Muita gente tem vontade de experimentar a carne de búfalo, mas será que é boa mesmo? Quais são os principais cuidados?
Ainda hoje muita gente se pergunta se pode comer carne de bubalino, pois falta conhecimento sobre a criação e as características da peça. E olha que falamos de um animal que está no Brasil desde o século passado.
Então, montei um compilado com as melhores informações sobre a raça. Além disso, selecionei algumas receitas de cair o queixo. Vamos conferir?
Carne de búfalo é realmente boa? Tudo que você precisa saber!
Você já ouviu falar que gosto é puramente subjetivo? Isso quer dizer que é apenas uma questão de perspectiva sobre o consumo de determinado alimento. Por exemplo, manter a mente aberta é um ótimo primeiro passo para novas experiências.
No caso do búfalo, apesar de estar no Brasil há muitas décadas, existe certo mistério sobre seu consumo. E não é para menos, pois você não vai ao mercado e dá de cara com a carne, concorda?
Somado a isso, há mitos sobre o animal, onde alguns julgam ser uma carne vermelha ruim e imprópria para consumo.
Pelo contrário, a carne bubalina, nome dado à subtribo do gado selvagem, possui grandes qualidades e ótima palatabilidade. Diante disso, a seguir você encontra as principais dúvidas sobre o assunto.
Como anda a criação de bubalinos no Brasil atualmente?
Embora a criação brasileira tenha engatado somente no final do século passado, os primeiros exemplares da raça datam de 1906. Isso mesmo, os primeiros búfalos chegaram por aqui há 116 anos.
Porém, no início houve inúmeros desafios para determinar o melhor local para criação. Isso porque esse gado depende de fonte de água para resfriar seu corpo, devido à baixa capacidade de termorregulação térmica.
Trocando em miúdos, sua espessa epiderme (pele), em combinação com o número reduzido de glândulas sudoríparas, dificultam o resfriamento natural. Essa é uma das grandes diferenças para a carne bovina.
Não à toa, o búfalo adora regiões alagadas e pantanosas porque o ajuda a se refrescar e manter parasitas afastados. A partir desse conhecimento, o produtor brasileiro conseguiu disseminar sua criação em diferentes estados e climas.
O ponto de referência ainda é o Pará, especificamente na Ilha de Marajó, onde foi inicialmente introduzido. Entretanto, atualmente você encontra búfalos sendo criados nos estados de São Paulo, inúmeros estados do Nordeste e Minas Gerais.
“E no sul do país, local conhecido pelas melhores carnes para churrasco, existe búfalo?”. Sim, apesar de pequeno o número na região sul, anualmente sua criação tem ganhado expressividade.
Para se ter uma ideia, o Brasil possui o maior rebanho de búfalos em toda a América. Prova disso, é a soma de mais de 3 milhões de cabeças em território nacional.
Principais raças de búfalo criadas no Brasil
Se fossemos falar especificamente de cada raça de búfalo existente, ficaríamos um bom tempo por aqui. Mesmo porque no Brasil temos a presença massiva de 4 raças que se adaptaram bem ao clima e região, sendo:
- Búfalo Mediterrâneo.
- Búfalo Carabao (também chamado de búfalo do pântano, é a raça mais difundida no Brasil).
- Raça de búfalo Mufarabadi.
- Raça de búfalo Murrah.
Em boa parte, são raças provenientes da Índia e Tibete, sendo criados para obtenção de carne e leite. De comportamento dócil, o búfalo tem chamado atenção, especialmente aos cortes de uma carne orgânica em muitos casos.
Quais os principais cortes da carne bubalina?
Quando falamos sobre os cortes do búfalo, normalmente as pessoas tendem a achar que são completamente distintos do boi. Porém, a estrutura dos animais é basicamente a mesma, ou seja, você encontra os mesmos cortes, como:
- Alcatra
- Contrafilé
- Chuleta (equivalente à bisteca de boi)
- Fraldinha
- Cupim
- Costela
- Maminha
- Picanha
- Paleta
- Filé mignon
- Acém
- Coxão duro (chã de fora)
- Músculo
- Coxão mole
- Lagarto
- Patinho
- Filé de costela
- Peito
- Capa de filé
- Coração da paleta
Portanto, são cortes similares e que favorecem o churrasco igualmente à carne bovina. Só gostaria de destacar, obviamente, a picanha na churrasqueira. Afinal, esse corte é universal e, no búfalo, não é diferente!
DICA EXTRA: dentre os cortes, a picanha de bubalino é uma das carnes que mais apresenta aquela gordura característica. Logo, é ideal para compor sua lista de carnes, falaremos mais disso a seguir!
