Fritar peixe com água: Aprenda esse truque para um peixe sequinho e crocante

Você achou a coisa mais bizarra quando alguém sugeriu fritar peixe com água, mas a curiosidade falou mais alto? Que tal aprender os detalhes por trás dessa técnica?

Esse jeito diferente de preparar peixe é a prova de que vivemos uma vida inteira e não conhecemos quase nada. Isso porque há sempre algo novo, criativo e inovador que nos leva por um caminho repleto de resultados incríveis.

Assim sendo, nesse momento você tem uma decisão a tomar. Seguir a leitura e aprender coisas fantásticas, ou continuar comendo peixe borrachudo, você escolhe!

Fritar peixe com água: dá certo? Qual o resultado? Como fazer?

Tem gente que dá até risada quando eu recomendo essa forma de fritar peixe, não entendo a razão disso. Talvez porque a pessoa não saiba que o resultado é magnífico e eleva a qualidade da receita a um novo patamar.

Então, sim, usar água no processo de fritar peixe é um método muito eficaz que vem lá de antigamente. Na realidade, obviamente que você não fritará o peixe na água, você sabe disso, né? A água, no caso, entra numa etapa primordial do preparo.

Dessa maneira, ela é responsável por criar uma espécie de “proteção” no empanado, ou seja, impedindo de encharcar. Como consequência, é justamente isso que favorece um peixe bem mais sequinho e ultra crocante.

Vamos supor que você aprendeu perfeitamente como empanar aquele belo peixe de carne branca, certo? Porém, depois de empanar você leva diretamente para o óleo, que infelizmente não está muito quente.

O resultado não poderia ser outro, o empanado encharca, o peixe fica molenga e a casquinha solta toda. Nesse contexto, usar a água aumenta a blindagem, consequentemente, o peixe fica daquele jeito que amamos.

“Tudo bem, mas como fazer isso da forma correta? O que é preciso para garantir tamanho resultado?”.

Conheça a melhor técnica de como fritar peixe com água fria

Certa vez uma pessoa me questionou, dizendo que a técnica recomendada não funcionou, que eu estava mentindo, isso e aquilo. Com muita preocupação eu perguntei como a pessoa tinha feito. E para a surpresa de zero pessoas, ela fez tudo errado.

Não é para menos que o “tiro saiu pela culatra”, já que ela tentou fritar na água, assim não dá. Vamos por partes, dá uma olhada no que você precisa fazer e na ordem correta:

  1. Antes de qualquer coisa, deixe o peixe chegar em temperatura ambiente.
  2. Depois é só escolher o melhor tempero para peixe, usando elementos cítricos, ervas frescas e muita especiaria.
  3. Adicione suco de limão siciliano para elevar a adstringência no sabor.
  4. Feito isso, o primeiro segredo é adicionar um pouco de amido de milho.
  5. Dessa forma você garante uma liga perfeita no empanamento.
  6. Após a marinada, é hora de empanar o peixe.
  7. Você pode usar farinha de trigo, maisena, fubá e farinha Panko.
  8. Bom, o segundo truque é passar os filés de peixe em água fria.
  9. Pode ser num recipiente ou panela, o importante é cobrir o filé.
  10. Enquanto realiza esse processo, o óleo precisa estar quente.
  11. Por fim, passe o filé empanado na água e escorra o excesso de líquido.
  12. Frite até dourar, neste preparo o peixe fica bem amarelado.

Portanto, a água é apenas para formar uma película indispensável na fritura. Existe uma técnica muito bacana de peixe empanado estilo tempurá. O peixe é empanado numa mistura que leva cerveja ou água com gás.

O interessante é que a casquinha fica bem cremosa e crocante ao mesmo tempo. Dá uma conferida no vídeo da técnica da água, você vai pirar nessa preparação:

2 dicas para aprimorar suas habilidades para fritar peixe usando água

Você sabia que eu poderia simplesmente parar por aqui, pois o objetivo do conteúdo já foi cumprido? Olha só, acima eu já dei uma pancada de dicas, mostrei como fritar o peixe com água e tudo mais, né?

