Vinagrete para peixe: Como fazer para acompanhar?

Você pode até fazer farofa ou preparar um pirão, mas é o vinagrete para peixe que transforma qualquer refeição num verdadeiro espetáculo.

Além de funcionar maravilhosamente como recheio para peixe assado ou grelhado, o vinagrete pode ser considerado o melhor acompanhamento. E isso se deve não apenas ao sabor, mas também à praticidade e rendimento das receitas.

Portanto, se até hoje ninguém te mostrou a forma certa de fazer, prepare-se, porque juntei dicas únicas para você sair daqui com o melhor vinagrete. Vamos lá?

Como preparar vinagrete para peixe: 2 sugestões deliciosas

Você demorou, mas aprendeu como assar peixe na grelha e não grudar e fez o assado mais gostoso. Então, como incrementar? Pois faça o vinagrete! O mesmo serve para peixe assado no forno, na brasa e também na folha de bananeira, serve para tudo.

Depois da economia com os ingredientes, a versatilidade é uma das maiores vantagens do vinagrete. “Ah, mas eu não tenho churrasqueira, vou ter que fazer peixe na airfryer, será que combina?”.

Nossa vida se combina, pois, a fritura sem óleo deixa o peixe sequinho e o vinagrete traz a umidade ideal para acompanhar aquela tilápia frita.

Vale ressaltar que não é qualquer vinagrete que entrega todas as promessas que falei até aqui. Afinal, como sempre eu tenho duas sugestões que você nunca viu e que vão arrancar elogios de todos!

1. Sugestão simples e requintada de vinagrete para acompanhar peixe

vinagrete para peixe

Separei duas receitas que você pode fazer de “bate pronto”. Sabe aquele preparo que você olha na geladeira e já está pronto? Então, os ingredientes são bem simples, mas há alguns segredinhos que tornam o tornam sensacional.

Ingredientes

  • 2 tomates italiano;
  • 1 cebola roxa média;
  • 1 limão Taiti;
  • Sal, pimenta-do-reino, azeite, açúcar, salsinha e coentro a gosto;

Modo de preparo

  1. Corte os tomates em 8 partes.
  2. Retire a polpa e reserve para outros preparos, pois não usaremos aqui.
  3. Em seguida, corte a “carne” do tomate em tiras e depois pique em cubinhos.
  4. Descasque a cebola e corte também em cubos bem pequenos, o menor que conseguir.
  5. Agora que vem o pulo do gato: coloque o suco de limão numa tigela e adicione 70ml de azeite, misture com um fuê para ajudar.
  6. Agora, salpique açúcar a gosto nesse “molho”, acrescente a pimenta-do-reino e misture até engrossar.
  7. Por fim, coloque tudo em uma outra tigela, adicione o restante dos temperos e o molho aos poucos até formar um caldo saboroso.

Pode até parecer simples, mas a combinação desses ingredientes entrega um vinagrete diferenciado, rico em equilíbrio e perfeito para acompanhar um bacalhau.

DICA EXTRA: você pode “brincar” facilmente com esse vinagrete, experimente colocar pepino japonês, pimentão amarelo e castanhas, por exemplo. Além disso, substitua o limão por laranja ou quem sabe utilize iogurte natural!

2. Sugestão do melhor vinagrete para churrasco de peixe

Quer fugir um pouco do tradicional? A combinação de tomate, cebola e cheiro-verde já enjoou? Não seja por isso, pois separei uma deliciosa e diferenciada receita que leva:

  • 2 xícaras (chá) de melancia em cubos de 1 cm (cerca de 360g)
  • ½ cebola roxa picada
  • Raspas e suco de 1 limão
  • 1 + ½ colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

“Mas será que melancia combina com cebola roxa e limão?”. Olha, à primeira vista pode até parecer esquisito, mas quando fiz em casa me surpreendi demais. Aliás, é tudo muito fácil.

Sem muito segredo, corte a cebola e a melancia em cubinhos, junte tudo numa tigela bem bonita, acrescente os temperos, o suco de limão, o vinagre e o azeite. O truque é adicionar o frescor das raspas de limão, que dão o charme da receita.

DICA EXTRA: outra forma de incorporar a melancia é desidratar fatias no forno. Em seguida, você corta em cubos e junte ao vinagrete, o interessante é que isso dá textura!

Para acompanhar essa receita na íntegra, basta seguir o vídeo abaixo que traz ainda mais 5 outras receitas de vinagrete. Dessa forma você pode variar sempre que quiser:

Qual a melhor forma de servir vinagrete com peixe?

Não há nada mais satisfatório do que servir boa comida para amigos e familiares, não é mesmo?

Porém, é importante planejar bem o momento de servir, a fim de facilitar, mas também deixar tudo ainda mais lindo.

Nesse sentido, você pode servir em pequenos potes e ramequins decorados ou servir por cima do peixe, como um acompanhamento principal.

Entretanto, uma dica valiosa é a possibilidade de usar parte do vinagrete quando você decidir fazer peixe recheado. Afinal, geralmente as pessoas usam o vinagrete como recheio.

Só que pode ser interessante adicionar um pouco de farofa para reter a umidade do recheio.

Portanto, aproveite a praticidade do vinagrete para peixe, experimente combinações diferentes, traga molhos e ingredientes que nunca pensou usar antes.

Outra coisa, use e abuse das ervas para peixe, pois faz diferença, agrega sabor e valoriza o preparo!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você conhece alguém que gosta de variar no vinagrete, não deixe de mostrar as sugestões que aprendeu hoje, compartilhe as dicas. Até a próxima!