Embora o churrasco de Dia das Mães não seja suficiente para agradecer essa pessoa tão crucial em nossa vida, é uma alternativa para trazer alegria a toda a família e criar memórias incríveis.
Porém, filhos e filhas acabam deixando tudo para a última, seja por correria ou falta de planejamento. Só que isso favorece problemas e adversidades que atrapalham no preparo das carnes e pratos que acompanham a ocasião.
Então, para isso não acontecer nessa data tão especial, montei um guia completo e recheado de dicas maravilhosas. Veja como tirar um belo sorriso da sua mãe!
Como fazer churrasco de Dia das Mães especial e inesquecível?
O nervosismo de escolher as melhores carnes para churrasco, conciliar acompanhamentos e garantir a satisfação geral, pode ser desafiador. Afinal são muitos aspectos que envolvem um churrasco grande.
Sabemos como um parente convida outro, que chama um conhecido e quando se dá conta, a refeição tomou proporções “preocupantes”. Nesse momento é fundamental respirar fundo, pensar nos detalhes e anotar minhas dicas!
1. Considere o número de convidados
A primeira coisa a se pensar é na lista de convidados. Aqui pode ser interessante solicitar a confirmação até uma data específica. “Ah, mas será apenas uma reunião em família”. Sim, mas algumas pessoas recebem facilmente 15, 20 a 30 pessoas.
E assegurar que os preparos, carnes, acompanhamentos e entradas sejam suficientes, é o objetivo primordial. Por exemplo, se for um churrasco para 15 pessoas, a quantidade de ingredientes é uma.
Em contrapartida, caso você venha a receber mais de 20 pessoas, é crucial saber como calcular um churrasco para 30 pessoas. Afinal, sempre é bom sobrar do que faltar, não é verdade?
Ainda mais para não desapontar ou preocupar o centro das atenções, a figura materna da família!
DICA EXTRA: não importa o tipo de ingrediente, procure deixar uma margem de segurança de 30% extra. Por exemplo, se a conta sugere 6kg de carne ao comprar alcatra ou contrafilé, compre 1,8kg a mais, representando 30%!
2. O que servir antes de começar o churrasco?
Vale frisar que a escolha de diferentes entradinhas tem um grande impacto na refeição principal. E digo isso não apenas pela quantidade de comida e churrasco preparados, mas na experiência dos convidados.
Prefira apostar em receitas de entradas fáceis, de rápido consumo e que não satisfaçam direito. Veja bem, servir tira gosto de carne como entrada está fora de questão. O mesmo vale para tortas, alimentos fritos e de massa.
“Ah, mas então o que posso servir para dar aquela agradada nos convidados antes do churrasco sair?”. Coisas simples, mais baratas e básicas, veja uma listinha:
- Saladas refrescantes de folhas verdes completas + queijos ralados.
- Bruschettas com pão fatiado fino e vinagrete gelado.
- Vinagrete tropical.
- Preparos com peixe cru.
- Aprenda como fazer ceviche de tilápia e sirva como entrada única.
- Tábuas de frios personalizadas simples e deliciosas.
- Dadinhos de tapioca com molho agridoce.
- Pequenos canapés para abrir o apetite.
DICA EXTRA: uma dica valiosa aqui é servir as entradas em pequenas porções diretamente na mesa. Dispor tudo de uma vez pode instigar os convidados a comerem mais, prejudicando a refeição principal!
3. Escolha boas carnes para um churrasco de muito sabor
Essa é uma conversa que você terá que ter com o seu bolso. Concorda comigo que a realidade atual nos oferece somente carne cara?
Então, não precisa fazer churrasco apenas com contrafilé, alcatra, miolo de alcatra, bombom da alcatra, entre tantos outros cortes nobres. Pelo contrário, é possível criar deliciosas combinações de churrasqueadas com outros tipos de carne.
Para ilustrar bem essa afirmação, montei algumas sugestões de cardápio de carnes para seu churrasco de Dia das Mães:
Cardápio 1 – Sugestão com cortes bovinos
Aqui utilizaremos apenas carnes bovinas, mas com consciência e de forma racional. Por exemplo, ao invés de comprar o bife de alcatra, prefira assar uma peça de cupim inteira. Com o tempero certo, o cupim derrete na boca.
