Como temperar coxinha da asa para fritar?

Você não estava pensando em comprar frango, mas a promoção estava imperdível. Agora você só quer saber como temperar coxinha da asa para fritar?

Aqui vai uma surpresa grata: eu tenho paixão por esta parte do frango e como várias vezes na semana porque existem várias maneiras de preparo. Então, é uma carne que eu costumo acertar no tempero, e olha que a variedade de combinações é massiva, hein? Quer saber tudo que eu descobri?

Confira as melhores dicas da internet sobre como temperar coxinha, que é um corte excepcional para qualquer refeição!

Como temperar coxinha da asa para fritar: técnica profissional exclusiva

Juro para você que às vezes eu não entendo o brasileiro. Isso porque a pessoa conhece todos os macetes e truques de como temperar asa de frango para fritar. Porém, basta uma pequena mudança no corte, pronto, o conhecimento desaparece.

Via de regra, a única coisa que muda de um corte para o outro é o tempo de cozimento. Ah, claro que a maneira como você frita também demanda atenção extra.

Contudo, assumindo que muita gente tem zero intimidade com esse processo prazeroso, vamos destrinchar o assunto. Depois de hoje, aposto que você vai dominar até mesmo a coxinha da asa na airfryer. Sem mais delongas, aproveite ao máximo!

Aprenda a melhor técnica para temperar coxinha da asa com facilidade

Eu tenho uma experiência pessoal que quero compartilhar com você para ilustrar bem a relevância de temperar coxinha com antecedência. Certo dia estava em casa, sem nada planejado, mas como tinha amizade com os vizinhos, recebi um convite.

Era uma janta bem simples, tinha arroz, feijão feito na hora, salada de folhas e coxinha da asa frita. Até aqui nada que chame a atenção, né? Porém, do nada a pessoa tira a coxinha da geladeira, joga sal, pimenta-do-reino e açafrão, mistura e frita.

Para olhos desatentos, pode parecer tudo normal, né? Aí eu te pergunto: você acha mesmo que o tempero colocado na hora pegou na carne? Mas é óbvio que não, ele saiu todo na fritura e a carne ficou insossa.

Eu não diria completamente sem sabor, mas ficou com “gosto de frango”. É por isso que agora você aprende a fazer uma fantástica marinada para frango, daquelas que deixam a carne irresistível.

Ingredientes da marinada

  • 500g de coxinha da asa;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • Suco de 1 limão siciliano ou Taiti;
  • 1 colher (chá) de páprica picante;
  • 1 colher (chá) de alho em pó;
  • Ervas finas, chimichurri, orégano e coentro em pó a gosto.

Modo de preparo detalhado

  1. Exceto o frango, misture todo o restante em um recipiente grande;
  2. É fundamental que a mistura fique úmida, volumosa e aderente;
  3. Agora, coloque as coxinhas em contato com o tempero e misture;
  4. O segredo é cobrir com filme plástico e reservar na geladeira;
  5. Por conseguinte, o tempo mínimo é 1 hora;
  6. Entretanto, o ideal é marinar entre 8 a 10 horas, ou até mais;
  7. Quanto mais a carne absorve a mistura, mais saborosa e macia fica.

Nesse momento, você só precisa de óleo bem quente para selar o frango que está desmanchando de maciez. Sério, é um processo muito simples, o ruim é ter que esperar várias horas, mas compensa muito viu?

2 ideias de tempero para coxinha da asa frita para não repetir sabores!

como temperar coxinha da asa para fritar

No meio profissional da gastronomia, o frango não é considerado uma carne nobre para ser servida. Em contrapartida, no cotidiano não existe carne branca mais versátil, fácil de manusear e rica em sabor.

Pensando nisso, reuni algumas combinações práticas de temperos, das mais simples às elaboradas para ocasiões especiais. Espero que se divirta e encontre exatamente o que agrada seu paladar!

1. Tempero italiano para frango é uma preciosidade

A culinária italiana é majestosa na forma como se temperam as carnes, em especial frango. Falo isso porque a base costuma ser uma carga poderosa de temperos e ervas frescas, como manjericão e orégano.

Entretanto, no dia a dia corrido do brasileiro é quase uma miragem encontrar ingredientes frescos. Por conseguinte, vamos de temperos desidratados mesmo, veja e anote:

Ingredientes

  • 500g de coxinha da asa
  • 1 colher (chá) de manjericão seco
  • 1 colher (chá) de orégano seco
  • Tomilho e alecrim a gosto (pode ser fresco, fica divino)
  • Alho e cebola em pó a gosto
  • ¼ colher (chá) de sal ou a gosto
  • ¼ colher (chá) de pimenta-do-reino ou a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 80ml de vinho branco seco

Sem segredos, misture tudo, coloque o frango e reserve pelo máximo de tempo possível, depois é só fritar.

DICA EXTRA: após finalizar a marinada, separe a carne e coe os sólidos do tempero. Quanto você gosta de molho para comer com frango frito? Saiba que com o líquido da marinada, mais manteiga e mostarda, é viável preparar um molho perfeito!

2. Aposto dinheiro que você não conhece o tempero Garam Masala

Aqui em casa eu carrego o título de PAT: “Pessoa Alucinada por Tempero” [risos]. A razão para essa brincadeira é que eu realmente amo sabores exóticos e únicos. Por falar nisso, apresento o tempero Garam Masala, mix muito utilizado na Índia.

Essa mistura de especiarias tipicamente indiana traz um toque excêntrico e ousado às coxinhas, mas fica uma delícia. Por ser muito regional, a receita muda bastante de um lugar para o outro, veja a que eu utilizo:

  • Sementes de coentro
  • Pimenta-do-reino
  • Canela
  • Sementes de cominho
  • Cravo-da-Índia
  • Cardamomo

Após misturar os ingredientes, você vai combinar 1 colher (sopa) dessa mistura com suco de limão, iogurte natural e sal. As proporções eu deixo a seu critério, mas o ideal é misturar até formar uma pasta aromática.

Por último, passe essa pasta nas coxinhas, tampe e reserve por 2 horas. Depois é só fritar até obter aquela cor divina e apreciar um sabor indescritível. Tenha cuidado para não exagerar nas medidas, afinal, são ingredientes potentes.

Vale ressaltar que você encontra o mix pronto. De toda forma, deixarei uma receita de peito de frango em que o Garam Masala é usado. Assim você começa a se familiarizar com este tempero incrível que ganhará o coração:

Como temperar coxinha da asa para fritar é dúvida que ficou no passado!

Eu sigo a filosofia de que saber como temperar coxinha da asa para fritar é um processo de relaxamento. Não há nada mais reconfortante do que adicionar mix de especiarias aos poucos e presenciar o “nascimento de sabores magníficos”.

Além do que, frango tem um sabor tão delicado que a gente pode deixar a criatividade guiar as ações, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a compartilhar com mais gente. Afinal, se a intenção é levar alegria à vida das pessoas, tudo começa com a comida, certo? Até a próxima!