Se você já comeu aquele camarão empanado sensacional, provavelmente deve estar se perguntando como empanar camarão perfeitamente, né? Será que existe segredo?
O empanamento é uma técnica que pode ser utilizada em praticamente todo tipo de carne, como frango e carne bovina. Entretanto, convenhamos que o camarão empanado entrega um sabor mais que especial, além da crocância, é maravilhoso.
Considerando que as pessoas têm dúvidas e receios sobre isso, hoje falaremos sobre as melhores técnicas de empanamento. Você não vai perder, certo?
Como empanar camarão? Veja o conceito da técnica ideal para deixar o camarão crocante!
Para quem nunca preparou camarão antes, é até compreensível o receio de errar. Isso porque falamos de um crustáceo que normalmente acaba não entrando no cardápio, principalmente pelo preço elevado.
Contudo, sempre que você tiver dúvidas sobre como uma carne deve ser empanada, considere suas principais características. No fundo, todo alimento passa pelas mesmas etapas no empanamento, e com o camarão é a mesma coisa.
Eu diria que o grande desafio é saber como limpar camarão para fritar. É imprescindível retirar as vísceras do crustáceo, incluindo seu sistema digestivo. Feito isso, o empanamento é a coisa mais simples do mundo.
Para provar isso, conheça uma técnica universal para empanar da melhor forma possível:
- A primeira coisa é usar temperos naturais para dar sabor à farinha de trigo, misture para espalhar bem.
- Então, passe os camarões limpos nessa farinha temperada, garantindo que pegue em toda a superfície.
- Em seguida, bata alguns ovos até quebrar a gema e formar um líquido homogêneo.
- Aliás, é interessante temperar os ovos também, usando sal, pimenta-do-reino e alguma outra especiaria.
- Na sequência, passe os camarões nos ovos até cobrir completamente a camada de farinha.
- Nesse momento, você garante uma crosta uniforme, já que a farinha é selada.
- Por último, para selar completamente o empanado, passe os camarões em farinha de rosca, também temperada.
- Aguarde alguns minutos antes de fritar.
Essa é a técnica padrão, utilizada para empanar camarão e muitas outras carnes, até lombo de porco. “Certo, mas qual o segredo nesse passo a passo? Tudo parece simples demais”.
Parece simples porque realmente é uma grande facilidade. Contudo, há algumas coisinhas que você pode fazer que ajudam a aperfeiçoar o que já é fantástico.
O que fazer para diferenciar o empanamento simples?
Antes de mais nada, saiba que o empanamento não foge muito da técnica acima. Afinal, tudo é questão de formar as camadas que aderem à carne. Em se tratando de camarão, o grande truque é caprichar nos temperos, especiarias e condimentos.
Isso pode ser feito através de uma boa marinada com ingredientes cítricos e ácidos, como suco de limão siciliano. Outro ingrediente fantástico é o vinho branco seco, pequenas quantidades. Quem sabe fazer ceviche de camarão vai ter facilidade aqui.
Indo além, você pode inovar na adição de temperos desidratados e frescos. Experimente macerar dentes de alho e adicionar à marinada. Tudo isso vai agregar muito mais sabor à delicadeza do camarão.
Daí você vem com o empanamento perfeito e “prende” os sabores naquela crosta crocante magnífica. E por falar nisso, aqui vai uma outra orientação exclusiva para você:
- É fundamental pressionar levemente o empanado no camarão.
- Faça isso a cada etapa do processo para ter uma crosta perfeita.
- Cuidado apenas para não apertar forte demais.
Essa é uma técnica pessoal minha para você. Sempre que escolho a melhor carne para fazer bife à milanesa, faço questão de pressionar o empanado. Além do mais, reservo a carne por 30 minutos antes de fritar, garantindo máxima suculência.
DICA EXTRA: experimente trocar a farinha de rosca por farinha Panko. Caso não encontre nos supermercados, triture pão amanhecido e use para empanar. Vou deixar o mistério no ar, para isso nem vou comentar sobre o resultado, apenas faça!
