gato está em colocar 1 cebola média fatiada em rodelas.
- A cebola e o tomate serão responsáveis pela umidade necessária para que a lula não queime ou resseque.
- Por fim, feche a panela de pressão e cozinhe por exatos 10 minutos.
Retire a pressão e sirva uma das melhores lulas recheadas. Como acompanhamento você pode preparar um arroz simples ou colorido, pode servir saladas com lascas de peixe, ou quem sabe com uma deliciosa moqueca de camarão.
Gostaria de frisar um ponto relevante: os temperos e ingredientes utilizados aqui são meras sugestões, tudo bem? Digo isso porque você pode optar por outros ingredientes que agradam mais seu paladar.
A ideia de ensinar você dessa forma, é justamente mostrar como fazer lula na panela de pressão. Os incrementos e complementos ficam inteiramente a seu critério.
Por isso digo sempre: experimente novos temperos, traga ingredientes que nunca utilizou, pois é isso que transforma uma cozinha!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, como não é um preparo que a gente vê todo dia, compartilhe o conteúdo, assim mais pessoas perdem o medo de fazer a receita. Até a próxima!