Que peixe é saudável e completa o almoço da semana, todo mundo sabe. Mas quais os melhores tipos de peixes para comer no dia a dia? Você tem seus preferidos?
Atualmente se tornou muito mais fácil estimular a alimentação saudável e balanceada, pois as peixarias evoluíram demais. Então, não existe desculpa para deixar essa proteína fantástica de fora do cardápio, concorda? Vamos mudar essa realidade?
Em nosso conteúdo, você encontrará as opções mais vantajosas, saborosas e versáteis. Saiba o segredo para transformar essa carne simples em pratos inesquecíveis!
6 tipos de peixes para comer no dia a dia que são pura vantagem
Muita gente se engana achando que peixe é tudo igual, sem sabor ou que não rende boas receitas. Como alguém pode comer arraia e dizer que não tem graça? A variedade de peixes e frutos do mar é algo que “explode minha mente”.
Além das vantagens e benefícios à saúde, os peixes nos proporcionam algo inestimável, que é a diversidade de receitas. Dos preparos de filé grelhado, ao peixe na folha de bananeira e aos cozidos, é pura riqueza de sabor.
Contudo, por mais incrível que esse contexto seja, a verdade é que as infinitas possibilidades nos levam a uma pergunta. Quais são os peixes mais comuns e ideais para acompanhar a correria da vida agitada? Bom, é isso que você descobre agora!
1. A tilápia é a rainha dos peixes baratos e deliciosos
Falar sobre peixes e não mencionar a tilápia, é o mesmo que discutir churrasco e deixar a picanha de fora. A tilápia é um peixe difundido em todo o território brasileiro, ou seja, onde você for encontrará boas espécimes.
“Que exagero comparar a tilápia à picanha no churrasco, é tudo isso mesmo?”. Saiba que não houve comparação. Mesmo porque a picanha do mar é o peixe meca e todo mundo “tá careca de saber disso” [risos].
É que as variações da tilápia são realmente fáceis de encontrar, além de baratas. Não é para menos que ela está ocupando o topo da nossa lista, dentre suas características, temos:
- Peixe de pouca espinha é a tradução da tilápia.
- Carne macia, mas com uma textura perfeita para distintos preparos.
- Não é um peixe gorduroso, o que resulta no sabor delicado.
- É um dos poucos peixes que podem ser preparados de todas as formas.
- Tem um custo-benefício inacreditável que agora você pode aproveitar.
Portanto, é hora de arregaçar as mangas e planejar as melhores receitas com tilápia dessa vida!
2. Sardinha é fácil de encontrar e proporciona inúmeras receitas
Toda vez eu me irrito com os amigos, especialmente quando falamos sobre a sardinha. No momento de escolher o peixe assado na churrasqueira é sempre aquele “salseiro” sem fim.
Ah, e isso se estende também às receitas do almoço semanal, onde eles insistem em comprar sardinha enlatada. Por favor, evite fazer isso porque assim você nunca aproveitará a qualidade e sabor deste peixe magnífico.
O ideal mesmo é aprender como limpar sardinha, saiba de antemão que é a coisa mais fácil do mundo. E por que estou sugerindo a sardinha? Basicamente porque é um peixe que você vai encontrar, independentemente de onde mora.
Assim que limpar corretamente, veja o que é possível fazer para seu almoço ficar campeão:
- Sardinha assada com legumes e molho de ervas com azeite.
- Sardinha grelhada rapidamente com tempero à base de limão siciliano e purê de batatas com creme de leite fresco.
- Filé espalmado de sardinha, marinado no vinho branco com especiarias e frito crocante.
- Sugestão de sardinha servida com salada super refrescante e apetitosa.
3. Merluza é a tradução da economia aliada à qualidade no sabor
Aqui em casa, depois da tilápia a segunda opção é sempre merluza. Não sei se é sorte, mas esse peixe está sempre na promoção no supermercado próximo de casa. Logo, quando quero variar um pouco da tilápia frita, a merluza vai que é uma beleza.
“Ah lá, já vem você falar para eu fazer merluza, essa não é uma receita batida?”. Alto lá, pois a minha sugestão para esse peixe de carne tenra e úmida, é algo revolucionário para você.
Estou falando para esquecer filé de merluza, pois a dica é merluza recheada, com molho e assada no forno. Duvida que dá certo? Então, veja em detalhes como é simples, rápido e uma ótima opção para o dia a dia:
4. Você já ouviu falar do peixe Cavalinha? Vale a pena experimentar!
Você é do time que adora uma boa moqueca de peixe? E se eu disser que a Cavalinha é uma opção assertiva para arrasar no almoço de segunda ou sexta-feira?
Sabe quando todos estão empolgados, seja para iniciar a semana de bem com a vida, ou encerrar em grande estilo? Porém, é válido ressaltar algumas características desse peixe pouco aproveitado, mas de potencial gigantesco, como:
- A suculência é a marca registrada da Cavalinha.
- Outro destaque imbatível é o seu sabor marcante e bem forte.
- Isso se deve ao teor vantajoso de gordura boa.
- Ideal para receitas de personalidade, como a feijoada de frutos do mar.
Decidi trazer a cavalinha justamente por ser uma espécie pouco falada, mas que viabiliza pratos ultra deliciosos. Eu sempre lembrarei daquela caçarola de peixada que a minha avó fazia, e a Cavalinha era a estrela do preparo.
5. O peixe Bonito merece mais destaque nas refeições diárias
Não vá pensar que isso é um elogio para você, hein? Mas Bonito é delicioso em incontáveis receitinhas, quem prova não discorda. O peixe bonito pode facilmente se passar pelo atum, pois sua carne é bastante escura e exótica.
Contudo, no paladar é um peixe macio e com certa firmeza ao mesmo tempo. Além do mais, sua carne tem um sabor marcante, levemente defumado e incomparável. Não à toa, é muito utilizado na culinária japonesa, assim como o salmão cru.
Não deixe essa pequena característica afastar você do peixe, pois dá para fazer assado, grelhado, frito, cozido ou no vapor.
6. O cação é uma opção deliciosa, saiba qual é a pegadinha!
Quando alguém chegar em você e falar: “sabia que cação é carne de tubarão?”, não se espante. Alguns comércios fogem da honestidade e comercializam o cação, que pode ser fruto do abate de tubarões e peixes similares.
Então, é fundamental ter atenção na hora de escolher os tipos de peixes para comer no dia a dia, né? E como bem sabemos, tubarão é um dos peixes que devemos evitar comer, por muitas razões óbvias.
A minha dica para consumir esse pescado com segurança, é apostar na peixaria de confiança, olhando os rótulos e informações. Dessa maneira, o preparo mais recomendado é o cação em postas, assado ou cozido com legumes e vegetais.
Inclusive, não esqueça de caprichar nos temperos e na cremosidade do caldo, isso sim enche a boca d’água. Fique com um vídeo que pode simplificar ainda mais a sua rotina:
Tenha planejamento alimentar e inclua os melhores tipos de peixe para comer no dia a dia
Ufa, até eu achei que não acabaria mais as opções de tipos de peixes para comer no dia a dia. E você, viu algo interessante que fez sua boca salivar? Confesso que a vontade de correr para a cozinha é grande, mas vou me segurar.
Brincadeiras à parte, esse é o momento de trilhar uma rotina pautada na alimentação saudável. Escolha os peixes que mais chamaram a sua atenção e boa refeição.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite a oportunidade para compartilhar em suas redes sociais. Peixe está sempre alta e alguém está buscando ideias criativas enquanto digito aqui, né? Até a próxima!