Sabe aquele torresmo crocante que você pode servir de entradinha, aperitivo ou antes da feijoada, e que geralmente dá um trabalhão danado para fazer? Pois então, sabia que tem como fazer torresmo na água?
A técnica de pré-cozimento do torresmo em água garante uma pururuca mais crocante e uma carne suculenta. Se você sempre fugiu de fritar torresmo da forma tradicional, hoje você aprende como fazer torresmo com água quente, vamos lá?
Não acredita que dá para fazer torresmo na água? Receita exclusiva de torresmo crocante
O torresminho não é só o melhor petisco e acompanhamento de refeições, pois traz também benefícios à saúde, quando se consome moderadamente. Apesar disso, as pessoas abusam da quantidade de óleo vegetal no preparo tradicional.
Normalmente, o torresmo encharca porque retém muito da gordura da fritura, especialmente quando a pessoa não sabe fazer torresmo crocante. É aí que entra o torresmo na água, que diminui o tempo no óleo, veja os detalhes!
O que precisa para fazer torresmo na água quente?
Se você sabe qual parte do porco faz torresmo, certamente você compreende a importância de usar uma carne de qualidade. Nesse caso, me refiro à camada da pele, boa porção de toucinho (banha) e uma carne macia.
No preparo convencional, você precisa da carne, sal na medida e boa banha de porco para fritar, certo? Entretanto, no torresmo na água são necessários alguns componentes adicionais, anote o que a receita leva:
- 2lt de água
- 850g de toucinho de barriga (pode ser panceta também)
- 100ml de vinagre (pode ser de álcool, maçã ou arroz)
- 3 colheres (sopa) de sal ou a gosto
- 1 folha de louro (opcional)
- Páprica defumada a gosto (opcional)
Como pré-cozinhar o torresmo corretamente
Alguns chamam de escalda, enquanto outros conhecem como “aferventar a carne”. De qualquer modo, o pré-cozimento é indispensável para hidratar a carne, garantir suculência e pele no jeito para pururucar.
Por isso, você não pode cozinhar excessivamente, pois isso atrapalha na fritura, veja como fazer:
- Coloque a água em uma panela e ligue em fogo médio.
- Em seguida, enquanto a água esquenta, adicione sal, vinagre, louro e páprica, misture.
- Assim que ferver, coloque a peça inteira de toucinho e baixe o fogo.
- Depois, cozinhe por 25 minutos até amaciar a carne e a pele cozinhar.
- Por último, retire, seque e deixe esfriar por completo.
- Resfrie na geladeira para dar um choque-térmico no torresmo.
O ponto certo do pré-cozimento é quando a carne fica esbranquiçada com aspecto de maciez. Já a pele precisa ter um visual levemente transparente. Então, se em 15 minutos você notar essas características, está pronto.
Desidratar o torresmo é imprescindível para a receita funcionar
Me responda antes de mais nada: “quantas vezes você deixou de fazer torresmo por causa dos estouros de gordura?”. Pois é, você não é a única pessoa que sofre com isso, até eu já me queimei seriamente com a gordura quente.
Nesse sentido, a desidratação da pele do torresmo diminui os espirros de gordura que, normalmente, acontecem devido à presença de água. Muita gente desidrata o couro com sal grosso por períodos de 24 horas na geladeira.
Entretanto, como você já pré-cozinhou a carne, não é mais necessário usar sal grosso. Pelo contrário, depois que o torresmo esfriar do cozimento, corte em tiras de 1 dedo de espessura, acomode em uma assadeira e leve ao forno.
Por conseguinte, ajuste na temperatura mínima do seu forno, que idealmente é de 100° a 120°, por cerca de 50 a 60 minutos. Dessa forma você retira praticamente toda a umidade do torresmo, essencial para uma fritura eficiente e segura.
Como fritar o torresmo crocante igual receita de bar?
Tenho certeza de que muitos se perguntarão: “mas espera aí, se a receita é de torresmo na água, precisa fritar?”. Sim, a água, como já mencionei, agiliza parte do preparo, amacia a carne e prepara a pele para pururucar.
Contudo, a água sozinha não tem a propriedade de pururucar o torresmo, concorda? Desse modo, a fritura é necessária, mas se torna muito mais rápida devido às etapas anteriores.
Mas se você não quiser fritar em óleo ou gordura, sem problemas, você também pode fazer o torresmo na airfryer.
É melhor fritar torresmo na banha de porco ou no óleo vegetal?
Quer seguir a tradição, garantir um sabor clássico de torresmo frito e levemente mais saudável? Então, a fritura na banha ou gordura de porco é o jeito certo de fazer. Embora dê para fritar no óleo vegetal, ele tira parte da mágica do torresmo, anote:
- As tiras de torresmo precisam estar totalmente frias.
- Então, coloque uma boa quantidade de banha de porco na panela.
- Ligue em fogo médio/alto e deixe derreter.
- Em seguida, quando fumegar é hora de adicionar o torresmo.
- Não coloque muitos pedaços de uma vez, isso baixa a temperatura.
- O tempo de fritura varia, mas é muito rápido para pururucar.
- Por fim, quando o torresmo ficar crocante, dourado e a pele pururuca, está pronto.
Sério mesmo, a fritura é muito rápida porque o torresmo já passou pelos processos necessários e depende apenas do choque da alta temperatura da gordura.
Aliás, retire, escorra bem e aguarde alguns minutos para comer, pois ao perder temperatura ele fica ainda mais quebradiço. Caso tenha se perdido em alguma etapa, confira o vídeo completo:
Torresmo na água é diferente e mais saudável
Quando eu recomendo para alguém o torresmo na água como uma alternativa mais leve, a pessoa arregala os olhos. Afinal, o preparo pode causar estranheza em quem só come torresmo encharcado de boteco, né?
Todavia, o resultado é realmente favorável, a crocância é incrível e o sabor como você nunca experimentou. E o mais bacana, dá para fazer com panceta suína e toucinho de barriga, onde a preferência fica por conta da presença de carne ou não.
O que ainda está esperando para preparar o torresmo mais diferente para acompanhar aquele feijão tropeiro do domingo, hein? Compartilhe as dicas se gostou e até a próxima!