Quem nunca fez um churrasco com a galera, mas na hora de assar a linguiça, notou que estava congelada, não é mesmo? Quando isso acontece, como descongelar linguiça rápido?
Vale ressaltar, que as dicas sobre descongelamento rápido devem ser executadas como último recurso. Não é só porque você conhece um método rápido que deve usar sempre. Afinal, há grandes riscos envolvidos como a desestruturação da carne e até o sabor pode ficar comprometido.
Então, para te ajudar, eu separei 4 dicas incríveis que funcionam bem para descongelar linguiça. Vamos conferir?
Como descongelar linguiça: 4 dicas de descongelamento rápido
Não há como fugir, quem prepara carne diariamente cedo ou tarde tem que aprender como descongelar carne. Por mais que você se planeje e elabore o cardápio semanal, é comum esquecer de tirar o alimento do congelador.
Não sei se é porque a linguiça vem na embalagem fechada, mas é a carne que mais esquecemos de descongelar. Prova disso é a quantidade de vezes que o churrasco é prejudicado por esse “detalhe”.
Todos sabemos que a melhor maneira de descongelar alimentos, em especial carne e de porco ainda, é na geladeira. O processo leva algumas boas horas, mas dessa maneira garantimos máximo frescor e preservação das características originais.
Contudo, quando o desespero bate à porta, devemos nos virar para dar jeito naquilo que nós mesmos criamos. Afinal, é inviável fazer linguiça na panela de pressão quando o ingrediente principal está congelado, concorda?
1. Como descongelar linguiça no micro-ondas?
A primeira solução pensada é começar pela técnica mais óbvia possível, ou seja, usar o micro-ondas. É normal esquecer desse equipamento e só lembrar dele quando queremos fritar ovo no micro-ondas, já reparou nisso?
O micro-ondas possui a função de descongelamento, o que já seria uma mão na roda. Porém, essa função é meio confusa na maioria das marcas e pode levar mais tempo que o necessário.
“Já sei, vou colocar a linguiça e “socar” na potência máxima para andar logo”. E aqui temos o maior erro que pode cometer. Isso porque mesmo que a linguiça esteja congelada, a alta temperatura vai descongelar, mas cozinhar ao mesmo tempo.
Como resultado, a carne fica “pastosa”, com uma cor estranha e impede você de agregar em outros pratos. Sabe aquela receita com linguiça para fazer rápido? Então, pode esquecer porque vai dar errado.
Procedimento assertivo para descongelar no micro-ondas
- Retire a linguiça da embalagem.
- Transfira para um recipiente próprio.
- O recipiente deve ter bordas baixas, como um prato, por exemplo.
- Caso coloque numa tigela alta, não vai descongelar corretamente.
- “Poxa, estou apertando o botão da potência, mas não acontece anda”.
- De fato, escolha primeiro o tempo de 8 minutos.
- Depois disso, pressione potência e coloque 3.
- O aparelho automaticamente vai configurar a utilização de apenas 30% da sua potência máxima.
- Esse é o tempo médio que leva, mas caso necessário, programe mais alguns minutos.
- Você nota que solta bastante líquidos, mas é normal e inevitável.
Portanto, esse é o método mais rápido e leva cerca de 10 minutos. O resultado fica igual ao descongelamento normal? De forma alguma, pois o alimento é forçado a reverter a formação de cristais de água. Então, alteram-se levemente as características.
DICA EXTRA: se você quiser finalizar o cozimento no micro-ondas, faça furos na linguiça e transfira para um prato com papel-toalha. Assim você elimina o excesso de gordura e água. Programe potência alta e conte 1 minuto para cada gomo de linguiça!
2. Descongelando linguiça numa bacia com água
Essa segunda técnica não é tão rápida quanto à anterior. No entanto, nem todos têm micro-ondas em casa, mas todos gostamos de linguiça bem sequinha. Em vista desse cenário, você precisará de uma bacia, água fria e água quente.
