Você aprendeu tudo sobre a carne lagarto, suas qualidades e preparos, mas não sabe como temperar lagarto corretamente? O que acha de mudar isso agora?
Posso dizer com garantia que o tempero ideal é o mais simples possível, pois a carne já é saborosa. Porém, existe um fator que faz toda a diferença na hora de espalhar aquela linda camada de especiarias e condimentos.
Quer descobrir do que estou falando? Então, acompanhe as dicas surpreendentes que separei para você. Vamos lá?
Como temperar lagarto: 5 melhores temperos para usar à vontade
A primeira estratégia para acertar na escolha de cada ingrediente do tempero, é conhecer muito bem a carne lagarto. E falo isso não por frescura, mas sim pela importância de dominar suas características.
Por exemplo, quando pegamos a alcatra ou contrafilé, automaticamente temos “desenhado” na cabeça suas qualidades, seja na gordura ou marmoreio. O mesmo já não acontece com tanta facilidade com a carne tatu, como é chamada no Sul.
Desse modo, você deve saber que o lagarto tem pouca gordura, sendo uma das principais carnes magras bovinas. Por conseguinte, a base do tempero precisa ter ao menos uma fonte de gordura, seja azeite, manteiga ou banha de porco.
Portanto, você encontrará algo em comum nas sugestões abaixo, ou seja, uma indicação pessoal da melhor gordura para usar. Aproveite cada dica e dê uma repaginada em seu repertório!
1. Como temperar lagarto assado na panela de pressão?
Essa primeira sugestão é uma riqueza de sabor, posso adiantar isso. Se trata de lagarto inteiro cozido na pressão, repleto de temperos e sabores. Após cozido, você retira da panela, corta em bifes menores e finaliza com molho.
Contudo, o grande segredo mesmo está nos temperos naturais para carne e, sobretudo, na manteiga de qualidade, anote aí:
- 1,5kg de lagarto em peça;
- 1 cebola picada grosseira;
- 2 tomates pequenos picados;
- 4 dentes de alho picados;
- 2 tabletes de caldo de carne;
- ½ xícara (chá) de cheiro-verde;
- 3 colheres (sopa) de manteiga (colheres bem cheias);
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Água suficiente até cobrir a carne na panela.
“Nossa, mas é uma receita completa, que ótimo, pois achei que os temperos fossem apenas ingredientes como alecrim na carne”. Sim, esse é um dos grandes problemas que as pessoas acabam criando.
Entretanto, o tempero de uma receita é composto por cada elemento adicionado ao preparo. Nessa sugestão, você vai selar completamente a carne e, somente depois disso, é que os temperos entram na panela.
Inclusive, a própria manteiga é adicionada ao final do cozimento para dar brilho e ser absorvida pelo lagarto cozido. Se tudo isso parece um quebra-cabeça para você, que tal conferir tudo através do vídeo da receita?
2. Qual o melhor tempero para bife de lagarto na frigideira?
Convenhamos, no momento de aprender como fritar bife e de escolher a carne, você dificilmente pensa no lagarto, né? Afinal, existem muitas outras carnes que já se consolidaram como as queridinhas no dia a dia.
Contudo, lagarto frito fica muito gostoso, bem suculento e macio, desde que você tome alguns cuidados, como tempo de fritura. Além de ser uma alternativa deliciosa quando você não quer gastar em bifes de alcatra, confira os temperos:
- 1 peça de lagarto com aproximadamente 1,5kg
- 6 dentes de alho amassados
- 1 maço de salsinha picada
- 2 colheres (café) de pimenta-do-reino
- 6 pimentas comari amassadas
- 2 colheres (sopa) de sal ou a gosto
- Azeite ou óleo para a fritura
- Manteiga derretida para agregar os temperos nos bifes
O pulo do gato é cortar a peça de lagarto ao meio e abrir cada parte como se fosse rechear. Como direcionamento, o aspecto fica muito parecido com a fraldinha. Por conseguinte, basta misturar e passar todos os temperos nos bifes.
Depois você frita no azeite em fogo baixo, adicionando um pouco de água no fundo para criar vapor e umidade. Essa combinação deixa o lagarto macio e consideravelmente suculento.
De verdade, a receita é tão boa que não será necessário aprender como cortar a carne para não ficar dura.
