Como fritar ovo com gema mole? Aprenda como fazer perfeito

Para muitas pessoas a ideia de aprender como fritar ovo com gema mole passa longe da cozinha, pois não suportam aquela gema escorrendo.

Gosto de pensar que existe uma maneira correta de deixar a gema na consistência ideal. Aqui estou falando de passar um ponto da gema líquida, mas sem deixá-la ganhar consistência a ponto de ficar cremosa. É aquele meio termo especial, sabe?

E para chegar nesse resultado ideal, selecionei as melhores dicas que eu pude encontrar. Também vou compartilhar a minha experiência com gema cremosa que eu, particularmente, adoro. Vamos lá!

Como fritar ovo com gema mole: 3 técnicas para fazer ovos perfeitos e gemas cremosas

como fritar ovo com gema mole

Você sabia que não basta aprender como fritar ovo para alcançar uma gema mole no ponto certo? Isso porque fatores como a qualidade do ovo, temperatura e tipo da frigideira, influenciam diretamente no resultado.

Não à toa, muita gente “migra” o preparo e sai em busca de aprender como fritar ovo no micro-ondas. Embora seja mais fácil, posso garantir que o resultado está longe de ser minimamente parecido.

Ainda mais com as dicas que selecionei para você, que mostram certinho as técnicas assertivas para dominar a gema mole.

1. Fritando o ovo em fogo baixo tampado

Dentre as sugestões encontradas na internet, essa aqui é a mais fácil, simples e que dá o resultado esperado. Claro, você ainda está dependente de um ovo de qualidade e fresco. “Mas a diferença entre ovo branco e vermelho influencia?”.

Se o ovo estiver fresco não, embora a gema vermelha considerada caipira tenha mais firmeza e cremosidade. Pode ser qualquer ovo, desde que você siga estes passos “religiosamente”:

  1. Numa frigideira antiaderente, coloque 1 fio de azeite ou ½ colher de manteiga.
  2. Ligue em fogo alto e deixe aquecer bem.
  3. Em seguida, quebre o ovo com cuidado para não romper a gema e despeje no centro.
  4. Adicione o tempero da sua preferência.
  5. Pessoalmente, coloco sal, pimenta-do-reino, açafrão e uma pitada de curry, fica maravilhoso.
  6. Depois que temperar, aguarde a clara esbranquiçar, abaixe o fogo e tampe a frigideira.
  7. O tempo médio é de 1 minuto e meio em média.
  8. Um bom indicativo de que a gema cozinhou perfeitamente é a formação de uma “película” branca sobre ela.
  9. Por último, desligue o fogo e mantenha fechado por mais 30 segundos.
  10. Retire com uma espátula, sirva e coma logo na sequência, para não esfriar e endurecer.

DICA EXTRA: outra maneira de ver a cremosidade ideal, é levantar um pouco a tampa e chacoalhar a frigideira. Dessa maneira, você consegue ver o movimento da gema, que precisa se deslocar levemente de um lado para o outro.

2. Regue o ovo com óleo para fritar rapidamente a clara

Essa segunda técnica é para quem realmente ama uma gema mole. Sabe aquele ovo que você rompe a gema e ela escorre por completo? Então, para isso você precisará:

  • 1 ovo;
  • Óleo suficiente para cobrir o fundo da frigideira;
  • ½ colher (sopa) de manteiga;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Coloque o óleo e a manteiga na frigideira em fogo alto. Misture para ficar homogêneo e não queimar. Em seguida, quebre o ovo num ramequim, despeje suavemente no centro da frigideira e abaixe o fogo.

Agora, o processo se resume a tombar um pouco a frigideira e ir jogando óleo quente sobre a clara. Dessa maneira, você a cozinha rapidamente, deixando a gema cozinhar apenas no calor residual que sobe pela clara.

Tem gente que nem joga óleo na gema, mas eu recomendo você a jogar. Primeiramente porque é uma forma de encapsular a gema, mantendo temperatura e cremosidade. E outra, assim você não corre o risco de consumir ovo cru, concorda?

“Mas vem cá, tem como fritar ovo na água com gema mole?”. Bom, acredito que o resultado não seja tão satisfatório quanto na manteiga. A água evapora rapidamente, ou seja, você deverá colocar mais água, o que abaixa a temperatura.

DICA EXTRA: uma outra sugestão para deixar mais cremosa, é jogar óleo sobre a clara e, quando fritar, você tampa. Nesse contexto, você cria o ambiente perfeito para que a gema chegue no ponto desejado!

3. Fritura em duas etapas garantem cremosidade

Por último, temos a fritura em duas etapas. Particularmente, essa sugestão é uma curiosidade, pois dá mais trabalho e o resultado não se aproxima da técnica com tampa. No entanto, é sempre interessante ter uma carta na manga, concorda?

Sendo assim, separe a gema da clara. Adicione azeite ou manteiga numa frigideira antiaderente. Nessa etapa, lembre-se de esquentar bem o óleo e coloque a clara com cuidado no centro.

Deixe até as bordas indicarem um leve dourado, mas é mais simples ficar de olho quando sumir o esbranquiçado. Feito isso, posicione a gema no centro da clara, tempere e tampe por 1 minuto e meio.

Por fim, abra, verifique o ponto e desligue. Se achar necessário é possível corrigir o ponto deixando alguns segundos com tampa.

DICA EXTRA: experimente essa receita de ovo mollet que é fenomenal

Por favor, não vá confundir ovo mollet com ovo pochê, pois são coisas bastante diferentes. O pochê, preparo recomendado para um bom café da manhã, é feito em água fervente com vinagre, usando técnicas antigas.

Já o ovo molet pode interessar a você que curte gema mole. Na realidade, se trata de um cozimento rápido em água fervente. Mas o truque especial para consolidar a receita é água gelada, veja os detalhes:

  1. Encha uma panela com água e leve em fogo alto.
  2. Assim que levantar plena fervura, abaixe o fogo.
  3. Em seguida, coloque o ovo com todo cuidado.
  4. Utilize uma concha para ajudar.
  5. Marque 5 minutos e deixe cozinhar.
  6. Por último, preencha um recipiente com água fria ou gelada.
  7. Retire o ovo e transfira para a água.
  8. Depois que esfriar por completo, você precisa saber descascar o ovo cozido.
  9. Afinal, a gema está bem delicada.
  10. Coloque o ovo molet sobre o arroz bem quentinho e rompa a clara.

Você vai ver que cremosidade por dentro e que cor apetitosa. Eu sei que não é bem um ovo frito com gema mole, mas é uma alternativa bacana para transformar o ovo.

DICA EXTRA: inclusive, você ainda pode empanar e fritar que fica igualmente sensacional!

Ovo frito com gema mole combina com tudo que imaginar

E então, acredita que ficou mais fácil entender como fritar ovo com gema mole? O primeiro passo é definir sua preferência e ponto ideal para seu paladar. Porém, procure sempre cozinhar um pouco mais.

Por não sabermos a procedência e tempo de prateleira do ovo, é essencial não arriscarmos com uma gema totalmente crua, concorda? Portanto, o seu Norte na cozinha deve ser a cremosidade ao cortar a gema, é isso que deve procurar.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Me ajude a compartilhá-las nas redes sociais, pois vejo que o tema é sempre alvo de dúvidas, e temos que ajudar a facilitar o dia a dia das pessoas, concorda? Até a próxima!