Por sua vez, coloque água fria numa bacia grande bem limpa, especialmente se a linguiça estiver solta. Porém, deixe ao menos 3 dedos faltando água, pois completaremos com água quente.
Em seguida, acrescente os gomos ou embalagem fechada, deixando a parte da linguiça em contato com a água. Nesse meio tempo, esquente uma quantidade considerável de água, não precisa ferver. Então, adicione à bacia até amornar.
Repita esse processo sempre que a água perder temperatura, ou seja, procure deixar morna o tempo todo. O pulo do gato é encontrar o equilíbrio entre água fria e quente, para não cozinhar a linguiça.
TEMPO MÉDIO DO DESCONGELAMENTO: você pode calcular em média 12 a 15 minutos para 1kg de linguiça. Claro, desde que mantenha a água morna a todo momento!
3. Tem como descongelar linguiça sem ser no microondas?
Sim, só que você precisará de airfryer para isso. Calma porque não estamos falando de fazer linguiça na airfryer, mas sim utilizar uma função muitas vezes esquecida.
A maioria dos equipamentos possui a função “aquecer alimentos” ou “reaquecer alimentos”, a nomenclatura varia. Essa função funciona em temperatura média de 90° a 115° e você ainda pode configurar o tempo, fazendo assim:
- Retire a linguiça da embalagem e tente desgrudar os gomos.
- Se não for possível, faça durante o descongelamento.
- Agora, coloque a linguiça no cesto.
- Pressione a função “aquecer alimento”.
- Programe cerca de 8 minutos para testar.
- Em seguida, retire e veja como está.
- Se for possível, desfaça o “nó” de linguiça para que o calor seja mais eficiente.
- E vá programando de 5 em 5 minutos nesta função.
- Se o seu aparelho permitir, coloque a temperatura mais baixa possível.
- Dessa maneira você preserva melhor as características, cores e consistência da linguiça.
O tempo total depende da quantidade de linguiça, mas não deve fugir muito de 15 a 20 minutos. Portanto, se programe para descongelar, a fim de preparar a melhor linguiça para churrasco, descongelada diretamente na airfryer!
4. No desespero você pode fazer isso!
Agora, se você não tem micro-ondas, airfryer e ficar em volta da bacia colocando água é impossível pela falta de tempo, só resta descongelar debaixo de água corrente. É recomendado? Não. Mas funciona? Sim, mas gasta bastante água.
Sendo assim, coloque a embalagem posicionada bem abaixo da torneira, ligue e deixe água correr sobre a carne. O tempo total pode levar de 30 a 40 minutos, mas dependendo da temperatura do dia e do quão congelada está a linguiça, pode ser mais.
Só faça isso quando não houver mais solução. Afinal, é melhor deixar de preparar do que correr certos riscos desnecessários, concorda? Todo alimento quando descongelado em temperatura ambiente favorece a proliferação de bactérias!
DICA EXTRA: aproveite o descongelamento e faça manta de linguiça recheada
Você já conhece a manta de linguiça recheada? É uma receita feita somente com a carne moída da linguiça, isto é, você elimina a tripa, espalma a carne em papel celofane, recheia, fecha e assa.
E por que estou falando disso? Porque já vi muita gente retirando a carne da linguiça parcialmente congelada para descongelar no micro-ondas. A ideia é agilizar, pois sem a tripa vai mais rápido. Então, seria uma forma de aproveitar a carne moída.
Escolha o melhor método e comece os preparativos!
Em situações em que não há o que fazer e precisamos saber exatamente como descongelar linguiça rapidamente, nada melhor do que aproveitar os métodos que ofereçam menos riscos e garantam a qualidade do alimento, não é mesmo?
Agora você sabe ao menos 4 formas de contornar o esquecimento a que todos estamos sujeitos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não deixe de compartilhar cada uma delas nas redes sociais, pois pode ser útil para outras pessoas na mesma situação. Até a próxima!