Quer dizer que você está procurando um acompanhamento para moqueca de camarão incrível e que combine perfeitamente?
Então, vai se surpreender com as sugestões que selecionei para ajudar você a montar o cardápio da próxima refeição. Quando recebemos amigos e familiares é fundamental saber exatamente o que servir, a fim de oferecer uma boa refeição.
Afinal, a partir desse momento você nunca mais terá problemas em combinar aquela moqueca caprichada com os complementos mais satisfatórios. Confira!
O que servir como acompanhamento para moqueca de camarão?
Se você realmente não faz ideia do que servir com moqueca de camarão, saiba que não é a única pessoa. Na verdade, há um motivo compreensível. A receita de moqueca costuma ser robusta e muitas vezes dispensa complementos.
Por exemplo, há quem faça apenas com cebola, tomate, alho e temperos. Já algumas pessoas incluem pimentões, outros frutos do mar, vegetais e legumes diversos, enfim, transformam a receita e deixam-na ainda mais completa.
Inclusive, a dificuldade em achar o complemento certo se estende até à escolha do acompanhamento para moqueca de peixe. Uma versão igualmente saborosa e incrível.
Sem mais delongas, fiz um apanhado de boas opções, lembrando que as melhores combinações consistem na farofa, pirão e arroz. Não se preocupe, vou entrar nos detalhes a seguir!
5 tipos de farofa para servir com moqueca de camarão + sugestão prática
A farofa é muito recomendada para servir com moqueca. Isso porque a farinha de mandioca funciona como uma “esponja” ao entrar em contato com o caldo da moqueca.
Com isso, os pratos ficam equilibrados e entregam uma obra de arte gastronômica. Porém, o mesmo já não acontece com acompanhamentos mais cremosos, como o risoto, por exemplo.
Afinal de contas, o risoto também é “mole” por natureza e, quando aliado ao caldo da moqueca, pode entregar um resultado pastoso demais. Por conta disso é que a farofa faz tanto sucesso como acompanhamento, veja as melhores opções:
- Farofa de banana da terra com azeite de dendê + toque de ervas frescas.
- Farofa de castanha-de-caju com azeite de dendê + toque de pimenta de cheiro.
- Sugestão de farofa com pimenta + bacon defumado e ovo.
- Sugestão de farofa de cuscuz temperada + couve refogada na manteiga.
- Opção de farofa amarelinha de feijão de corda com azeite de dendê.
Sugestão de farofa + ingredientes
- ¼ xícara (chá) de azeite de dendê
- ½ cebola fatiada
- 1 colher (chá) de camarão seco moído
- ¾ xícara (chá) de farinha de mandioca
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Refogue a cebola no azeite de dendê até dourar por completo. Bata o camarão do liquidificador até formar uma farofa de camarão (pode ser pilado também).
Em seguida, acrescente a farinha, mexa e deixe até tostar, não esqueça de corrigir o sal e da pimenta-do-reino. Vou deixar o vídeo para você não se perder nos detalhes:
6 tipos de arroz para servir com moqueca de camarão
Arroz é outra aposta de segurança e que cai bem em qualquer ocasião. O melhor de tudo é poder colocar diferentes ingredientes, como tomate, cenoura, ervilha, palmito, além de incluir lascas de peixe ou mesmo camarão.
“Ah, mas queria algo simples, pois caprichei na quantidade de itens na moqueca”. Sem problemas, a versatilidade da moqueca de camarão permite que você sirva um arroz branco tradicional e ainda assim arrase nos sabores.
Entretanto, para atender diferentes preferências, montei uma listinha de opções para você experimentar a cada novo preparo:
- Arroz de camarão com leite de coco.
- Arroz de açafrão com toque de azeite de dendê.
- Sugestão de arroz à grega com lascas de peixe (bacalhau, badejo e cação).
- Sugestão de arroz com frango desfiado + curry e leite de coco.
- Opção de arroz com castanhas, amêndoas e uva passa.
- Opção de arroz verde de brócolis + salteado de cogumelos frescos.
DICA EXTRA: independentemente do arroz escolhido, o preparo deve resultar num arroz sequinho e soltinho. Do contrário o prato acaba empapado, já que a moqueca traz todo o caldo necessário, onde o arroz enxuto absorve na medida!
3 ideias de saladas diferentes para acompanhar moqueca
Um acompanhamento pouco explorado para servir com moqueca de peixe, são as saladas. Essa dica funciona ainda melhor em dias quentes. O brasileiro é campeão em combinar comidas quentes com dias quentes, a exemplo da feijoada tradicional.
O mesmo acontece quando servimos uma fumegante moqueca de camarão. Nesse cenário, uma salada refrescante vem a calhar, não é mesmo? Entretanto, é essencial saber o que servir para fazer sentido no paladar.
- Salada de vinagrete: lascas de peixe ou camarão do preparo + mix de pimenta de cheiro, cebola, tomate e cheiro-verde + azeite.
- Saladinha crocante: essa receita traz textura e muito sabor, pois conta com folhas verdes, pimentão amarelo, rabanete, aipo, cebola roxa e tomate.
- Salada verde com pintado: utilize lascas de pintado douradas no azeite, combine folhas, como rúcula e agrião, tomate cereja e tempere com azeite, mostarda, mel e vinagre balsâmico.
Sugestão de salada + ingredientes
- 1 limão Taiti
- 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
- 2 beterrabas
- 1 colher (sopa) de mel
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 ramo de tomilho
O objetivo dessa salada bem diferente, é temperar as beterrabas cortadas e descascadas, cortar os limões e assar ambos no forno preaquecido a 180° de 40 a 45 minutos. “Ah, mas como a salada será formada, apenas com a beterraba?”.
Não, pois o grande destaque dessa salada está no molho sour cream, que é um tipo de molho cítrico, mais puxado para o azedo. Esse sabor vai combinar perfeitamente com a moqueca de camarão.
Para isso, bata 200ml de creme de leite fresco e gelado na batedeira até ganhar consistência. Em seguida, junte o suco de 1 limão aos poucos e vá mexendo. Agora, coloque ½ colher (sopa) de sal e misture.
Sirva o molho por baixo e as beterrabas por cima, bem diferente, não é mesmo? Veja todos os detalhes no vídeo da receita:
DICA EXTRA: sirva pão italiano para umedecer no molho da moqueca
Quando falamos em acompanhamento é necessário pensar que existem de grandes receitas a pequenos preparos. Há quem prefira servir arroz e salada, já outras pessoas buscam coisas simples e que combinem, como uma farofa básica.
Contudo, minha dica para fechar esse conteúdo com chave de ouro, é para você servir um pão italiano artesanal. Ou quem sabe servir ainda uma baguete rústica também artesanal.
Dessa maneira, as pessoas podem comer o pão juntamente da refeição ao mergulhar naquele caldo saboroso da moqueca. Além do mais, é possível comer com pedaços de camarão e vegetais, é uma sugestão bem bacana.
Vale ressaltar, o pão precisa estar bem fresco, de modo que entregue maciez e sabor suave, combinado?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e de cada acompanhamento para moqueca de camarão que mostrei para você. Tem algum amigo ou familiar que possa tirar proveito das dicas? Não deixe de compartilhar então, até a próxima!