Você não via a hora de experimentar aquele torresmo sequinho, mas as visitas chegaram e o torresmo murchou? Tem como deixar o torresmo crocante novamente?
Se por um lado é fantástico comer um torresmo bem crocante, por outro, chega a ser desagradável quando fica borrachudo. Dá até um dó de ver que tanto empenho para fritar perfeitamente não valeu de nada. Mas calma, porque hoje você saberá tudo.
Para isso, eu testei muitas técnicas conhecidas, truques da internet e alguns conhecimentos antigos. O resultado eu apresento para você agora, não saia daí hein?
Como deixar o torresmo crocante novamente: 4 maneiras para provar que é possível + segredo especial
Tem dias que nada impede o torresmo de murchar a sua forma de couro suíno, é a triste verdade. Felizmente para você, a partir de agora aprenderá como esquentar torresmo depois de pronto. Veja como é fácil, simples e rápido!
1. Retornar o torresmo à fritura em óleo super quente é a melhor forma
Não importa se você fez petisco na airfryer com o torresmo ou se usou a panceta assada no forno. Isso porque essa primeira técnica é tiro e queda. E outra, algumas pessoas preservam o óleo das frituras, especialmente de carne de porco
Acontece que a gordura de porco é uma das mais saudáveis, claro, desde que você consuma com moderação. Então, não tem problema reutilizar nessa técnica aqui, pelo contrário, é super indicado e proporciona um resultado incrível, faça assim:
- Primeira coisa, se o torresmo estiver na geladeira, retire alguns minutos antes.
- Enquanto isso, coloque uma quantidade bacana de óleo para esquentar em fogo médio/alto.
- Se você tiver um pouco de gordura de porco, pode adicionar e tenha uma fritura perfeita.
- Em seguida, coloque pequenas porções do torresmo pronto e levemente murcho.
- O ponto da fritura tem que ser acompanhado de perto.
- Porém, você vai notar que a cor começa a ficar mais intensa.
- Isso quer dizer que o processo está funcionando.
- Retire, escorra o excesso e deguste um torresmo ultra crocante novamente.
Um ponto muito importante é você fritar em óleo com temperatura alta e nunca baixa. Senão, você corre risco de murchar o torresmo ainda mais, pois ele desidrata o restante do líquido, fica a dica!
2. Será que dá para esquentar torresmo pronto no forno?
Vou supor aqui que você é uma pessoa que não gosta dos cortes de porco embebidos em óleo, certo? Eu sei que isso pode soar irônico, ou seja, comer torresmo e se preocupar com gordura. Porém, eu penso que tem como conciliar ambas as coisas.
Tanto é que você prefere fazer panceta na airfryer ao invés de assar no forno, por exemplo. Nesse contexto, a segunda técnica é usar justamente o forno para dar vida ao torresmo que já perdeu o encanto da crocância.
Inclusive, essa pode ser a oportunidade para incrementar a refeição, com ingredientes como batata, cebola e legumes.
O processo é muito simples, basta pré-aquecer o forno a 220° por 10 minutos. Em seguida, você vai dispor o torresmo numa assadeira, lembre-se de deixar um pequeno espaço entre eles.
Por último, leve ao forno por alguns minutos e acompanhe constantemente a evolução da casquinha crocante. Novamente, quando dourar está no ponto ideal.
DICA EXTRA: diferentemente da sugestão acima, aqui não é muito recomendado colocar em temperaturas altíssimas. Ah, não abuse do tempo para que a suculência seja mantida perfeitamente ao invés de ressecar por completo, tudo bem?
3. Aprender como deixar o torresmo crocante novamente pode envolver o uso do micro-ondas
De todas as técnicas para deixar o torresmo crocante, essa do micro-ondas é a que eu menos gosto e utilizo. “Nossa, mas então quer dizer que não funciona?”. Não é isso, mas é que eu não tenho uma relação tão próxima assim com o equipamento.
