Bife à parmegiana para 2 pessoas é uma receita fácil e deliciosa, quer descobrir o segredo para um jantar especialíssimo? Para agradar alguém especial, não tem igual.
Esse é um dos poucos pratos que encontramos, desde restaurantes mais simples até os renomados na gastronomia. Isso quer dizer que é um preparo fantástico para toda ocasião. Porém, a boa receita exige certas técnicas que você aprende hoje.
Confira as ótimas dicas e saiba exatamente como surpreender aquele alguém estimado em uma refeição inesquecível. Vamos parar de perder tempo então?
Receita excelente de bife à parmegiana para 2 pessoas
Vai convidar amigo ou amiga? Está pensando numa ocasião romântica a dois e com um jantar pra lá de especial? Ou quem sabe quer dar uma diferenciada na refeição do casal? Sem problemas, o bife à parmegiana cabe em todas as situações.
A receita tradicional é composta por carne de qualidade, uma crosta bem empanada, molho e um bom queijo ralado. No entanto, não é raro encontrarmos quem não se contenta com a simplicidade e parte logo para a “apelação”.
Lembro certinho quando me convidaram para um jantar desses, coisa fina e de gente bacana. Agora não recordo se usaram ancho ou chorizo, num bife bem fino, mas ultra suculento. O molho foi feito rusticamente e o queijo, colocaram Gruyère.
Como resultado, aquela carne explodiu na boca com um dos sabores mais impressionantes que eu já havia experimentado. Claro que isso é apenas um exemplo, pois foi uma baita extravagância. Mas serve para você enxergar a versatilidade do prato.
1. O que precisa para fazer uma receita de bife à parmegiana para 2 pessoas?
Olha, não existe bem um limite específico e falo por experiência própria. Por exemplo, o contrafilé é magnífico à parmegiana, mas tende a ser menor. Logo, a quantidade talvez precise ser aumentada.
Por outro lado, a alcatra oferece bife maiores e robustos, onde apenas uma unidade pode ser suficiente por pessoa. Na minha opinião, tudo vai da fome dos participantes, bem como das guarnições e sobremesas, tem que ter sobremesa, né?
Eu tenho uma receita especial feita com alcatra que serve bem duas pessoas e compartilho agora com você:
Ingredientes
- 2 bifes de alcatra (espessura de meio dedo de altura);
- 1 a 2 ovos batidos;
- Farinha de trigo suficiente para empanar;
- Farinha Panko suficiente para empanar;
- Óleo suficiente para forrar o fundo da panela;
- 1 xícara (chá) de molho de tomate;
- 200g de muçarela ralada ou outro queijo da sua preferência;
- Sal, pimenta-do-reino, pimenta-da-Jamaica e toque de páprica.
Como pode notar, não há nada tão caro ou complexo de se usar, não é mesmo? Entretanto, dessa lista bem convencional eu gostaria de salientar algumas coisinhas.
SEGREDO PARA O SUCESSO DA RECEITA
A primeira coisa que queria chamar sua atenção é quanto à farinha. Eu sei que a tradição manda usar a farinha de rosca, né? Porém, experimente seguir a lista e usar a farinha Panko. Isso porque ela foi criada exclusivamente para empanar carnes.
Inclusive, o resultado da crosta e da crocância depois de gratinar no forno, vai elevar o nível da receita. Segundo ponto é quanto ao molho de tomate. Se você tiver tempo sobrando, procure fazer uma versão rústica caseira, usando tomate italiano.
Por fim, falemos do queijo, onde a muçarela clássica é suficiente. No entanto, dê uma chance a novas opções, como o parmesão fresco ralado ou algum outro artesanal. Isso acrescentará uma camada extra de sabor e textura ao gratinado!
2. Como fazer o melhor bife à parmegiana?
Algumas pessoas, especialmente amigos, dizem que o segredo do parmegiana está na qualidade dos ingredientes, mas eu discordo firmemente. Para mim, o fator primordial é o empanamento da carne para bife à parmegiana.
