Que o caviar é um alimento luxuoso e sofisticado todo mundo sabe. Mas, você sabe de que é feito o caviar e o porque dessa iguaria ter um preço tão elevado?
Afinal, é realmente curioso, por ser considerado um símbolo de elegância e requinte. Também por ser frequentemente associado à alta gastronomia e ocasiões especiais.
Como sabemos que essa é uma dúvida que muitas pessoas tem, resolvemos esclarecê-la de uma vez por todas. Aqui você vai saber tudo sobre a origem, a composição e o processo de produção do caviar.
Com isso, também vamos responder o porque de ser um alimento inacessível para muita gente em termos de valores. Então, vem com a gente e continue a leitura.
Você pode se interessar em ler também:
De que é feito o caviar? Veja de onde vem e porque é caro
Basicamente, o caviar é feito de ovas não fertilizadas de peixes, tradicionalmente de esturjões, um grupo desses animais pertencentes à família Acipenseridae.
Inclusive, vale mencionar, que ainda hoje o caviar feito a partir desse grupo é ainda o de maior valor agregado, especialmente as espécies Beluga, Ossetra e Sevruga.
Cada uma dessas espécies produz um tipo de caviar com características distintas em termos de tamanho, cor e sabor. Confira:
- Beluga: É considerada a variedade mais nobre e rara de caviar. As ovas são grandes, macias e possuem uma coloração que varia do cinza ao preto. O caviar Beluga é conhecido por seu sabor suave e delicado;
- Oscietra: As ovas de caviar Oscietra são de tamanho médio, têm uma cor que varia de marrom a dourado e uma textura mais firme. Seu sabor é rico e complexo, com notas de nozes;
- Sevruga: Essa variedade apresenta ovas pequenas, de cor acinzentada. O caviar Sevruga tem um sabor pronunciado e característico, muitas vezes descrito como mais salgado em comparação com as outras variedades.
No entanto, com a crescente demanda e a diminuição das populações de esturjão selvagem, outras espécies de peixes também são usadas na produção de caviar hoje em dia, como o salmão e a truta, por exemplo.
Depois de extraídas e limpas, as ovas são geralmente salgadas antes de serem consumidas como caviar. Tradicionalmente, elas eram salgadas com sal marinho, mas atualmente também são usados outros métodos de salga. Assim, se realça o sabor da iguaria e ajuda também na preservação.
Por fim, após o processo de preparação, o caviar é embalado em recipientes adequados e armazenado em temperaturas baixas para manter sua frescura e sabor.
Vale dizer que, esse alimento é altamente perecível e deve ser consumido dentro de um curto período de tempo após a abertura.
Por que o caviar é tão caro?
Agora que já esclarecemos de que é feito o caviar, vamos entender porque esse alimento é tão caro, podendo custar milhares de reais, para uma pequena quantidade.
Antes de tudo, vale reforçar que, existem atualmente uma variedade grande desse produto e preços proporcionalmente variáveis a depender da espécie utilizada para a obtenção das ovas.
Entretanto, vamos nos ater ao caviar tradicional. Esse sim é de fato uma iguaria luxuosa, sendo seu consumo reservado a quem realmente possui uma boa condição financeira.
Primeiramente, deve-se considerar que devido à pesca excessiva e à degradação do habitat natural dos esturjões, muitas espécies estão ameaçadas ou em perigo de extinção. Como resultado, a oferta de caviar diminuiu significativamente ao longo dos anos, tornando-o um produto escasso.
Além disso, o processo de produção dessa iguaria é demorado, meticuloso e delicado. Dessa forma requer conhecimento especializado.
Assim, as fêmeas de esturjão, que levam vários anos para atingir a maturidade sexual, são cuidadosamente selecionadas para a extração das ovas.
Após a captura, os ovários do peixe são abertos e as ovas são removidas cirurgicamente, com o objetivo de preservar sua integridade. Em seguida, as ovas são cuidadosamente limpas, retirando-se qualquer vestígio de membrana e impurezas.
Vale dizer também, que atualmente o método mais utilizado nessas espécies, principalmente por causa do risco de extinção é o humanizado. Isso significa que as ovas são extraídas a fim de manter a fêmea viva e sem prejudicá-la.
Isso aumenta ainda mais o valor de comercialização do produto, já que exigem técnicas de especialistas para a remoção seguindo esses parâmetros.
Conclusão
Em resumo, podemos responder genericamente sobre de que é feito o caviar, isto é, ovas de peixes não fertilizadas. Entretanto, a espécie utilizada para a produção da iguaria atualmente pode variar bastante.
De forma tradicional, o caviar é um produto obtido a partir de peixes do grupo esturjão. O seu alto valor é justificado pela escassez desse animal, que foi acentuada devido a pesca exagerada e métodos antigos de extração.
Também pelo próprio processo de produção, que requer tempo e um trabalho meticuloso.
Por fim, queremos saber se o texto esclareceu as suas dúvidas sobre esse alimento tão requintado e luxuoso. Conta pra gente o que você achou nos comentários, vamos gostar de saber.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!