Na padaria aos domingos ou feita em casa, a farofa para acompanhar frango assado é um clássico da cozinha brasileira. E se você aprendesse uma receitinha divina?
Minha avó dizia que uma pessoa só é completa na cozinha após dominar o preparo da farofa perfeita. Mas não é preciso ir tão lá atrás para saber que frango e farofa é o casamento mais abrasileirado. Logo, você tem que aprender certinho.
E para ajudar você alcançar essa conquista, mostrarei qual farofa é considerada a melhor segundo a preferência popular. Aliás, separei uma receitinha daquelas!
Em busca de uma boa farofa para acompanhar frango assado? Descubra qual a melhor agora!
Como se não bastasse o brasileiro criar tradição da farofa com frango, ele também fez isso com praticamente toda carne. Existe até mesmo uma versão de farofa para acompanhar bacalhau, camarão, moqueca de peixe, e por aí vai.
Só que como a maioria dos brasileiros consomem tais carnes com pouquíssima frequência, o jeito é combinar com frango mesmo. Afinal, domingão é sinônimo de frango assado de padaria para agilizar e simplificar o banquete do almoço.
Eu aposto que nesse exato momento você está cogitando receitas mirabolantes, assumindo uma farofa exótica, acertei? Ou quem sabe está achando que a receita só pode ser a farofa de bacon?
Você chegou a considerar alguma destas? Então, sinto em desapontar, mas a melhor versão para acompanhar aquele suculento frango assado, é a farofa de cebola. Isso mesmo, segundo a preferência popular não há outra que combine tanto.
Preciso admitir uma coisa, quando eu fiquei sabendo disso, obviamente corri fazer na primeira oportunidade. Aproveitei logo o almoço de domingo com frango e fiz a bendita receita, mas com aquele pé atrás, né? Afinal, parecia simples demais.
E para a minha inequívoca surpresa, que sabor maravilhoso, que combinação dos deuses, eu não poderia ter amado mais. Por essas e outras eu falo que a gente não pode “julgar o livro pela capa” de forma alguma. Geralmente caímos do cavalo, e feio.
No entanto, ainda que seja algo bastante básico, saiba que reuni as melhores sugestões. Por consequente, você terá ao alcance maneiras bacanas de inovar no sabor sempre que quiser um “tchã” extra nas receitas. Veja agora como fazer!
Como fazer farofa de acompanhamento para frango assado?
Aqui na cidade existem infinitos comércios que se arriscam a assar frango aos domingos, acredito que aí também. Alguns acertam, outros passam longe do ideal e tem aqueles estabelecimentos onde nem parece que é frango.
Como domingão é o dia da preguiça, regularmente pedimos assados aos domingos, assim como todo brasileiro que se preza. Porém, no meu caso eu faço isso mais pela combinação da farofa e da carne, acredita?
Não à toa, eu estipulo a qualidade do produto pela finalização da farofa. Por conta disso, posso dividir essa preciosidade agora, mas é uma exclusividade minha para você, combinado? É simples, mas é de coração, anote!
Ingredientes
- 2 cebolas grandes picadas em pedacinhos ou cortadas em rodelas finas;
- 1 dente de alho pilado com toque de açafrão;
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca ou suficiente para dar o ponto;
- 4 colheres (sopa) de manteiga;
- Sal, pimenta-do-reino, coentro em pó e manjerona a gosto;
- Azeite apenas para fazer contrapeso à manteiga, evitando queimar;
- Cheiro-verde picado a gosto.
Modo de preparo
- Comece o processo aquecendo a manteiga e o azeite;
- Assim que derreter, entre com a cebola e mexa de vez em quando;
- O ideal é refogar a cebola até ela murchar, dourar e acastanhar;
- Em seguida, junte a farinha aos poucos e continue mexendo;
- Dependendo da umidade, pode ser preciso colocar mais ou menos;
- Nesse ponto, você precisa de atenção para mexer até fritar a farinha;
- Isso mesmo, ela vai ganhar uma cor dourada e aparentar crocância;
- Na sequência, tempere a gosto, misture e incorpore o cheiro-verde;
- Desligue e sirva juntamente do frango assado.
Como pode ver, é simples, zero dificuldade e o resultado é simplesmente a perfeição. Costumo dizer em casa que não tem outro acompanhamento para frango assado tão incrível como essa farofa.
DICA EXCLUSIVA: todo preparo simples oferece margem para aperfeiçoamento
Nos dias corridos, especialmente quando eu faço o frango do zero, a farofa anterior cai como uma luva. Sem exageros, é coisa de poucos minutos e está pronta. Em contrapartida, quando eu opto por não fazer marinada para frango, me sobra tempo.
Daí eu aproveito e fico matutando sobre maneiras de aprimorar o acompanhamento. Foi em várias dessas aventuras que pude criar algumas versões únicas da farofa de cebola. Veja, anote, experimente e perca a cabeça com tanto sabor:
- Farofa de cebola e bacon defumado com tomate italiano.
- Farofa imperdível de cebola, alho-poró e calabresa picada.
- Opção deliciosa de farofa de cebola com linguiça caseira e ervilha.
- Opção diferente de farofa de cebola com pimentões coloridos.
- Sugestão caprichada de farofa de cebola com ovo e linguiça toscana.
- Sugestão única de farofa de cebola com farinha Panko, bacon e milho.
Ah, isso que deixei de fora a farofa de miúdos, pouco aproveitada, mas fenomenal.
Portanto, na hora de escolher seu acompanhamento, dê uma garimpada na despensa e na geladeira. As melhores receitas surgiram exatamente da ação de misturar ingredientes às cegas e aguardar por um milagre [risos].
Quanto você gosta de praticidade? Confira uma dica bônus incrível!
Não adianta, nem sempre conseguimos fazer combinações impressionantes, isso acontece muito comigo. Porém, no caso do frango e farofa isso pode ser revertido com muita simplicidade.
Isso porque você não precisa ficar inventando muito ou encher a mesa de firula, basta pensar por um segundo. E se ao invés de servir a farofa à parte, você usasse como recheio? Sabe aquele frango recheado para o Natal?
Então, essa é uma alternativa pouco explorada, pelo menos aqui na região. Só que o negócio fica tão bom, que a farofa ganha mais sabor do que o frango. O ponto alto dessa dica é a possibilidade de incrementar com ingredientes extras.
Dá para colocar azeitona, batata bolinha, cenoura, pedacinhos de calabresa, tiras de bacon, milho, ervilha, tomate, enfim, não tem limites. O segredinho é que a farofa absorve parte do líquido do assamento do frango.
Aí está mais uma ótima oportunidade e um motivo irrecusável para você aprender como temperar frango parar assar no forno.
Farofa para acompanhar frango assado é uma guarnição obrigatória para experiências completas
De zero a dez, quanto eu consegui surpreender você com a farofa para acompanhar frango assado? E quanto às recomendações extras, ficou mais claro como transformar e inovar na forma de preparar suas refeições?
Eu me despeço de você, desejando ter mostrado informações válidas que sejam aplicáveis ao seu dia a dia.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Vamos espalhar na internet as receitas de hoje e levar mais qualidade à mesa das pessoas. Compartilhe nas redes sociais e até a próxima!