Num golpe de sorte, acaba a farinha de trigo e de rosca, você pensa: “tem como empanar frango com fubá?”. Afinal, todo mundo tem fubá em casa, é universal.
Para quem não tem experiência com empanados, basta uma pequena mudança no preparo para o fio de conhecimento desaparecer, né? Isso é ainda mais preocupante quando há um ingrediente que você nunca usou para empanar, e agora? Relaxa!
Tudo que você precisa virá logo a seguir, com dicas incríveis, sugestões valiosas e segredos revelados. Quer dominar o empanado com fubá? Então, vamos lá!
Como empanar frango com fubá de maneira descomplicada e saborosa
E você aí que achava estranho fazer frango empanado com trigo e ovo apenas. A substituição de outras farinhas pelo fubá não é motivo de preocupação, pelo contrário.
A farinha de milho ajuda na formação de uma crosta super crocante, saborosa e diferente. O preparo é o mesmo de basicamente todo empanado, isto é, combinação de ovos batidos e fubá. Claro, tem um segredinho aqui e ali, nada demais.
Posso prometer que você nem sentirá falta do frango empanado na farinha Panko. Dê um pouco mais de crédito à receita e comece a anotar os ingredientes:
Ingredientes
- 500g de peito de frango;
- 4 dentes de alho amassados;
- ½ colher (chá) de sal;
- 1 colher (café) de pimenta-do-reino;
- Páprica defumada e mostarda em pó a gosto;
- 1 colher (sopa) de vinagre;
- 2 ovos;
- Fubá suficiente para empanar.
Você pode cortar como iscas de frango, tiras grossas, filés e até mesmo cubos médios, como preferir. Quanto aos temperos naturais, é possível readequar como for melhor para a sua cozinha, certo?
Modo de preparo
- Sem enrolação, coloque a carne numa tigela e tempere;
- Junte sal, pimenta, alho, páprica, mostarda em pó, vinagre e misture;
- Agora é paciência, pois a breve marinada para frango leva 30 minutos;
- Após, bata os ovos até ficar homogêneo;
- Disponha o fubá numa travessa e tempere, misturando;
- Em seguida, passe o frango no ovo até envolver e escorra o excesso;
- Na sequência, empane no fubá, lembrando de apertar para grudar;
- Reserve por 15 minutos para que o frango se funda à crosta;
- Para finalizar, frite em imersão por alguns minutos até ficar amarelinho.
É ou não é simples demais? Veja tudo no vídeo:
DICA EXCLUSIVA: como diminuir o sabor adocicado do fubá no empanado?
“Poxa, eu fiz e senti que o sabor ficou um pouquinho adocicado, mas não lembro de trocar sal por açúcar”. Isso é totalmente normal, pois farinha de milho possui essa característica dulcificada natural.
E aquela pessoa que empana no fubá e prepara molho para comer com frango empanado puxado no agridoce, que loucura. Bom, tem gosto para tudo, até que eu gosto dessa característica do fubá, mas de toda forma, saiba solucionar isso.
Nesse cenário, o truque é equilibrar o dulçor natural com diferentes temperos e especiarias, como:
- Pimenta caiena
- Pimenta jalapeño
- Alho granulado ou em pó
- Páprica defumada mascara bem
- Cominho pode contrabalancear
- Opções de ervas desidratadas como tomilho e alecrim
- Capriche no orégano
Contudo, não tente compensar isso adicionando mais sal, porque aí sim o negócio desanda!
O empanado está ficando granulado? Faça isso para corrigir!
Outro ponto que normalmente gera reclamação, é quanto à textura da crosta. Quando aprendemos inicialmente a empanar frango, temos a presença da farinha de trigo e da farinha de rosca.
Nesse contexto, falamos de duas farinhas completamente moídas e com grânulos quase imperceptíveis. Então, a casquinha sempre ficará suave e delicada, onde mal podemos notar essa característica.
Em contrapartida, o fubá diverge um pouco disso. Ele pode acabar ficando “grosseiro”, especialmente se você não levar o passo a passo ao pé da letra. Mas se mesmo seguindo todas as dicas você notar que algo deu errado, dá para arrumar.
Depois que você empana não tem mais volta, então, essa dica funciona para novas receitas. A ideia é misturar alguma outra farinha ao fubá. Pode ser farinha de rosca, pão amanhecido triturado e mesmo a Panko caseira.
Procure manter proporções iguais ou até mesmo colocar um pouco mais de fubá. Como resultado, a casquinha do empanado certamente ficará delicada, aveludada e muito atraente visualmente.
Aproveite essa receita de frango empanado no fubá bem diferente e versátil
Se você prestou atenção às dicas até aqui, provavelmente entendeu que esse tipo de preparo não muda muito, certo? Logicamente que dá para trocar temperos e criar sabores diferentes, mas a essência da receita em si, não muda.
Lá estava eu andando pelas “avenidas da internet” quando me deparo com algo que ainda não havia considerado. Já que falamos de fubá, como eu nunca me toquei do flocão de milho para empanar? Essa sugestão extra é sobre isso e fica um arraso de bom.
Vamos fazer iscas de frango suculentas e empanadas com flocão? Essa é uma espécie de farinha mais granulada que dá um crocante fenomenal, marque aí em seu caderno:
- 600g de peito de frango cortado em iscas
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de flocão de milho
- 2 ovos
- ½ xícara (chá) de mostarda escura
- Pimenta-do-reino, páprica e toque de pimenta caiena a gosto
- Sal a gosto
Na carne, adicione todos os temperos, inclusive a mostarda. O truque para pegar o sabor é mexer bem até envolver cada pedaço da carne. Como de praxe, passe na farinha de trigo, nos ovos e no flocão. Aperte para fixar melhor e reserve.
Diferentemente dos outros preparos, neste eu recomendo você fritar em pouco óleo. Por conseguinte, cubra apenas o fundo da panela, aqueça e frite até dourar. Você verá como o resultado é um cadinho diferente e delicioso.
SUGESTÃO DE MELHORIA: vale ressaltar, que por mais que o flocão fique bom, ele acaba deixando pequenos espaços no empanado. Portanto, para corrigir isso você pode misturar com farinha Panko, pois a aderência é maior, pronto, resolvido!
Como empanar frango com fubá é pura versatilidade e sabor garantido
Embora eu sempre tenha farinha Panko em casa, depois que aprendi como empanar frango com fubá, eu alterno os preparos. Quando quero algo “profissional”, vou de Panko. Porém, para fazer um petisco simples e rústico, o fubá é imbatível.
Qual a sua preferência na hora de empanar aquele franguinho “maroto”? Seu preparo é tão versátil e simples, que dá para brincar bastante com as texturas e sabores. Então, você tem muita coisa para fazer, não desperdice tempo e crie pratos saborosos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se assim como eu você acha indispensável ajudar outros, compartilhe o conteúdo. Até a próxima!