No entanto, eu nunca me contento quando o assunto é compartilhar conhecimento. Além do mais, esse processo diferenciado pode gerar algumas dúvidas, como:

Para responder a estas e outras perguntas, montei um verdadeiro FAQ abaixo, aproveite!

1. O tempero do peixe muda nesse preparo?

fritar peixe com água

Eu diria que sim e que não. Isso porque o método de empanar peixe para fritar muda por si só e não apenas pela adição da água. Veja bem, diferentemente do frango empanado, onde precisamos de uma carne mais enxuta, o peixe é o oposto.

Então, é fundamental deixar o tempero mais úmido, pegajoso e aderente. Não à toa, eu sugeri o amido de milho há pouco, precisamente para cumprir esse papel. Via de regra, a composição perfeita do tempero envolve:

  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 tipo de erva pelo menos, podendo ser manjericão, tomilho, sálvia e orégano
  • Especiarias e condimentos a gosto, como pimenta branca, páprica, lemon pepper e pimenta jalapeño
  • Componente cítrico, como suco de laranja, limão ou ácido, como vinho branco seco
  • Azeite para emulsionar levemente o tempero
  • Toque de amido para agregar os ingredientes

Essa é a melhor maneira de temperar peixe, não importa o preparo. Aliás, essa mistura precisa marinar pelo menos 15 minutos para que tudo surta o efeito desejado!

2. Qual a melhor forma de empanar peixe para fritar com água?

De forma geral, não existe jeito certo ou errado de empanar peixe, o que existe na verdade, são métodos recomendados. Por exemplo, você não precisará empanar no ovo, farinha de trigo e farinha de rosca, é muito mais simples.

Assim sendo, você pode usar amido no tempero e empanar na farinha de trigo, por exemplo. A partir desse processo a casquinha do peixe fica bem fixada e crocante.

Contudo, se você aceitar uma recomendação pessoal, aprenda o quanto antes a empanar peixe com fubá. Isso sim vai proporcionar à sua receita uma crosta perfeita, bem amarelada, quebradiça e com um sabor inacreditável.

Receita especial para você fazer com muita facilidade

Agora chegamos ao momento de consolidar as dicas e mostrar algo prático para ganhar tempo na cozinha. Uma coisa que esqueci de comentar, é que o processo feito com água reduz drasticamente a quantidade de respingos de óleo.

Então, você vai fritar e a sujeira passará longe do fogão, olha que bacana, veja os ingredientes a seguir:

Ingredientes

  • 800g de filé ou posta de peixe
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Suco de 1 limão siciliano
  • Páprica picante, pimenta branca moída e toque de lemon pepper
  • Azeite a gosto
  • Farinha de trigo e fubá suficiente para empanar
  • Água para umedecer o peixe

Modo de preparo

  1. Comece temperando a carne e reserve por 15 minutos.
  2. Em seguida, misture a farinha de trigo com fubá e tempere levemente com sal e pimenta.
  3. Depois disso, passe os peixes na farinha até cobrir completamente e bata para tirar o excesso.
  4. Rapidamente, passe o peixe na água, escorra o excesso e frite.
  5. Você pode fritar em pouco óleo, cobrindo apenas a metade do peixe.
  6. Ou então, fritar por imersão para agilizar a refeição.
  7. Frite até dourar e ficar bem amarelinho, não passe disso para não amargar.

Prontinho, seu peixe passado na água e frito ao ponto, está uma perdição de gostosura. Utilize isso para petisco de peixe e combine bons molhos para trazer novos sabores ao paladar!

Fritar peixe com água gera economia e entrega uma das casquinhas mais crocantes

Confesso que eu me surpreendi com a técnica de fritar peixe com água, aposto que você também irá. Esse é aquele típico segredinho que somente as pessoas mais antigas conhecem. Mas fiz questão de trazer até você para receitas inesquecíveis.

Saiba que funciona para tudo, até mesmo com peixes de carne escura, já que têm mais gordura e sabor marcante.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite o ensejo para disseminar conhecimento nas redes sociais. Compartilhe com mais pessoas e veja a mágica da surpresa acontecer. Até a próxima!