Se você está procurando a melhor receita de espetinho de frango com queijo, então você chegou ao lugar certo. Olha, espetinho bovino é delicioso, mas quando você aprende a combinar frango temperado, queijo e um empanamento profissional, nada se compara em sabor e suculência.
Via de regra, esse espetinho é muito simples, basta espetar cubos de frango temperado, cubos de muçarela, empanar e fritar. Contudo, eu quero mostrar para você algo diferente, mas ainda assim, rápido de preparar.
Geralmente o pessoal deixa o espetinho de frango de lado porque acreditam que não tem nada de especial. Porém, garanto que a receita de hoje é fantástica e vai baratear seus preparos. Quer saber do que estou falando? Confira ótimas dicas!
Experimente uma receita rápida de espetinho de frango com queijo
Dependendo da ocasião, fazer apenas espetinho de carne vermelha pode sair caro, mesmo com cortes mais baratos, como paleta. Nessas situações, o frango, ainda que tenha subido o preço, é uma alternativa mais em conta, mas não menos saborosa.
No entanto, o maior desafio é ter criatividade suficiente para fazer o frango brilhar, porque convenhamos, é uma carne de sabor simples. Não se preocupe com isso, o preparo abaixo traz tudo que você procura: sabor, suculência e praticidade.
Ingredientes
- 500g de peito de frango sem osso em cubos médios
- 250g de muçarela em cubos do tamanho do frango
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Curry e açafrão a gosto
- Páprica defumada, orégano e colorau a gosto
- Azeite a gosto
Como temperar frango para espetinho
A pessoa vai lá e tempera o frango com sal e um pouquinho de pimenta preta. Depois ainda reclama que fica sem sabor, mas também, por que economizar tempero no frango? Juro que não entendo isso, então, perca o receio de usar temperos diferentes, aqui você vai temperar assim:
- Coloque a carne num recipiente e espalhe um fio de azeite, misture.
- Em seguida, adicione sal, pimenta-do-reino, curry, açafrão, páprica defumada e colorau, o importante é tingir o frango.
- Agora, espalhe mais azeite até umedecer bem e misture novamente.
- O primeiro segredo é reservar a carne pelo menos 30 minutos.
Sabe o que eu amo colocar no meu espetinho de frango com queijo? Um pouquinho de molho inglês, mas não é shoyu, hein? Acho que esse molho (chamado de “Worcestershire”) agrega um sabor fenomenal, pode experimentar.
Conheça uma massa simples e rápida
Enquanto o frango descansa e absorve os temperos, vamos preparar a massa. Para isso, vamos utilizar uma mistura mais líquida, como na cozinha oriental e asiática, para deixar tudo ainda mais prático.
Então, misture 1 xícara (chá) de leite, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 4 dentes de alho triturados, 1 cebola pequena triturada, orégano, sal e pimenta-do-reino a gosto. O objetivo é criar uma mistura maleável, mas consistente para envolver o espetinho.
Tem gente que prefere fazer massa de liquidificador, o que é interessante, mas dá um trabalhão, né? Com essa sugestão acima por ir na fé que é sucesso.
Como montar o espetinho de frango e queijo
Na minha opinião, a montagem do espetinho é a etapa mais importante da receita, pois é onde você cria a estrutura do espeto. Muito porque quando se utiliza massa para empanar, há risco de sobrar bolsas internas de ar.
Aliás, essa receita tem uma “jogada”, o frango não pode ir cru no espeto, pois pode acabar malcozido. Então, o jeito é fritar o frango temperado em uma frigideira com azeite e um pouco de manteiga.
Todavia, cuidado para não fritar demais porque o frango resseca. Desse modo, o pulo do gato é deixar a frigideira bem quente para selar rapidamente e manter a umidade interna. Quando notar uma cor caramelada, desligue e vamos montar.
Passo a passo para montar o espetinho
- Primeiro, espete 1 cubo de frango, 1 fatia fina de bacon (pré-frito) se preferir e mais 1 cubo de queijo.
- No queijo, tempere com azeite e orégano para agregar mais uma camada de sabor.
- Repita a ordem até preencher o espeto por completo.
- Para empanar, você pode espalhar a mistura da massa sobre os espetinhos ou modelar individualmente.
- Sendo assim, passe o espetinho na massa até cobrir tudo.
- Depois, mergulhe os espetinhos em farinha de rosca ou farinha Panko.
- Aguarde 20 minutos para a carne e o queijo aderirem à crosta.
Depois desse tempo, coloque óleo numa panela e aqueça bem, frite cada espetinho individualmente até acastanhar. Aposto que você nunca comeu um espetinho de frango com queijo tão suculento e saboroso.
O queijo estica, o frango fica molhadinho e a casquinha fica crocante. Por fim, prepare um molho cremoso delicioso e arranque elogios de todos.
BÔNUS: conforme você pega o jeito de fazer essa receita, mais prático fica o processo. Então, a recomendação especial é intercalar frango, queijo e um “pedaço de catupiry”. Logicamente, leve ao congelador até firmar bem, empane rapidamente e frite!
Espetinho de frango com queijo não precisa ser sem graça, basta pensar fora da caixinha!
E então, o que você tem para me dizer agora que aprendeu a melhor receita de espetinho de frango com queijo? Eu sei que existem milhares de receitas de espetinho de frango e muçarela, mas asseguro, poucas se igualam à receita de hoje.
Agora é a sua vez de deixar a criatividade liderar a cozinha. Experimente novos temperos, dê uma chance a queijos especiais, como Gouda e Gruyère, e faça boas marinadas para deixar o frango escorrendo de tanta suculência, não tem como errar.
Se você curtiu as dicas de hoje, que tal compartilhar com aqueles amigos que só sabem fazer espetinho de salsicha? Até a próxima!