Você prepara uma deliciosa moqueca, mas na hora do acompanhamento você descobre que não sabe como fazer pirão de cabeça de peixe, o que acha de aprender?
Na culinária nordestina não há combinação mais perfeita do que servir moqueca ou algum prato de sabor forte com pirão. Os dois preparos se complementam como nenhum outro, com o sabor acentuado da moqueca e a cremosidade do pirão.
Contudo, existem alguns segredos para fazer esse pirão e um deles é seguir a ordem correta do preparo. Vamos conferir na prática?
Como fazer pirão de cabeça de peixe: passo a passo de receita simples
O primeiro passo para acertar na receita é perder o medo de fazer. Muita gente acha que o preparo é um bicho de sete cabeças, mas não é. Pelo contrário, esse belo acompanhamento para moqueca de camarão ou peixe, é simples e bem rápido.
O grande truque aqui é ter paciência, seguir os passos como mostrarei e temperar com capricho. Sendo assim, veja o que precisaremos para a receita:
- 1 cabeça grande de peixe ou 3 cabeças menores (como a corvina);
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras;
- 2 cebolas cortadas grosseiras;
- 1 pimentão verde cortado em tiras;
- 5 dentes de alho em pedaços;
- ½ maço de cheiro-verde picado;
- ½ maço de coentro picado;
- Sal, pimenta-do-reino, colorau, folha de louro e pimenta de cheiro a gosto;
- Suco de 1 limão;
- Farinha de mandioca suficiente para engrossar o caldo.
1. Veja os cuidados com as cabeças de peixe
Antes de colocar a cabeça do peixe na panela para cozinhar, é muito importante ter atenção e seguir alguns cuidados. Por exemplo, se você deixar os olhos do peixe, corre o risco de amargar a receita e não queremos isso. Além disso, veja:
- Retire os olhos e todo resquício que sobrar.
- Se for uma cabeça grande, corte em pedaços menores para cozinhar.
- Aprenda como limpar peixe para retirar possíveis “sujeiras” de dentro da cabeça.
- Tempere com diferentes especiarias e ervas frescas, tudo que puder agregar sabor.
2. Utilize os melhores temperos para dar aquele sabor
E por falar em temperos para peixe, aqui vamos usar componentes que dão sabor e aroma. Porém, sinta-se à vontade para fazer substituições caso veja necessidade.
Dessa maneira, coloque as partes do peixe numa tigela e adicione pimenta-do-reino, sal, suco de limão e misture tudo. Em seguida, junte o cheiro-verde, o coentro e o colorau, e volte a misturar para pegar os sabores.
DICA EXTRA: aqui você até poderia fazer uma marinada para peixe, mas como o intuito é extrair o sabor do peixe para o caldo, não há necessidade. De toda forma, caso você ainda queira, pode adicionar mais limão e reservar por 1 hora!
3. Faça o primeiro refogado com os legumes e vegetais
Esse primeiro refogado é muito importante para dourar os ingredientes. Com isso, adicione azeite numa panela e aqueça. Depois junte a cebola e o alho e deixe dar uma leve dourada.
Acrescente também os pimentões, misture e deixe murchar. Logo na sequência, adicione as folhas de louro e a pimenta. Nesse momento, você perceberá que formou uma “cama” com os ingredientes.
Uma dica valiosa é deixar em fogo baixo por alguns minutos até que os ingredientes liberem o máximo de sabor possível.
4. Cozinhe pelo tempo necessário e sem pressa
O próximo passo é posicionar os peixes dentro da panela, juntar os resquícios de tempero e cobrir com água. Não há um tempo mínimo ou máximo de cozimento, pois depende do fogo, do tamanho e espessura da panela e dos ingredientes usados.
Entretanto, quando perceber que o caldo está aromático, com uma cor bem acentuada e espesso, pode desligar. Afinal, esse é o momento em que o pirão com a carcaça de peixe começa a tomar forma.
5. Separe o líquido do cozimento
Para separar os ingredientes é simples, basta retirar com um garfo os pedaços maiores e o excesso dos ingredientes cozidos. Depois você vai posicionar uma peneira sobre a panela que fará o pirão, a fim de separar o líquido dos sólidos restantes.
Se porventura acabar passando uns pedacinhos de coentro, cheiro-verde e cebola, não se preocupe, pois agregam sabor. Volte a panela ao fogo, pois é o momento de fazermos o pirão de peixe de fato.
DICA EXTRA: utilize uma colher para “espremer” os ingredientes contra a peneira para extrair o máximo possível do caldo!
6. Finalize o pirão com o caldo do peixe
De todo o processo de preparo esse que está prestes a acompanhar é um dos mais importantes. Pegue seu caderninho e anote todos os passos, pois podem fazer a diferença.
Isso porque é aqui que iremos incorporar a farinha de mandioca, ou seja, você vai entender na prática como engrossar caldo do peixe:
- Ligue a panela com o caldo em fogo médio.
- Em seguida, com uma mão você vai adicionar a farinha aos poucos, e com a outra mexer constantemente.
- É crucial que você não pare de mexer para não correr o risco de empelotar a farinha.
- O ponto que você procura é quando o pirão começa a ficar bem encorpado, grosso e com certa resistência ao misturar.
- Considere também que ao esfriar, o pirão vai engrossar ainda mais, por isso não exagere.
A finalização fica por sua conta, mas aqui vale salpicar um pouco de salsinha, adicionar umas gotas de pimenta, enfim, o que quiser. Mas se aceitar uma sugestão pessoal, experimente com uma farofa crocante de bacon, fica uma delícia!
DICA EXTRA: não descarte o sabor dos ingredientes do cozido
“Ah, mas eu já ia perguntar nos comentários mesmo se é para descartar aquela mistura cozida de sabor puro”.
De forma alguma, eu tenho uma “política” de desperdício zero, seja quando falamos sobre o que fazer com sobra de peixe e até com o pirão. Diante disso, você pode:
- Organizar tudo num prato e servir como peixe cozido, já que a cabeça possui bastante carne saborosa.
- Incorporar em outras receitas, como na moqueca, proporcionando sabor e textura.
- Pode voltar a cozinhar para reaproveitar o restante dos sabores num caldo de peixe e legumes.
- Além do que, é possível adicionar mais temperos, vegetais e legumes, cozinhar novamente e usar o caldo no preparo de um incrível risoto.
Portanto, evite a todo custo jogar comida fora, ainda mais por ser um preparo rico em sabor e nutrientes.
4 sugestões de pirão de peixe para diversificar os sabores
A coisa mais surpreendente sobre o pirão de peixe, é que você pode usar tudo que quiser. Se não gosta de pimentão, pode trocar pela pimenta doce. Caso goste de tomate, pode juntar mais no preparo.
Um outro vegetal que dá muito sabor ao caldo é o alho-poró. Tirando as pontas que costumam vir “surradas” dos hortifrútis, tem como colocar todo o alho-poró, ou seja, é menos desperdício. Veja algumas outras receitas para diferenciar:
- Pirão de peixe feito com tilápia, cebola, alho-poró e leite de coco.
- Pirão de cabeça de peixe com adição de camarão (é interessante aprender como limpar camarão para isso).
- Sugestão de pirão de peixe com ovos e coentro.
- Sugestão de pirão feito com sardinha enlatada.
Viu só como fazer pirão de cabeça de peixe com diversidade e muito sabor? Aproveite as dicas e coloque tudo em prática na sua cozinha. Todos que provarem vão agradecer suas novas “habilidades”.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas que não sabem como executar a receita. Até a próxima!