Na verdade, eu peguei é birra dele [risos]. Olha que serviço, uma vez fui fazer frango assado no micro-ondas e segui cada etapa da receita. Porém, acabou queimando tudo por fora e deixando o interior levemente cru.
Agora, ele é muito eficiente para o torresmo, quem faz assim não troca por nada, marque aí os passos:
- Pegue um prato específico para micro-ondas e forre perfeitamente com papel-toalha.
- Na sequência, disponha os torresmos molengas sobre o papel-toalha e leve ao micro-ondas.
- Você precisa cozinhar/fritar a carne em potência alta em intervalos de 30 segundos.
- Repita esse procedimento até que o torresmo volte a ficar crocante e quebradiço.
- Não há um tempo acertado para essa técnica, pois tudo depende da potência do equipamento.
E você aí achando que só dava para fazer ovo frito no micro-ondas, né?
4. Como deixar o torresmo crocante na churrasqueira?
Você chegou até aqui e não gostou de nenhuma sugestão anterior. Primeiro porque você dispensa óleo, depois o forno não lhe parece prático e agora micro-ondas, como resolver isso? Bem, a churrasqueira sempre oferece “fogo amigo”, né?
Pensando nisso, eu deixei a churrasqueira por último de maneira intencional, principalmente porque nem todo mundo tem acesso. Além do que, ninguém vai acender a churrasqueira apenas para deixar o torresmo crocante de novo, certo?
Contudo, saiba que funciona muito bem, e o resultado não poderia ser melhor. Estou falando de um torresmo sequinho, com sabor de defumado e uma crosta que enche os olhos de gostosura.
E o melhor de tudo é que na churrasqueira não tem segredo, basta colocar no braseiro médio/alto e esquecer. Brincadeira, não esquece não porque queima [risos]. Essa é a oportunidade ideal para experimentar a panceta na churrasqueira.
Eu costumo brincar com o pessoal que isso é o mesmo que apostar uma vez e ganhar dois prêmios incríveis. Afinal, você põe em prática o que aprendeu sobre como deixar o torresmo crocante novamente, e aprecia uma panceta suculentíssima.
DICA EXCLUSIVA: como manter o torresmo crocante depois de pronto? O segredo do torresmo crocante por mais tempo!
A minha dica exclusiva para você hoje é mais do que especial, é algo fora de série. Veja bem, você chegou aqui ansiando aprender como deixar o torresmo crocante depois que ele murchou, não é verdade? E se você aprendesse como evitar isso?
Em outras palavras, vou mostrar a você como fazer o torresmo de modo que ele permaneça crocante por mais tempo. Assim, você não precisa se preocupar no churrasco com amigos em ter “um olho no peixe e outro no gato”.
Modo de preparo
- Coloque um pouco de banha de porco na panela e aqueça até derreter.
- Em seguida, junte o torresmo para fritar.
- É importante mexer de vez em quando para não grudar e queimar.
- A receita é feita em duas etapas, e o primeiro segredo vem agora.
- Quando você notar que formou pontinhos brancos na parte superior do couro, desligue.
- Agora, reserve num recipiente hermético, dentro ou fora da geladeira, por 24 horas.
- No dia seguinte, vem o segundo segredinho, que é fritar novamente em óleo bem quente até dourar por completo.
- Por fim, retire, escorra e o torresmo crocante está pronto.
Há quem diga que esse torresmo dura 30 dias crocante dessa maneira. Confesso que eu não testei todo esse tempo, não sobrou nada. Faça, experimente e me diga como ficou depois, está bem? Veja um vídeo completo:
Aprendeu os macetes de como deixar o torresmo crocante novamente?
Com uma boa cachaça, com uma cerveja estupidamente gelada ou simplesmente como mistura do almoço, torresmo é paraíso na terra. Aliás, torresminho é a praticidade como petisco para churrasco, não confie em quem diz o contrário [risos].
Ainda mais agora que você aprendeu tudo sobre como deixar o torresmo crocante novamente, não é verdade? Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a alcançar mais pessoas e até a próxima!