Quando eu ouvi falar pela primeira vez em molho de chocolate para carne, pensei logo: “peraí, chocolate com carne, sério?”. Se você também ergueu uma sobrancelha aí, pode relaxar, porque eu te entendo! Mas depois que experimentei, minha opinião mudou completamente.
Essa combinação exótica, que mistura o docinho do chocolate com uma carne bem suculenta, vai fazer você repensar tudo o que sabe sobre sabores diferentes.
Molho de chocolate para carne: como fazer?
Olha, eu também achei estranho no começo, mas te garanto que esse molho de chocolate para carne tem tudo pra virar um dos seus favoritos.
Essa receita é muito famosa no México, onde é conhecido como “molho mole”, e pode apostar que eles entendem bem de sabores intensos por lá.
Para facilitar sua vida, trouxe aqui uma receita prática e saborosa, que você consegue fazer com tranquilidade, mesmo que não tenha tanta experiência na cozinha. Então, bora conferir?
Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 100g de chocolate amargo (tem que ser pelo menos 70% cacau, tá?);
- 2 colheres (sopa) de manteiga (capricha aqui, faz diferença!);
- 1 cebola pequena bem picadinha;
- 2 dentes de alho picados bem pequenos;
- 1 colher (chá) cheia de canela em pó;
- ½ colher (chá) de pimenta-caiena ou chili em pó (vai no seu gosto, hein!);
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
- 1 xícara (chá) de caldo de carne (pode ser caseiro, mas o pronto quebra o galho);
- Uma pitadinha de noz-moscada (não pule essa parte!);
- Sal a gosto;
- 2 colheres (sopa) de vinho tinto seco (opcional, mas dá um charme especial).
Modo de preparo:
- Primeiro, derreta a manteiga numa panela, de preferência em fogo médio, pra não queimar;
- Logo depois coloque a cebola e o alho, deixando dourar até subir aquele cheirinho maravilhoso;
- Feito isso, acrescente as especiarias: canela, pimenta-caiena, açúcar mascavo e noz-moscada;
- Mexa tudo muito bem pra liberar aquele aroma incrível;
- Em seguida, vá adicionando aos poucos o caldo de carne, mexendo sem parar. Se você resolver usar o vinho, agora é a hora;
- Deixe essa mistura cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, só pra ela reduzir um pouquinho;
- Depois disso, apague o fogo e junte o chocolate picado;
- Mexa bem até ele derreter e formar um molho cremoso, com aquela textura maravilhosa;
- Por último, prove o molho e veja se precisa de mais sal.
Mas calma, sei que ainda tem dúvidas pipocando na sua cabeça, então vamos bater um papo sobre as principais perguntas que sempre aparecem quando o assunto é esse molho de chocolate para carne.
Afinal, esse molho fica doce demais?
Essa é sempre a primeira pergunta que surge, né? Eu fiquei na mesma desconfiança antes de experimentar. Só que, pra nossa sorte, o molho não fica doce como você deve estar imaginando.
O grande segredo aqui é usar o chocolate amargo, porque ele é intenso e tem muito menos açúcar do que os chocolates comuns. Por isso, não precisa ter medo!
Além disso, as especiarias e o caldo de carne dão um toque salgado e aromático que equilibra tudo. Claro que, se na hora você achar que ficou doce demais pro seu gosto, basta colocar uma pitadinha extra de sal ou até mesmo aumentar um pouco o caldo de carne.
O importante mesmo é você provar enquanto prepara, assim fica fácil acertar no ponto!
Que carne combina melhor com molho de chocolate?
Outra dúvida que aparece sempre, e que faz toda diferença na hora de acertar o prato, é escolher o tipo certo de carne.
Vamos lá, pra te ajudar nessa: as carnes vermelhas são as campeãs pra combinar com o molho de chocolate. Isso porque elas têm mais gordura e um sabor forte, o que ajuda a equilibrar o toque adocicado e marcante do molho.
Então, cortes como filé mignon, contrafilé, picanha ou uma boa costela assada são escolhas perfeitas. Agora, se você quer explorar mais, que tal um cordeiro assado ou pato grelhado? Essas carnes têm sabores intensos e harmonizam maravilhosamente bem com esse molho de chocolate para carne.
Mas e o frango ou peixe? Nesses casos, você precisa ter cuidado. Carnes brancas geralmente têm sabor mais suave, e o molho pode roubar a cena facilmente. Se mesmo assim você quiser testar, sugiro usar cortes mais saborosos e gorduros do frango, como sobrecoxas ou coxas, beleza?
Você pode se interessar em ler também:
Conclusão
Agora que você já está por dentro de todos os ingredientes do molho de chocolate para carne, não tem mais desculpa pra não experimentar essa novidade, né? Pode confiar, porque esse é aquele prato que surpreende todo o mundo à mesa.
Chame os amigos, reúna a família e aposte nessa combinação ousada, você vai ver como vale a pena!
Bom apetite e até a próxima delícia!