Um prato que divide opiniões é a moqueca, mas a dúvida das pessoas geralmente é determinar qual o melhor peixe para moqueca.
E não é para menos, já que existem inúmeras possibilidades, temperos, ingredientes e complementos nas receitas. Olhando assim pode parecer trabalhoso demais planejar essa iguaria cada vez mais reproduzida na mesa brasileira.
Pensando nisso, fui em busca das melhores dicas, e apresento para você a melhor opção em peixe + algumas sugestões interessantes para mais sabor. Confira!
Qual o melhor peixe para moqueca?
Se engana quem pensa que existe apenas uma versão da moqueca. Na realidade, cada região adotou seus próprios temperos e ingredientes. Como resultado, encontramos diferentes preparos deliciosos, icônicos e cheios de personalidade.
Nesse meio de campo ainda temos a escolha do peixe. E olha, há opções fantásticas que dão uma nova cara à moqueca. Além disso, algumas pessoas adoram fazer moqueca com frutos do mar, ou seja, utilizam desde camarão limpo até lula.
Um dos principais critérios para escolher um bom peixe para sua moqueca, é que a carne não pode desmanchar com facilidade. Sabe quando você prepara um caldo de peixe e a carne simplesmente desaparece? Então, prefira peixes de couro grosso.
Um dos melhores peixes para moqueca é o robalo. Isso porque é um peixe de água salgada com uma porção generosa de carne suculenta e saborosa. Sem contar que seu couro é rígido e aguenta o cozimento lento por muito mais tempo.
DICA EXTRA: se por acaso não encontrar o robalo ou não tiver a disposição para gastar um pouco a mais, visto que é um peixe “mais salgado”, procure escolher uma espécie de carne de cor mais clara, e corte sempre em posta!
Veja técnicas de preparo para fazer a melhor moqueca com peixe
Você pode escolher receita de raiz baiana ou mesmo capixaba, mas uma coisa não muda: o corte do peixe. Em outras palavras, o corte deve ser sempre em posta.
Esse é aquele corte em rodelas grossas, ideal para receitas que demoram para cozinhar por completo. “Ah, mas tenho apenas o peixe em filé inteiro, não dá certo então?”.
Sim, basta que você faça cortes de ao menos 3 a 4 dedos de espessura, especialmente se o pedaço estiver carnudo. Por fim, siga alguns passos para tirar a melhor posta de peixe para incorporar à moqueca:
- Cortando a posta: caso não seja possível solicitar ao peixeiro, faça uma limpeza completa, retirando vísceras, escamas, nadadeiras, guelras, rabo, cabeça, lave totalmente e mantenha a pele com o couro.
- Cozimento perfeito: há quem não se aguenta e fica a toda hora mexendo na panela, evite fazer isso. Isso porque conforme o peixe cozinha, pode desmanchar mais facilmente e atrapalhar a receita.
DICA EXTRA: algumas receitas ficam melhores em certas panelas, a exemplo das receitas de fígado de boi, que ficam sensacionais em panela de ferro. Já na moqueca, a sugestão é utilizar panela de barro, é indicada para cocção lenta, onde os ingredientes se unem ao caldo, entregando muito sabor!
Peixe para moqueca diferenciada: 6 opções que você precisa experimentar
“Em minha região não encontro robalo, e quando tem, seu preço parece ser de outro mundo, o que fazer?”. Simples, escolha uma das opções de peixes que selecionei para ajudar você a fazer essa receita sem dificuldade ou dor de cabeça:
Essas são as opções, digamos, mais gourmets de peixe para fazer moqueca. Na verdade, são os tipos de peixes que combinam perfeitamente com o preparo, sem correr riscos de desmanchar ou mesmo exigir técnicas complexas.
4 sugestões para economizar na moqueca de peixe
O que acha de preparar uma moqueca de chef profissional, com máximo sabor e gastando pouco? Será que é realmente possível fazer isso? A receita não muda muito? Pelo contrário, é possível utilizar muitos outros peixes e ingredientes:
Ideias de peixes baratos para moqueca
- Tilápia: em algumas regiões a acessibilidade à tilápia é vantajosa, não apenas em quantidade, mas sobretudo preço. E na receita de moqueca é um peixe incrível, versátil e ultra saboroso.
- Cação: muito utilizado em ensopados, o cação é ideal para ser o carro-chefe da moqueca, com muita autenticidade no sabor e preço amigável.
- Pescada branca: variando de R$20 a R$32 em algumas regiões, a pescada branca é alternativa para preparo mais em conta e delicioso.
- Merluza: de valor um pouco maior que as outras sugestões, a merluza tem uma carne bem clara, mas precisa do seu couro na hora de cozinhar para ficar perfeita e macia no ponto.
DICA EXTRA: essa dica seria mais como uma curiosidade para você ver a versatilidade da moqueca de peixe. Você sabia que é viável preparar moquecas divinas utilizando peito de frango? Inclusive, até mesmo moquecas vegetarianas com ovos é uma possibilidade, não deixe de experimentar!
Sugestão de receita de moqueca de peixe para inovar no cardápio
Para essa sugestão, vamos incrementar um pouco as coisas e adicionar camarão limpo. Pode ser o camarão pequeno ou médio, o importante é saber exatamente como limpar camarão, o resto é fácil!
Ingredientes
- 2 cebolas grandes
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1 pimentão verde
- 1 vidro de leite de coco
- Sal, pimenta calabresa, coentro e cheiro-verde a gosto
- 250g de camarão
- 250g de linguado
Essa receita lembra muito as receitas encontradas na Bahia, pois o azeite de dendê tem a capacidade de nos remeter à Bahia, não é verdade?
Sendo assim, a receita consiste em refogar os pimentões, adicionar cebola, tomate, temperar, colocar leite de coco e misturar até ganhar consistência. Por fim, junte os camarões e os pedaços do peixe, de modo que o molho cozinhe a carne.
De qualquer modo, deixarei o vídeo da receita para você acompanhar, mas pode fazer que é sucesso!
DICA EXTRA: pode congelar moqueca de peixe?
Sim, caso sobre moqueca – o que eu acho difícil – você pode congelar, mas com alguns cuidados bem pontuais, tais como:
- Por levar ingredientes perecíveis, como camarão, peixe e leite de coco, o ideal é não esperar esfriar por completo.
- Sendo assim, separe as porções que serão consumidas e coloque o restante em marmitas de plástico próprias para congelador.
- Etiquete tudo para organizar seu consumo e evitar perdas.
- Lembrando que receitas que levam coentro, o sabor pode acentuar bastante, por isso, saiba dosar esse ingrediente.
- Por fim, leve para congelar por até 2 meses no máximo para preservar sabor, textura e frescor.
Dentre as maravilhosas sugestões e dicas, já se decidiu qual o melhor peixe para moqueca é a escolha certa para aquela receita de fim de semana? Não deixe de convidar todo mundo para experimentar sua moqueca, vão faltar elogios à mesa, pode apostar!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de levar o conteúdo à frente, ajudando mais pessoas a encontrarem a opção certa em sabor e que caiba em seu bolso. Até a próxima!