2 ideias de temperos para empanar o melhor e mais crocante camarão
Agora que já tiramos do caminho como empanar camarão, é o momento ideal para falarmos sobre as combinações. Nesse caso, selecionei mixes de temperos que trazem versatilidade, sabor e praticidade para seus preparos.
1. Crie uma versão empanada com ervas super aromática e saborosa
Considerando um tempero mais verão, que tal apostar nos sabores equilibrados das ervas desidratadas? Eu sempre utilizo a sugestão abaixo, mas se quiser, substitua e adicione outros componentes, combinado?
Ingredientes
- Mix de orégano, manjericão, tomilho, alecrim e chimichurri triturado a gosto
- Alho em pó a gosto
- Cebola em pó a gosto
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Além destes ingredientes, separe também farinha de trigo com os temperos, ovos batidos e farinha Panko. O diferencial aqui é espalhar parte das ervas sobre a última etapa do empanamento. Aliás, reserve alguns minutos para aderir bem.
A fritura é bem rápida e precisa ser feita por imersão. Para isso, coloque óleo suficiente numa panela e esquente até atingir 170° a 180°. Mergulhe rapidamente os camarões, retire e reserve em papel-toalha por alguns minutos!
2. Receita completa de camarão empanado crocante + sugestão incrível picante
Para servir aquele petisco de camarão empanado ultra crocante, nada melhor do que sabores diferenciados, né? Dessa forma, nesta segunda sugestão, a intenção é trazer um tempero pouco utilizado, que é a páprica picante ou defumada.
Devido à delicadeza do sabor do camarão, a quantidade exata de páprica dá um sabor maravilhoso. Então, anote os ingredientes:
- 600g de camarão médio limpo
- 2 ovos batidos e temperados
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de farinha de rosca
- Óleo para fritura
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Páprica picante a gosto
- Leve toque de pimenta jalapeño ou caiena moída (pouca coisa mesmo)
Você pode mudar e transformar os ingredientes, mas cuidado apenas na adição da páprica e das pimentas. Afinal, camarão empanado costuma concentrar o sabor, ou seja, as pimentas estarão lá. Para você não se perder, confira um vídeo desse preparo:
DICA EXCLUSIVA: faça um delicioso e equilibrado molho tártaro para acompanhar seu camarão empanado
Com o preço atual do camarão, não tem como nem dizer que esse é um petisco de pobre, né? Sendo assim, para honrar a qualidade e exclusividade do camarão, que tal preparar um molho à altura?
Estou falando do icônico molho tártaro, que apesar de ter uma imagem de complexidade na cabeça das pessoas, é simples. Anote os ingredientes:
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de maionese
- 1 colher (sopa) de cebola picada (pode usar a roxa também)
- Salsinha picadinha a gosto
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (sopa) de alcaparras bem picadas
- Suco de ½ limão siciliano
Esse molho para petisco é tão simples que nem precisa de passo a passo. Você só precisa misturar os ingredientes num ramequim até obter uma textura cremosa.
O pulo do gato, no entanto, é adicionar o suco de limão por último, para que ele espesse o molho corretamente. Depois, mergulhe o camarão crocante nesse molho e seja feliz, pois o sabor faz a gente dar até risada.
Aproveite todas as possibilidades ao aprender como empanar camarão
Viu só como é a coisa mais simples do mundo aprender como empanar camarão? Tudo se resume aos cuidados com a limpeza do crustáceo e na adição certeira dos temperos.
Ah, seguir os passos do empanamento também é vital para o sucesso da receita. Sendo assim, capriche na preparação e arrisque nas combinações, tenho certeza que você achará o que procura.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas se eu consegui mostrar algo inédito para você, peço apenas que compartilhe. Use suas redes sociais para auxiliar os amigos que não sabem nem por onde começar. Até a próxima!