Quer aprender como fritar mortadela e conseguir um resultado incrível? Então esse texto foi feito especialmente para você.
Realmente não tem muito mistério, é bem simples! Entretanto, existem diversas possibilidades com esse embutido, e você vai conhecer algumas delas hoje. Além disso, também vamos te mostrar dicas para agregar muito mais sabor ao seu prato.
Inclusive, eventualmente a mortadela frita pode substituir a proteína no seu almoço, por exemplo. E, de verdade, quando preparada corretamente, acompanha muito bem o nosso arroz com feijão.
Por isso, vem com a gente e continue a leitura.
Você pode se interessar em ler também:
Como fritar mortadela? Aprenda como fazer fácil
Você pode estar se perguntando “mas quem é que não sabe como fritar mortadela?”, afinal, é um preparo bem simples, certo? Mas a questão é que essa iguaria é bastante versátil e nem sempre sabemos explorar as possibilidades.
Por isso mesmo, desde as opções tradicionais às mais criativas que apresentaremos em seguida, sinta-se à vontade para experimentar novas combinações e ajustá-las de acordo com seus gostos e preferências.
Uma coisa é certa, dificilmente uma boa mortadela frita desagradará alguém.
1 – Mortadela frita tradicional
A mortadela frita tradicional é uma opção simples e clássica que requer poucos ingredientes e é muito fácil de preparar. Confira:
- Corte fatias de mortadela com cerca de 1 cm de espessura;
- Aqueça uma frigideira em fogo médio e adicione um pouco de óleo vegetal ou manteiga. Não exagere!;
- Coloque as fatias de mortadela na frigideira e deixe fritar por cerca de 2 a 3 minutos de cada lado, até ficarem douradas e crocantes;
- Retire as fatias de mortadela da frigideira e coloque-as em um papel toalha para remover o excesso de óleo;
- Sirva quente e aproveite!
2 – Mortadela frita recheada
Uma forma deliciosa de elevar a mortadela frita é recheá-la com queijo, ervas ou outros ingredientes de sua preferência. Que tal experimentar essa delícia hoje mesmo? Confira abaixo:
- Corte fatias de mortadela com a mesma espessura mencionada anteriormente;
- Coloque uma fatia de queijo (como muçarela) ou outros ingredientes de sua escolha no centro de uma fatia de mortadela;
- Cubra com outra fatia de mortadela e pressione levemente as bordas para selar;
- Siga os passos da receita tradicional para fritar o embutido, virando-a cuidadosamente para que fique dourada por todos os lados;
- Retire do fogo, escorra em papel toalha e sirva enquanto estiver quente e o queijo estiver derretido.
3 – Mortadela frita empanada
Uma outra sugestão, que eu aposto que você vai amar, é a versão empanada desse quitute. Fica realmente uma delícia! Confira abaixo os ingredientes e o modo de preparo em seguida.
Ingredientes:
- Fatias de mortadela com cerca de 1 a 2 cm de espessura;
- Farinha de trigo;
- Ovos batidos;
- Farinha de rosca;
- Óleo vegetal para fritar.
Passo a passo:
- Primeiro, passe as fatias de mortadela na farinha de trigo, cobrindo todos os lados;
- Em seguida, mergulhe as fatias na mistura de ovos batidos, garantindo de que estejam bem revestidas;
- Por último, empane as mortadela na farinha de rosca, pressionando-as delicadamente para garantir uma cobertura mais uniforme;
- Frite em óleo vegetal quente até que fiquem douradas e crocantes;
- Da mesma forma, retire do óleo, escorra o excesso em papel toalha e sirva imediatamente.
Observação: Em qualquer uma das formas de preparo, lembre-se de controlar o tempo de fritura para evitar que a mortadela fique muito seca ou queimada. O objetivo é obter uma textura crocante por fora e macia por dentro.
Tenha cuidado também durante o preparo. A mortadela pode espirrar o óleo quente e provocar queimaduras.
Dicas extras para a mortadela frita
- Você pode temperar a sua mortadela antes de fritar, isso vai te garantir um sabor mais personalizado. Além disso com a combinação de diferentes especiarias, você consegue variar a mesma receita;
- Se quiser uma mortadela ainda mais crocante, você pode fazer pequenos cortes diagonais nas bordas das fatias antes de fritá-las;
- Por fim, esse quitute vai te permitir muitas possibilidades para acompanhamento, seja com pães, molhos, saladas, vegetais, batatas, arroz, leguminosas, com certeza vai funcionar!
Conclusão
Em resumo, não é só saber como fritar mortadela, é mais sobre explorar as possibilidades que esse alimento versátil pode oferecer. Seja como petisco, ou trabalhada para brilhar em um prato, esse quitute com certeza agradará a todos.
Vale mencionar que, por se tratar de um embutido, ou seja, um alimento ultra processado com aditivos químicos, seu consumo deve ser moderado. Isso porque, como sabemos, comer mortadela e outros produtos semelhantes muito corriqueiramente pode causar graves prejuízos a saúde.
Mas, uma vez ou outra, saber como fritar mortadela para ter excelentes resultados é uma mão na roda. Experimente aí na sua casa e depois conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e como foi a preparação da sua receita.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!