Cupim recheado: Veja como fazer e os melhores recheios

O cupim recheado é uma das carnes mais versáteis e fáceis de rechear, fica faltando escolher apenas os ingredientes. Você já tentou fazer alguma vez?

Parece que o corte foi criado para receber recheios, pois tem muita carne, gordura na medida e sabor suave. Logo, caprichar nos temperos é a melhor alternativa para dar um toque especial à carne. E claro, escolher bons ingredientes ajuda.

Se até hoje você nunca tinha parado para pensar no cupim, saiba que eu fiz isso por você. Hoje você aprende como rechear e diversos recheios únicos. Vai perder?

Aprenda agora como fazer cupim recheado suculento + 2 sugestões de preparo

cupim recheado

Tirando cortes nobres e caros, como alcatra, picanha, contrafilé e miolo de alcatra, a carne cupim é perfeita para rechear. Isso porque a peça é carnuda, tem colágeno, gordura e seu sabor combina com basicamente tudo.

Diferentemente do lombo de boi recheado que tem sabor potente e precisa ser balanceado, o cupim agrega facilmente aos ingredientes. Então, se você quiser usar queijo, calabresa, cenoura, tomate, bacon, enfim, tudo casa maravilhosamente.

O grande segredo mesmo, é acertar na forma de rechear e no tempo de forno. Afinal, nós não queremos que a carne resseque, não é verdade? Anote os ingredientes:

Ingredientes

  • 1 peça de cupim de 2kg aproximadamente
  • 200g de bacon em palitos médios
  • 1 linguiça calabresa defumada em tiras médias
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 8 dentes de alho sem casca
  • Mix de açafrão, curry, colorífico, pimenta calabresa moída e pimenta síria a gosto (tudo moído junto)
  • Manteiga amolecida suficiente para besuntar a peça

Modo de preparo certeiro

  1. Antes de mais nada, faça furos no cupim até o fim da peça, sem abrir buraco do outro lado.
  2. Dentro de cada furo, coloque pedaços de bacon, calabresa e alho.
  3. Repita isso até finalizar os ingredientes, espace bem os furos.
  4. Em seguida, passe o tempero no cupim para espalhar especiarias em toda a peça.
  5. A última etapa é besuntar um pouco de manteiga para trazer untuosidade no próximo passo.
  6. Logo, aqueça uma frigideira grossa e adicione azeite.
  7. Agora você precisa selar a carne completamente, para manter a suculência interna.
  8. Feito isso, embale a carne em alumínio pelo menos de 7 a 8 voltas apertadas.
  9. Se não tiver alumínio, pode usar plástico para assar carne.
  10. Por fim, leve ao forno preaquecido a 200° por 2 horas, virando a cada 30 minutos.

Se o seu forno for muito potente, compensa reduzir um pouco a temperatura ou o tempo total. O resultado é um cupim muito recheado, realmente saboroso e diferente de tudo que você já experimentou.

“E vem cá, fica melhor até do que a receita de lagarto recheado?”. Bom, gosto é gosto né? Mas particularmente acho que o lagarto perde umidade muito fácil, e para deixá-lo ressecado é “um tapa”. Abaixo você encontra a receita em vídeo, aproveite

Tem como fazer cupim recheado na churrasqueira fácil?

Claro que sim, e me arrisco a dizer que o resultado pode ser até mais satisfatório. Querendo ou não, o cupim na churrasqueira é um arraso, agora imagine isso recheado com uma “bordoada” de queijo?

Entretanto, o tempo de preparo aumenta exponencialmente, pois na churrasqueira é crucial assar a carne lentamente para quebrar o colágeno. Dá uma olhada num passo a passo misturado com receita que é a coisa mais linda:

  1. Pegue uma peça de cupim de 2,5kg e tempere com sal e pimenta-do-reino moída.
  2. Depois disso, besunte a carne com manteiga em ponto de pomada.
  3. Em seguida, enrole pelo menos 10 vezes em alumínio e asse a uma distância de 50cm da brasa.
  4. A caloria precisa ser de aproximadamente 10 segundos.
  5. O tempo médio, segure-se, é de 5 a 5 horas e meia.
  6. Depois disso, retire do alumínio, aguarde 5 minutos e faça um corte central na carne, sem separar.
  7. Na sequência, adicione palitos de muçarela a gosto, feche e amarre com barbante.
  8. Por último, leve à churrasqueira em braseiro médio, na parte baixa e deixe até dourar e derreter o queijo.

Esse é um preparo consideravelmente rústico, mas o resultado é uma explosão de sabor incomparável. Aqui já temos mais uma opção de recheio, vai anotando aí, hein?

Certo, e cupim recheado na panela de pressão, será que funciona?

Sim, dá uma baita receita, na realidade você consegue fazer qualquer tipo de preparo com cupim recheado. Então, aquele cupim assado na panela de pressão que você serve aos sábados e domingos, pode facilmente se transformar.

Contudo, separei um preparo e uma técnica especialmente para você, mas que até eu vou ter que fazer. O recheio pode ser simples, como bacon e linguiça toscana fresca, por exemplo. Para isso, faça furos e preencha-os com os ingredientes.

O tempero da carne pode ser alho picado grosseiro ou em flocos. Se quiser dar uma mudada, troque o sal fino pelo sal de parrilla e salpique pimenta-do-reino. Agora vem um bom fiozão de azeite para untar e depois a “panela vai cantar” [risos].

Assim sendo, leve a carne para selar numa panela ou frigideira. Em seguida, retire a carne e adicione 300ml de vinho tinto, 150ml de água e mais temperos naturais a gosto. O segredo é reduzir o molho para complementar o caldo da panela de pressão.

Chegando ao fim, coloque cebola em rodelas na panela, a carne por cima e despeje o caldo de carne caseiro. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 40 minutos depois que pegar pressão. Pronto, você e todos vão amar de paixão essa receita.

DICA EXCLUSIVA: sabe o que você ainda pode fazer? Espalhar parmesão ralado fresco por cima e levar ao forno só para gratinar, incrível, sim ou claro? Vai receber mais gente? Então, cozinhe batata na pressão por 5 minutos e leve para gratinar junto com a carne, você que manda!

Quais outros ingredientes usar no recheio para transformar o sabor do cupim

Não existe restrição quanto aos temperos e ingredientes, o que existe de verdade é bom senso. Por exemplo, você compra um cupim bastante gorduroso, daí junta queijo, manteiga, azeite e bacon, o que isso vai virar? Sim, uma bomba de gordura!

Em outras palavras, é crucial combinar ingredientes para criar um prato equilibrado, talvez seja interessante opções como:

  1. Cenoura em palitos
  2. Tomate seco em pedaço
  3. Brócolis de rama
  4. Fatias de berinjela e abobrinha
  5. Bacon defumado
  6. Azeitona picada
  7. Farofa de bacon é uma boa pedida
  8. Combinação de queijos macios

Cupim recheado é aquela receita que rende muito e fica incrível

A única desvantagem do cupim recheado, é que não podemos dizer que é a carne mais rápida para almoço. Porém, é uma das que mais rendem e proporcionam ricas refeições, tanto em sabor quanto qualidade, sem dúvidas.

Seja no forno, na pressão ou na churrasqueira, escolha a sua versão e bom apetite, você vai amar cada mordida.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, foram realmente úteis para você? Lembrou de alguém que pode achar a ideia o máximo? Então, use as redes sociais e compartilhe o quanto puder, tá? Até a próxima!