- Cupim assado.
- Costela ripa assada na brasa (rende bastante).
- Escolha a carne bananinha para entregar uma carne macia.
- Com o corte certo até mesmo o acém fica macio quando assado.
Esses 4 cortes de carne bovina são suficientes para fazer a alegria da galera, basta saber como preparar!
Cardápio 2 – Sugestão com carnes mistas
Uma estratégia que faz seu “bolso dar risada” em churrasco especial para o Dia das Mães, é misturar as carnes. Aqui estou falando de cortes suínos, carnes brancas como o frango e por que não fazer peixe grelhado? Veja uma combinação fantástica:
- Maminha marinada na cerveja assada com molho.
- Linguiça toscana saborosa com molho agridoce.
- Picanha suína grelhada com molho de laranja.
- Costela de tambaqui assado com marinada especial
DICA EXTRA: se você concorda comigo que essa comemoração especial merece um preparo igualmente excepcional, que tal servir um peixe na folha de bananeira? Sugestão super diferente e ideal para o Dia das Mães!
4. Avalie quais acompanhamentos para churrasco servir
Outra etapa que sempre pega as pessoas desprevenidas é a escolha dos acompanhamentos. Afinal, o tema é churrasco, mas ninguém fica várias horas comendo apenas carne.
Isso sem contar que não há nada mais gostoso do que arroz com legumes e uma carne bem assada ou peixe grelhado, não é mesmo? Confira algumas opções que podem ser interessantes:
- Farofa de ovo com bacon + tempero verde.
- Maionese tradicional com legumes e ovos.
- Salada gelada de batata com maionese, ovos e cenoura em pedaços.
- Purê cremoso de batata ou mandioquinha com cheiro-verde.
- Irresistível salpicão com uva passa e frango desfiado.
- Vinagrete clássico.
- Molho chimichurri para acompanhar aquele bife de chorizo.
- Salada tropical de folhas verdes + frutas da estação.
- Pão de alho com queijo gratinado.
- Arroz à grega com legumes coloridos.
- Feijão tropeiro recheado.
- Arroz carreteiro tradicional vai bem com churrasco.
Portanto, na hora de escolher os acompanhamentos a dificuldade é se conter e escolher apenas os mais deliciosos!
5. Dia das mães também merece uma sobremesa fantástica
Você seguiu as dicas e sugestões até aqui? Então, provavelmente todo mundo está satisfeito e pronto para o doce que “fecha a conta e passa a régua”. E não é preciso gastar tanto tempo criando sobremesas elaboradas demais.
Você pode oferecer desde um simples sorvete ou apelar para o tradicional e famigerado pavê de pêssego. Contudo, aqui não há sobremesa “batida” não, e deixo minhas sugestões pessoais de doce “pós-churrasco”:
- Creme chinês pode ser uma novidade para muitos.
- Salada de frutas + diferencial de um creme de iogurte grego e mel.
- Bolo gelado de sorvete cremoso e ideal para dias quentes.
- Merengue de morango leve e cremoso.
- Quindim caseiro.
- Fios de ovos + creme de merengue.
Dentre estas sugestões, gostaria de deixar o vídeo da receita de creme chinês. Acredito ser a com maior custo-benefício e que entrega algo realmente diferenciado, acompanhe:
O planejamento é a chave para um churrasco de Dia das Mães de sucesso
Não adianta, por mais que você planeje alguma coisa, sempre tem algo que pode sair do eixo. Porém, devemos fazer a nossa parte e o planejamento deve começar semanas antes para reduzir as chances de algo dar errado, concorda?
Acredita que agora consiga preparar o melhor churrasco de Dia das Mães que sua mãe merece? Aproveite cada uma das dicas e se programe para uma ocasião mais do que especial!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, ajude a compartilhar para que outras pessoas acertem no churrasco e possam entregar um momento incrível para suas mães. Até a próxima!