Esse crustáceo é encontrado em todo litoral brasileiro e há incontáveis receitas, mas muitas pessoas não sabem como temperar caranguejo.
O primeiro passo para qualquer preparo com caranguejo dar certo, é perder o medo e a dó de fazer. Isso porque a pessoa tem que colocar a “mão na massa” para limpar e acertar na hora de temperar.
Confira as dicas assertivas que escolhi para auxiliar você a vencer mais esse desafio. Afinal, não é todo mundo que se arrisca a mexer com caranguejo. Vamos lá?
Como temperar caranguejo: 2 técnicas para não errar
Quando você decide que vai aprender como fazer caranguejo fresco, certamente o tempero é uma preocupação esperada. Mesmo porque é comum imaginar como fazer para pegar tempero se o caranguejo tem aquela casca grossa, não é mesmo?
Então, esse crustáceo geralmente é preparado em cozidos e na panela de pressão. Por conseguinte, grande parte dos temperos é adicionado ao caldo, justamente porque jogar tempero no caranguejo pode não ser eficiente.
Seguindo essa linha de pensamento, separei 2 formas de dar um sabor marcante e delicioso aos seus preparos!
1. Temperando para fazer na panela de pressão
Começando pelo preparo mais “simples”, temos o caranguejo feito na panela de pressão. Como é de se esperar, esse tipo de receita rende um caldo muito saboroso que pega os temperos e características dos legumes e vegetais.
Desse modo, a ideia é combinar o tempero colocado na panela ao refogar os ingredientes com temperos simples no caranguejo. Veja uma sugestão que fica saborosa:
Tempero para o caranguejo
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Pimenta branca
- Cheiro-verde picado
- Suco de 4 limões Taiti ou siciliano
- Pitada de tempero lemon pepper
Todos os temperos são a gosto, pois dependem da quantidade de caranguejo. Agora, pegue os caranguejos abatidos e limpos, tenha certeza de retirar os pelos das perninhas e resquícios de sujeiras.
Em seguida, coloque-os numa tigela grande e adicione sal, os temperos secos, o cheiro-verde e o suco de limão. Misture tudo para pegar o tempero e reserve pelo menos 20 minutos.
Você vai notar que os ingredientes acima lembram muito os temperos para peixe, mas é assim mesmo. Como falamos de frutos do mar, esse mix é ideal para quase todo tipo de receita.
Uma dica que vale ouro é colocar os caranguejos num saco para alimentos e adicionar os temperos. Depois, feche bem e leve à geladeira por 1 hora. Essa marinada realça o sabor do caranguejo e deixa o cozimento ainda mais atrativo.
Tempero colocado na panela
Se você sabe como fazer moqueca de camarão vai se identificar com os temperos a seguir:
- 2 cebolas grandes picadas (branca ou roxa)
- 1 pimentão verde picado
- 2 tomates italianos picados
- 1 maço de salsinha picada
- ½ maço de coentro picado a gosto
- 6 dentes de alho processados
- 1 pimenta dedo-de-moça
Portanto, o primeiro passo é refogar os ingredientes. Depois adicione os caranguejos temperados, cubra com água, corrija o sal e leve na pressão pelo tempo da receita.
Imagine um caldo de muito sabor e com diferentes texturas? Então, esse é o resultado de todo o cuidado na hora de temperar caranguejo. Para ajudar você com os detalhes, deixarei uma receita parecida abaixo:
2. Temperando para fazer cozido de caranguejo
Essa segunda “técnica” para temperar caranguejo é o típico cozido na panela. Sabe aquele preparo que fica cozinhando lentamente por um bom tempo? Então, só mudam algumas coisinhas da sugestão anterior.
Por exemplo, aqui não vamos temperar diretamente o caranguejo, já que o sabor será colocado apenas no caldo. E olha, depois que você conhecer os ingredientes nunca mais fará de outra forma, dá uma olhada!
Ingredientes do tempero para caranguejo
- 1 litro de leite de coco
- 2 tomates picados
- 3 cebolas médias picadas
- Coentro e cebolinha a gosto
- 1 pimenta de cheiro
- 1 pimentão amarelo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite de dendê suficiente para refogar os ingredientes
- Suco de 1 limão
- 150g de quiabo picado em rodelas pequenas
Gostaria de chamar sua atenção para o método de preparo do leite de coco. Vale ressaltar que você não precisa seguir essa sugestão, ou seja, você pode usar o leite de coco tradicional de garrafinha.
Sendo assim, o que você acha de fazer um leite de coco fresco? Para isso você precisará de 1 coco branco grande e água, só isso. Retire a polpa do coco e leve ao liquidificador com um pouco de água e bata até obter uma consistência cremosa.
Porém, bata metade do coco com menos água e a outra metade com mais água. Dessa maneira, fica mais fácil controlar a quantidade e a espessura ao incorporar no cozido de caranguejo.
Feito isso, refogue todos os ingredientes no azeite de dendê e deixe o quiabo por último. Em seguida, adicione o leite de coco batido mais ralo e acrescente os caranguejos, corrija o sal e tampe a panela.
Assim que cozinhar bem os caranguejos, abra e adicione o leite de coco mais grosso, coloque também o suco de limão e volte a cozinhar.
Como resultado, você terá um caranguejo que é uma explosão de sabor e um caldo perfeito para ser incrementado. Isso porque a ideia é separar o caranguejo do caldo e servir individualmente.
Caso queira anotar detalhe por detalhe, é só acompanhar o vídeo:
DICA EXTRA: faça um pirão com o caldo que sobra do preparo
Essa dica extra é a continuação da técnica anterior de como temperar caranguejo. Se você notar, verá que servimos o caranguejo à parte, pois uma ideia sofisticada é aprender como fazer pirão.
Isso mesmo, vamos utilizar o caldo do preparo e incorporar farinha para obter um pirão. Esse é o acompanhamento perfeito para caranguejo macio e carnudo. Sem mais delongas, siga as dicas:
- Depois de retirar o caranguejo do molho, você pode peneirar para ficar somente com o caldo, e cozinhar mais até dissolver tudo.
- Eu prefiro dissolver, pois agrega mais sabor e textura.
- Depois que decidir essa etapa, dissolva ½ xícara (chá) de farinha de trigo em água e junte ao caldo morno.
- Em seguida, ligue em fogo médio e mexa até dissolver a farinha.
- O tempo para engrossar varia, mas você pode ir pelo “olhômetro” mesmo.
- Assim que ganhar consistência já pode desligar.
O pirão ganha mais consistência ao esfriar e funciona como um dos melhores acompanhamentos para caranguejo. Você acompanha os detalhes no vídeo que deixei acima!
Como saber se o caranguejo terá sabor? Qual o rendimento dos temperos?
Se você também tem receio de que o caranguejo fique sem sabor, não se preocupe. Isso porque pesquisei e elaborei uma “medida” para acertar na proporção de tempero e quantidade de caranguejo, veja como ficou:
- 1 vidro de leite de coco
- 2 tomates picados
- ½ pimentão
- 1 cebola picada
- Cheiro-verde e coentro a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Essa lista de ingredientes é suficiente para uma receita que leva até 10 caranguejos médios. Entretanto, vale a pena dosar o sal e corrigir os temperos caso seja necessário.
Saber como temperar caranguejo é meio caminho andado para perder o receio de preparar esse crustáceo que fica incrível.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com alguém que já passou perrengue ao preparar caranguejo, nessa hora toda ajuda é válida. Até a próxima!