É a crosta bem fixada na carne que favorece um prato suculento, onde a carne não encharca com o molho. Só quem já provou parmegiana empapada sabe como a consistência firme é a riqueza do prato.
Nesse sentido, separei a receita para você em duas etapas, a do empanado e a do restante da preparação, confira na íntegra:
Modo de preparo do bife empanado
- Primeiro de tudo, retire a carne da geladeira 30 minutos antes;
- Em seguida, tempere a carne com sal, pimenta e demais temperos;
- Reserve por alguns minutos para fixar sabores;
- Depois disso, você deve seguir uma ordem específica;
- Passe os bifes na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha Panko;
- Nessa última etapa, pressione levemente a camada da farinha;
- Reserve a carne empanada pelo menos 30 minutos;
- Por fim, aqueça o óleo em temperatura média/alta e frite os bifes;
- Vale lembrar que a fritura é rápida e, assim que dourar, está ótimo.
Dois detalhes cruciais: apertar a farinha Panko na carne e reservar antes de fritar. Essa combinação garante a melhor crosta que você pode fazer, simples assim!
Modo de preparo do molho
- Depois de fritar os bifes, vamos à montagem do preparo.
- Sendo assim, espalhe metade do molho num refratário ou travessa.
- Pode ser um recipiente pequeno que caiba tudo.
- Após, posicione os bifes fritos e levemente mornos.
- Cubra com o restante do molho e adicione o queijo ralado até cobrir.
- O tempo de forno é de aproximadamente 15 minutos.
- Quanto à temperatura, pode ser alta que é para gratinar o queijo.
- Se tiver forno elétrico, ligue a resistência superior para agilizar.
Retire do forno e salpique um pouco de cheiro-verde e até mesmo orégano, fica um espetáculo de sabor.
Seguindo estes passos simples, porém detalhados, você terá uma das melhores receitas à parmegiana. Isso sem contar o molho para bife à parmegiana, que fica denso, cheio de sabor e muita cremosidade.
Por falar no molho, se você preparar a versão caseira rústica, lembre-se de colocar uma pitada de açúcar. Dessa maneira, você quebra a acidez do tomate. Bom, agora é só se deliciar com essa refeição digna de comemoração a dois, né?
Ficou com alguma dúvida? Não entendeu determinado passo do processo? Não se preocupe, encontrei um vídeo que pode vir a calhar, confira:
3. O que harmoniza com filé à parmegiana?
Eu diria que para essa receita acima, um bom arroz branco feito com bastante alho, cebola e azeite é suficiente. Daí você serve uma porção centralizada no prato e cobre tudo com carne, molho e aquele queijo fumegante.
Agora, se você quer deslumbrar a pessoa querida, o ideal é escolher um acompanhamento para bife à parmegiana mais elaborado. Olha, não se prenda a ideias convencionais, porque é possível harmonizar muitos pratos diferenciados, como:
- Risoto cremoso de alho-poró é chique e fácil de fazer.
- Batata gratinada com gorgonzola e ervas frescas casa bem demais.
- Legumes salteados e grelhados na manteiga complementam a refeição.
- Purê aveludado de mandioquinha com cebola caramelizada.
- Cuscuz marroquino clássico é um jeito diferente de montar o cardápio.
Pronto, mais 5 motivos para você não se contentar com ideias batidas, faça sua jogada com sabedoria!
Bife à parmegiana para 2 pessoas atende todas as ocasiões e comemorações
Seja para jantares cotidianos ou para comemorar realizações, o bife à parmegiana para 2 pessoas é uma escolha acertada. Receita relativamente barata, superfácil de preparar e com um resultado de dar água na boca, é isso que lhe espera.
Um dos segredinhos é temperar tudo com muito amor e capricho, o agradecimento virá em forma de “hummmm”.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que a partir delas seu jantar seja verdadeiramente memorável. Se conhece alguém que precisa saber disso, não deixe de compartilhar as dicas e até a próxima!