Quando falamos em carne cupim, você é do time que gostaria de experimentar ou que ainda acredita nos mitos desse tipo de corte?
Sabia que até hoje muita gente evita cupim, pois acredita ser duro e sem sabor? Antigamente havia o mito de que o cupim do boi armazenava muita gordura, mas isso é pura fantasia. Além disso, afasta as pessoas de comerem uma carne tão saborosa como essa.
Então, o que acha de romper a barreira das carnes que ainda não experimentou? Assim, você tira suas próprias conclusões. Confira as ótimas dicas!
O que é a carne cupim?
O cupim do boi é aquela porção protuberante que fica logo acima do seu pescoço, não tem como não ver. Além do nome, sua localização no animal também favorece as pessoas acharem que é uma carne de terceira.
Contudo, cupim é sinônimo de maciez, suculência, muito sabor e gordura na medida para quem ama. Na realidade, quem realmente conhece e entende suas qualidades, tem o cupim como uma das melhores carnes para churrasco.
Por conta disso, existem incontáveis formas de prepará-lo, da peça inteira a cortes focados no equilíbrio entre carne e gordura. O grande problema de quem fala mal desse corte, é não saber lidar com suas características marcantes e diferenciadas.
É o mesmo caso de quem nunca comeu carne de búfalo, mas insiste em dizer que é uma carne dura e ruim. Nesse sentido, o primeiro passo é conhecer a fundo as particularidades do cupim, veja mais a seguir
Quais as qualidades e características do cupim bovino?
Uma das grandes qualidades do cupim, é a sua alta concentração de gordura entremeada nas fibras. Há quem diga se tratar do corte equivalente à picanha Wagyu, que também é reconhecida pelo alto marmoreio da carne.
Além disso, a carne de cupim carrega consigo muitas outras características riquíssimas que representam o verdadeiro churrasco brasileiro, tais como:
- Fibras curtas e macias, em especial nos animais de qualidade.
- Toda a fibra é entremeada com gordura de grande sabor amanteigado.
- A combinação da textura tenra e gordura, entregam uma explosão de sabor.
- É considerado um dos cortes com maior teor de gordura.
- Apesar de a maioria dos cortes exigir mais tempo de cozimento, quando o boi é de procedência dá até para fazer na grelha.
- Para quem procura fontes de colágeno, o cupim tem em abundância.
- Em vista da carne cara de hoje, você encontra o quilo do cupim a partir de R$35,00.
Consegue perceber como estamos falando de uma carne bastante nobre e que pode render deliciosas receitas? Acho fundamental deixarmos de lado a ideia de que o cupim só serve para ir na churrasqueira enrolado no papel-alumínio.
Somente a partir disso é que podemos realmente aproveitar suas vantagens como carne vermelha. “Já sei, vou escolher o cupim da carne Angus para surpreender no próximo churrasco”.
Sinto te desapontar, mas a raça angus não possui o famoso cupim. Na verdade, somente as raças de zebuínos desenvolvem aquela bela corcova.
4 raças de gado que nos oferecem a carne cupim
- Tradicional nelore.
- Brahman ou Bramã, que é o cruzamento entre Nelore, Gir, Guzerá e Krishna Valley.
- Tabapuã.
- Guzerá, que é uma raça originária puramente da Índia.
DICA EXTRA: veja o que fazer para amaciar cupim
Existe um ditado entre os açougueiros que diz: “em boi de primeira não existe corte de segunda”. Nesse contexto, você pode pegar até mesmo o pescoço do boi que você conseguirá preparar boas carnes.
E com o cupim não é diferente, ou seja, dificilmente você encontra uma peça que seja dura. E uma maneira de evitar carnes de menor qualidade é analisar sua estrutura de gordura.
Isso porque o teor de gordura denuncia bem se o boi teve uma alimentação balanceada ou se foi negligenciado. Tudo que você precisa fazer é olhar a peça por fora, procurando sinais de “ramificação” da gordura na parte externa.
