Você olha para a quantidade de coraçõezinhos nos açougues e se pergunta de onde vem tanto miúdo? E por falar nisso, a galinha tem quantos corações? Você sabe?
Bom, saiba que existe um mito e muita informação desencontrada, justamente pela movimentação expressiva dessa carne. Porém, devemos considerar primeiro a produção de frango no Brasil.
Então, confira a verdade sobre o coração de galinha. Além disso, entenda o cenário da produção e veja dicas de arrasar com essa carne de muito sabor. Vamos lá?
Afinal, galinha tem quantos corações? A verdade que você precisa saber!
Não existe resposta longa ou complexa para essa pergunta, pois cada galinha tem apenas um coração. Isso mesmo, cada coraçãozinho que você consome naquele churrasco com os amigos, vem de apenas um animal.
O povo costuma dizer “coração de frango”, mas no caso, é tudo coração de galinha mesmo. Muito da mistificação sobre a quantidade de órgãos no animal, se dá pela quantidade de miúdos que encontramos no mercado.
Há ainda a ideia de que a ave de granja, a famosa carne processada de galinha, contenha ainda mais corações. Para se ter ideia, já vi em grupos de discussão as pessoas afirmarem que uma galinha tem 7 corações, acredita?
A ideia de que as doses exageradas de hormônios sejam responsáveis pela quantidade de corações, é uma realidade. Mas no fundo, não tem como culpar as pessoas por isso, pois os dados sobre produção não costumam ser visíveis.
Daqui em diante, sempre que fizer coração de frango na churrasqueira, vai se lembrar disso. Inclusive, continue acompanhando para entender um pouco mais sobre o mercado, produção anual e receitas exclusivas!
Conheça a produção anual de coração de galinha no Brasil
Para entender o consumo e a produção de coração de frango, é fundamental conhecer a produção geral de frango. Dessa forma, apenas em 2020, o Brasil produziu o equivalente a quase 14 milhões de toneladas de frango.
Não há dúvidas de que é muito frango, mas e quanto aos corações? Pois bem, esse cálculo não é feito com tanta frequência, mas encontrei um número impressionante.
- Consumo de coração de frango em 2017: uma estimativa aponta o consumo acima de 5 bilhões de corações de frango.
- Produção anual estimada: números apontam que a produção anual de coração encosta na cada dos 6 bilhões de unidades.
- Estado que mais consome: considerando receitas como sarapatel, muita gente acha que o Nordeste é o maior consumidor. Porém, estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, consomem mais.
Isso mesmo, estes três estados chegam a consumir quase 4,5 bilhões de coração por ano. Enquanto o restante é dividido entre os outros estados. Aliás, você sabia que praticamente não há exportação de coração de galinha?
Afinal, o brasileiro dá conta de consumir tudo, onde em alguns lugares é um ingrediente indispensável do dia a dia!
Quantos corações de galinha tem em um quilo? Planeje melhor seu churrasco!
Essa é uma dúvida frequente para pessoas que costumam dar grandes churrascos. Sabe aquele amigo que costuma fazer churrasco para 30 pessoas? Então, pode apostar que está sempre procurando essa resposta.
Contudo, a resposta varia bastante, pois não existe uma regra para a quantidade. Na realidade, o cálculo pode ficar da seguinte maneira:
- Quantidade de coração por quilo: normalmente são necessários entre 85 e 100 corações para formar 1kg dessa preciosidade.
- Quantidade de espetos: uma outra informação bacana, é que dá para fazer em média 4 espetos de coração de frango com 1kg.
DICA EXTRA: para aumentar o rendimento em seus preparos, só retire as gordurinhas quando estiverem com excesso. Afinal, além de dar um sabor todo especial, ficam incríveis quando assadas na brasa!
3 formas de preparar coração de galinha irresistíveis e fáceis
O coraçãozinho de galinha é sinônimo de churrasqueada para a maioria dos churrasqueiros de plantão. Porém, em estados como Santa Catarina, onde o consumo é expressivo, ninguém fica fazendo churrascos todos os dias, concorda?
“Certo, mas como o consumo é tão grande nesse cenário?”. Simples, as pessoas incluem o coraçãozinho diretamente nas refeições diárias. Para quem acha que não dá para ter criatividade nesse momento, apenas acompanhe as sugestões abaixo.
1. Coração de galinha frito é uma delícia
Recomendo este preparo para dias de correria pura, principalmente na segunda-feira. Isso porque o coração de galinha frito é muito rápido, mesmo porque você não pode fritar demais, senão fica rijo.
Nesse caso, você pode fazer de muitas formas diferentes. Por exemplo, sabe quando você faz bife acebolado, suculento e saboroso? Então, dá para fazer com coraçãozinho também, fica sensacional e é muito prático.
Eu recomendo você usar bastante tempero natural, alho picado, cebola e cheiro-verde, todos trazem sabores e aromas maravilhosos!
2. Experimente hoje mesmo coração de frango na airfryer
Final de semana chegando e já está tudo combinado com a galera. Porém, de repente bate aquela preguiça de fazer as coisas, já aconteceu isso com você? Comigo sempre acontece isso, e para solucionar eu recorro à airfryer.
“Nossa, mas tem como fazer coração de frango na airfryer, sem ressecar ou ficar borrachudo?”. Sim, se essa era uma dúvida sua, saiba que as receitas na airfryer ficam magníficas.
Só que o segredo para dar certo é ficar de olho no tempo, de modo a não ressecar e perder suculência. Uma boa alternativa é agregar outros ingredientes à receita, como a própria cebola.
Com isso, você cria mais umidade, valoriza a preparação e ganha em sabor, pois a cebola reduz e fica deliciosa. Além do mais, você ainda pode colocar batatinha e cenoura pré-cozida e usar bastante tempero diferente.
3. Preparo prático é coração de frango no forno, já provou?
Por último, mas não menos saboroso e simples, temos o coração de frango no forno. Aqui sim dá para incluir ingredientes “sem dó”, como batata, tomate, cebola, cogumelo e molhos.
O tempo médio de forno é de 40 minutos, sendo 30 fechados com papel-alumínio e 10 minutos aberto. Para ilustrar bem essa sugestão, separei uma receitinha muito rápida.
Ingredientes
- 500g de coração de galinha (limpo e lavado)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas picadas
- 1 pimentão verde picado
- Suco de ½ limão Taiti
- 1 pimentão vermelho picado
Coloque os corações numa tigela e espalhe os temperos, mexendo para pegar em todas as unidades. O limão entra para dar um gostinho cítrico, mas também para equilibrar os sabores.
Em seguida, faça uma “cama” com cebolas e pimentões, colocando os corações por cima. Por último, feche bem com papel-alumínio e leve ao forno a 180° entre 20 e 25 minutos. Depois, retire o alumínio e deixe até ganhar uma cor dourada.
É fundamental ir acompanhando e pressionando para ver a suculência, tudo bem?
Conseguiu tirar uma conclusão sobre quantos corações tem a galinha?
Se alguém perguntar: “a galinha tem quantos corações?”, você sabe bem como responder e tirar a dúvida dessa pessoa, né? No fim de contas, além de entender o assunto, você ainda tem inúmeras dicas de preparo na ponta da língua.
Agora é tirar o máximo de vantagem das receitas, seja para acompanhar aquele almoço de domingo ou as refeições da semana, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. E se você tem algum conhecido, amigo ou familiar que acha que galinha tem 4 corações, não esqueça de compartilhar o conteúdo, combinado? Até a próxima!