Peixe empanado na airfryer: Como fazer? Quanto tempo?

Quer perder o receio de fazer peixe empanado na airfryer, com uma receita que é “tiro e queda”? Então, você chegou ao lugar certo.

Ainda que supersimples, fazer peixe na airfryer guarda certos truques que não precisamos nos preocupar quando fazemos no óleo. E aqui eu destaco o tipo de empanamento que precisa ser perfeito e, sobretudo, o tempo de cozimento na fritadeira.

Se você tem dúvidas no preparo, aperte os cintos. A partir de hoje sua airfryer não terá mais descanso, será uma receita de peixe melhor do que a outra. Vamos conferir?

Peixe empanado na airfryer: como fazer do jeito certo o peixe mais suculento

peixe empanado na airfryer

Acredito que o inventor da airfryer não imaginaria que o equipamento teria tanta importância no dia a dia das pessoas. Dá para fazer literalmente de tudo, e um bom exemplo de versatilidade são as receitas de peixe na airfryer.

E se você já pensou automaticamente na tilápia como primeira opção, segura as emoções, pois as possibilidades são muitas. Todo mundo ama um bom filé de tilápia empanado, né? Ou quem sabe, uma posta de pescada branca, que delícia.

Em contrapartida, se você é fã mesmo de peixe, que tal experimentar o salmão na airfryer? Isso mesmo, a maravilha de combinar peixe na fritadeira, é conseguir fazer todo tipo, inclusive bacalhau.

Já para a nossa receita, iremos utilizar filés de pescada branca, com um temperinho bem gostoso e uma suculência fantástica.

Ingredientes

  • 4 filés de pescada branca
  • Suco de 1 limão
  • 4 dentes de alho amassados
  • Sal, pimenta-do-reino, pimenta branca e lemon pepper a gosto
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  • 2 a 3 ovos

Modo de preparo exclusivo e detalhado

  1. O primeiro passo é colocar os temperos no peixe.
  2. Para isso, coloque primeiro o sal, depois o alho bem amassado e o suco de limão, misture muito bem.
  3. Em seguida, junte as pimentas e o toque de lemon pepper, que é opcional, mas fica incrível.
  4. No entanto, cuidado com a quantidade de lemon pepper, pois normalmente ele vem com sal.
  5. O interessante agora é mexer os filés para que os temperos grudem em tudo, reserve entre 10 e 20 minutos.
  6. Isso é tempo suficiente para pré-aquecer a airfryer, a 200° por 7 minutos.
  7. Para empanar, bata levemente os ovos até quebrar as gemas.
  8. Depois disso, escorra o excesso de temperos e passe na farinha de trigo até cobrir a superfície do peixe.
  9. Na sequência, passe os filés pelos ovos batidos e escorra o excesso.
  10. A última etapa aqui, é passar na farinha de rosca, pressionando levemente para grudar bem.
  11. Por último, coloque no máximo três filés no cesto e leve para fritar a 200°, por 15 minutos aproximadamente.
  12. Repita com todos os filés e sirva-se em seguida.

O resultado? Filés extremamente suculentos, bem dourados e crocantes, mas livres de uma coisa que muita gente odeia. Estou falando do cheiro de óleo da fritura que acaba “prejudicando” parte da experiência.

Dessa forma, na airfryer fica bem sequinho e apetitoso. Além do que, se você cortar em iscas e empanar, fica parecendo aquela isca de peixe igual da praia.

Tudo que você precisa saber sobre o tempo do peixe na airfryer

Bom, como você viu na receita, o tempo foi de 15 minutos a 200°, mas isso não é uma regra. Pelo contrário, o tempo dessa mesma receita pode mudar drasticamente, visto que alguns fatores pesam bastante, tais como:

  • Espessura do peixe utilizado.
  • Tipo de corte, ou seja, iscas, filés, postas e até peixe frito inteiro.
  • Potência e capacidade do equipamento.
  • A marinada, mesmo que breve, traz mais suculência, o que pode encurtar o tempo.
  • Preaquecimento correto da airfryer, visto que colocar o peixe na fritadeira fria aumenta bastante o tempo total.

Dito tudo isso, para filés de espessura média, o tempo máximo é de 20 minutos. Já para pedaços mais grossos, onde a pessoa busca uma carne bem ao ponto, considere entre 20 e 25 minutos, combinado?

DICA EXTRA: anote alguns cuidados que você precisa ter com o peixe empanado na airfryer

Vamos supor que você ficou bastante tempo decidindo qual peixe utilizar. Enfim, você optou por filés de robalo, diga-se de passagem, um dos peixes nobres mais deliciosos.

Contudo, por um descuido na hora de empanar, a receita acabou com aquele gosto terrível de farinha e de ovo. Posso garantir a você que com os cuidados que mostrarei, dificilmente sua receita ficará ruim.

São coisas bem simples, mas que fazem toda a diferença nos preparos de peixe na airfryer, vamos lá:

  1. Na hora de temperar: procure trazer elementos líquidos, como sucos de frutas ou vinho branco, reservando alguns minutos. Além de deixar a carne com mais sabor, favorece a suculência e o tempo de preparo.
  2. Processo de empanamento: ao empanar, é crucial retirar o excesso de farinha, bem como de ovo. Faça questão de cobrir toda a superfície com uma fina camada, que dá o crocante e a casquinha perfeita.
  3. Na hora de fritar: não exagere na quantidade de filés, pois isso impede o cozimento correto. Prefira fritar menos por vez, mas garantindo um resultado especial.

Além do mais, uma dica importante é optar por peixe com pouca espinha. Primeiro porque garante um alimento mais seguro e, segundo, porque ninguém gosta de mastigar e mastigar atrás de espinha.

Seguindo essa dica, o peixe bem empanado feito na airfryer pode ser uma excelente carne para crianças!

Experimente um peixe empanado com fubá na airfryer

Particularmente eu prefiro muito mais o fubá do que qualquer outra farinha para empanar peixe. Não sei dizer, mas fubá consegue deixar tudo ainda mais gostoso, principalmente porque dispensa o uso de farinha de trigo.

Isso mesmo, ao invés de passar na farinha, você passa no ovo batido e no fubá, só isso. O bom é que o empanado fica muito mais sequinho e crocante, sem contar o sabor suave que dá.

Novamente, o grande segredo é não exagerar no empanamento, a fim de fazer uma casquinha fininha. Uma boa estratégia para reforçar o sabor do preparo, é temperar o fubá com sal, pimenta-do-reino e alho granulado.

DICA EXTRA: além das tradicionais farinhas brancas, farinha de milho e o fubá mimoso, existe uma farinha que eu adoro. Então, queria compartilhar com você a ideia de empanar na farinha Panko. Por ter uma espessura mais rústica, ela entrega mais crocância!

Peixe empanado na airfryer é uma receita que todos deveriam experimentar e agora você sabe tudo!

Pode falar, você amou aprender como fazer peixe empanado na airfryer, não é mesmo? Costumo dizer que o mais importante é o tempo, que não pode ser exagerado, tampouco insuficiente. Do contrário, o peixe pode ficar borrachudo ou ressecado.

Sabe o que está faltando agora? Escolher aquele delicioso molho para comer com peixe, que tal? Pode ser o famoso tártaro, molho de limão, ou quem sabe com uma carga de ervas finas, já imaginou que combinação?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhá-las com mais pessoas. Afinal, muita gente tem airfryer, e as opções de peixe barato são realmente atrativas, até a próxima!