Uma dica valiosa que dou, peça ao profissional para lhe mostrar o interior da carne. Afinal, na carne de primeira você consegue se certificar de que vale a pena levar para casa. “Ah, mas mesmo assim a carne aparenta estar dura, tem como amolecer?”.
Sim, existem muitas maneiras de amaciar carne. Por exemplo, o cupim é muito usado para espetinho, você pode aprender como amaciar carne para espetinho de forma fácil.
Agora, uma técnica muito, mas muito antiga, é amaciar carne com leite, você já ouviu falar? Para isso, você precisará seguir a seguinte proporção de ingrediente:
- 800g de cupim
- 2lts de leite em média
- 1 xícara (chá) de azeite
Coloque a peça ou bife de cupim num recipiente e acrescente leite até cobrir. Não esqueça de adicionar azeite e, se preferir, já coloque alguns temperos naturais para carne. Dessa forma, enquanto “amacia” vai temperando o interior!
3 receitas que dá para fazer com carne cupim + ideias exclusivas
Se falar sobre o cupim já abre nosso apetite, imagine acompanhar as sugestões de preparo que separei exclusivamente para você. Então, anote os ingredientes e siga as dicas que é sucesso!
1. Cupim assado na panela de pressão
Para facilitar os preparos do dia a dia, nada melhor do que aproveitar as vantagens da panela de pressão, concorda? Nessa receita, vamos utilizar uma bela peça de cupim, batatas, cerveja preta e muito tempero, anote:
- 2,5kg de cupim;
- 1kg de batata;
- 1 lata de cerveja preta;
- Manteiga a gosto;
- 1 colher (sopa) de sal;
- Pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.
Aqui em casa eu sempre faço uma receita inteira dessa, de modo a sobrar e agilizar a refeição do dia seguinte. É um espetáculo de cupim assado na panela de pressão, vou deixar o vídeo do preparo a seguir:
2. Cupim rápido na churrasqueira
Quem diz que cupim demora demais na churrasqueira e por isso deixa de fazer, precisa conhecer essa sugestão. Aqui vamos utilizar 1 peça de cupim e sal grosso triturado. Corte a peça ao meio e faça cubos grandes.
“Uma dúvida antes, devo fazer essa carne assada na grelha ou no espeto?”. Bom, eu recomendo que seja no espeto, pois assim fica mais fácil virar e assar por igual.
Por conseguinte, espete os cubos e corte as aparas para dar aquele “talento” na padronização dos espetos. Agora, coloque uma fina camada de sal e leve para assar próximo do braseiro, numa altura de 30cm. O tempo médio é de 30 minutos.
Depois disso, retire da churrasqueira e faça um “casquerado” na parte que ficou em contato com o fogo. Volte a temperar com um pouco de sal e leve por mais 30 minutos do outro lado.
Repita esse processo até finalizar a carne do espeto. Simples assim, aquele churrasco com os amigos nunca mais será o mesmo!
3. Cupim assado no forno simples e saboroso
Agora, para você que não dispensa um bom assado, que tal assar seu cupim no forno mesmo? Para isso, corte a peça ao meio e tempere com sal de parrilla. Em seguida, faça uma mistura de manteiga derretida e páprica defumada, misture bem.
Passe esse “molho” sobre a carne e embrulhe em papel-alumínio, fazendo uma espécie de bombom. Por fim, leve ao forno preaquecido a 160° por 5 horas. Não esqueça de colocar uma assadeira por baixo para eventuais respingos.
Demora? Sim, um tanto, pois 5 horas é bastante tempo. Mas o resultado compensa? Muito, você nunca comeu um cupim desse jeito, com esse sabor e suculência. Vou deixar o vídeo abaixo para você conferir tudo:
Não sei o que você está esperando aqui que ainda não foi experimentar a carne cupim em sua casa. Tenho certeza que se surpreenderá muito, pois é uma carne que todos deveriam aproveitar bem mais.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais para que mais gente possa abrir os olhos para uma carne barata e maravilhosa. Até a próxima!