3. Ideia especial de tempero para lagarto recheado como você nunca provou
Se na sugestão acima você abriu a peça para cortar em bifes, nessa terceira ideia você vai rechear. Dessa maneira, prefiro deixar os ingredientes do recheio a seu critério, mas capriche com:
- Cenoura em palito
- Pimentões em palitos
- Calabresa cortada
- Vagem fresca
- Tomate seco
- Fatias de bacon
- Pedaços de queijo firme
- Cebola em pétala
Todavia, o sabor verdadeiro aqui vem dos temperos colocados. Nesse contexto, utilize pimenta-do-reino, pimenta síria, páprica picante, pimenta branca, alho triturado, cebola em pó, açafrão, ervas finas e tomilho.
Claro, espalhe um pouco de sal sem exagerar, feche bem o rolo de carne e amarre com barbante. Em seguida, refogue cebola e alho no azeite e sele a carne de todos os lados. A “jogada de mestre” vem nos temperos do molho na hora de cozinhar.
No fim das contas, estamos falando de carne de panela tipo brachola, só que numa versão maior e aprimorada. Dá uma conferida no vídeo da receita e não perca nenhum detalhe:
4. 2 maneiras rápidas para um tempero caprichado de lagarto na churrasqueira
Por acaso você ainda tem dúvidas se lagarto é bom para churrasco? Então, essa quarta sugestão foi elaborada especialmente para você. Geralmente as pessoas preferem realçar mais o sabor da carne do que dos ingredientes.
Como resultado, apostam em composições simples que, embora deem um sabor fantástico, podem ser aprimoradas sem grande dificuldade. Diante disso, separei 2 sugestões de temperos dentro do universo da churrasqueada, combinado?
Sugestão 1 – Lagarto marinado na cerveja clara com especiarias
- 1,2kg de lagarto em peça
- Sal grosso para cobrir parcialmente a peça
- 7 dentes de alho amassados
- Pimenta-do-reino, páprica doce, tomilho e ervas finas a gosto
- 1lt de cerveja clara (Puro Malte ou Pilsen)
- 2 cebolas médias cortadas em rodelas
Antes de mais nada, faça pequenos furos na carne e coloque num recipiente para marinar. Em seguida, espalhe o sal, os temperos, o alho e a cerveja até quase cobrir. Depois disso, adicione a cebola em rodelas e deixe marinando por 2 horas. Por último, você decide se deve assar no espeto ou no papel-alumínio.
Sugestão 2 – Lagarto assado apenas no sal + sugestão de molho imperdível
Para quem curte um sabor simples de churrasco, basta temperar uma peça de lagarto de 1,3kg com sal triturado. Feito isso, espete a carne e asse no ponto preferido. Enquanto a carne chega no ponto da perfeição, vamos ao molho:
- Em um recipiente, coloque 2 colheres (sopa) bem cheias de mostarda apimentada, escura ou da sua preferência.
- Na sequência, junte 1 + ½ colher (sopa) de azeite e misture.
- Para finalizar, acrescente a quantidade que quiser de um mix com orégano, tomilho, alho, louro e pimenta em pó.
- Misture os ingredientes até virar um molho de mostarda incrível e reserve.
Como toque profissional, retire a carne do espeto, corte em bifes altos, passe o molho e volte para dourar. Não é porque fui eu que escolhi essa receita, mas é algo realmente maravilhoso e que dá um acabamento inacreditável.
E outra, se não gostar da mostarda, pode escolher qualquer outro molho para carne da sua preferência. Inclusive, preparos com shoyu e especiarias, como açafrão, dão uma cor toda especial ao assado!
Descobriu o segredo de como temperar lagarto?
Como você está se sentindo de ter aprendido muitas formas e técnicas de como temperar lagarto? Não deixe de aproveitar cada uma para trazer mais sabor à sua mesa.
Afinal, agora você sabe que o corte lagarto é rico em textura e tem um sabor sensacional, né?
Vou ficando por aqui, esperando ter contribuído para suas refeições serem ainda mais inesquecíveis. Caso você tenha gostado do conteúdo, não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas, além de movimentar suas redes sociais.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, volte sempre para pegar outras sugestões igualmente fantásticas, combinado? Até a próxima!