Qual a diferença da carne de búfalo para carne de boi?
Além do sabor apresentar pequena diferenciação entre as carnes, a grande diferença é o nível de gordura. Isso mesmo, se você procura uma carne magra de verdade, mas que seja vermelha, a carne do búfalo é ideal.
Diferentemente do boi, onde a gordura está presente em quase todo corte, no búfalo não funciona assim. Isso porque, a gordura fica concentrada na cavidade do abdômen e paredes do tórax.
Em contrapartida, na carne em si e grupos musculares temos um nível baixíssimo de gordura, seja em capa ou entremeada. Justamente por isso que falei que a picanha é um dos cortes mais gordos.
Por outro lado, essa carne é rica em pigmentação e possui um teor proteico elevado. Como consequência, falamos de uma carne altamente saudável sem deixar o sabor de lado. “Ah, mas carne com pouca gordura fica boa na churrasqueira?”.
Então você acha que só a carne para churrasco com gordura é saborosa? Saiba que seu sabor é diferente sim, mas não perde em nada para a bovina.
DICA EXTRA: procure abrir a mente, pois basta uma fonte extra de gordura no preparo de alguns cortes do búfalo. Por exemplo, se você sabe como fritar bife, o belo contrafilé de búfalo fica sensacional feito com manteiga, azeite e ervas frescas!
3 ideias de receita com carne de búfalo
Diante de você há 3 ideias de receitas, mas nada mirabolante ou fora de contexto. Digo isso porque prezo pela facilidade e praticidade no preparo das refeições. Sendo assim, anote cada dica para experimente quando tiver oportunidade!
1. Tradicional churrasco: 5 cortes maravilhosos de búfalo
Aqui não é bem uma receita, mas sim várias sugestões de preparos de búfalo na churrasqueira. A diversidade de assados se iguala ao tradicional churrasco com os amigos, só que ao invés daquele corte bovino, vamos aproveitar a suculência do búfalo.
- Lombinho de búfalo na grelha + molho de chimichurri.
- Costela de búfalo assada no bafo + legumes grelhados na brasa.
- Bife ancho de búfalo selado ao ponto.
- Picanha de búfalo na crosta de manteiga de ervas.
- Carne de sol de búfalo na churrasqueira.
Dentre estas sugestões, gostaria de destacar o lombinho, que recebe o nome carinhoso de “gostosa” ou “gostosinha”. Para provar que é possível fazer essa carne, vou deixar um vídeo superbacana a seguir:
2. Experimente tornedós de búfalo com aspargos e molho de carne
Não deixe o nome diferente afastar você dessa delícia de receita. Um tornedor, tournedor ou tornedó, é um bife encorpado retirado do centro mais grosso do filé mignon. Claro, é preciso saber como cortar o filé mignon para retirar bem esse corte.
Por conseguinte, o segredo desse preparo está em fritar o tornedor numa manteiga de ervas até selar ao ponto. Em seguida, você grelha os aspargos e finaliza fazendo um molho caprichado do restante da fritura.
Não se preocupe com o preparo, pois vou deixar um vídeo bem detalhado e os ingredientes a seguir:
Ingredientes
- 1 peça de filé mignon de búfalo (ou bombom da alcatra);
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 2 dentes de alho processados;
- 1 ramo de salsinha picada;
- 1 maço de aspargos verdes;
- Salada de folhas a gosto;
- ¼ xícara (chá) de azeite;
- 2 colheres (sopa) de suco de limão;
- 1 colher (sopa) de parmesão;
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto.
3. Faça bifes com carne moída de búfalo
E para fechar esse nosso guia sobre carne de búfalo, temos o bife de carne moída. Decidi trazer essa sugestão porque além de prática, é mais barata e você pode fazer com basicamente qualquer corte moído.
Como tempero da carne, utilize alho processado, pimenta dedo-de-moça picada, pimenta-do-reino, sal, azeite, cheiro-verde, entre outros temperos naturais para carne.
Depois é só modelar e fritar, mas também dá certo assado no forno. Porém, faça questão de modelar bifes mais altos para não ressecar. Inclusive, se você curte um belo lanche, essa mistura pode se transformar num hambúrguer de carne suculenta.
Agora só depende de você aproveitar as vantagens e sabores dessa carne
A carne de búfalo é fácil de encontrar? Tenho que confessar que não. Seu preço é menor do que a carne bovina? Também não, já que de certa forma, a produção é restrita.
O sabor da experiência compensa? Como compensa! Essa é uma carne realmente saborosa e você tem que experimentar para tirar suas próprias conclusões.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não deixe de compartilhar com todo mundo nas redes sociais, pois é um tema muito interessante, concorda? Até a próxima!